sábado, 23 de abril de 2011

Vasco 1 x 0 Olaria, Semi-finais da Taça Rio

Finais!

Após seis anos sem chegar às finais do carioca o Vasco vai conhecer amanhã seu adversário, porque hoje, não deu para o Olaria, surpresa desse campeonato.

É certo o que Felipe disse após a partida: “Está todo mundo de parabéns, mas deixamos a desejar”. Certo porque o Vasco apresentou um futebol irregular; Mandava na partida por dez minutos, e deixava o Olaria jogar outros dez.

É bem verdade que o time de azul só assustava em chutes de longe, mas também o Vasco não conseguia criar chances claras de gol, pois novamente o adversário se fechou na entrada da área, ficou impossível para Felipe atravessar aquelas bolas que deixava os atacantes na cara do gol. O olaria dava as laterais, mas Allan nada produzia -improvisado ou não, e Ramon idem. Se cruzava muito na área, mas sem endereço.

Diego Souza não jogou nada e não entendi porque não foi ele substituído para a entrada do iluminado Bernardo. Em compensação Fellipe Bastos para mim agarrou a vaga, não só pelo lindo passe no gol do Chico bento, mas pela disposição no desarme e consistência defendendo. Hoje ele não se perdeu atacando e largou o soneca sozinho, o que expôs menos a zaga.

E por falar em zaga, Dedé estava irreconhecível no primeiro tempo! Cruzou três ou quatro bolas na zaga que por pouco não botaram o Olaria na cara de Fernando Prass. Anderson Martins, quem diria, jogou por ele e Dedé.

É isso gente, espero não ter feito feio na postagem, abraços!

-André Brasil

---

Beleza minha gente, deu pro gasto!

Não foi um futebol de primeira mas eliminamos o valente time do Olarialarialaria e metemos uma mão na taça.

Como meu amigo disse, um jogo de altos e baixos: O Vasco de uma maneira geral foi bem melhor, mas sempre perdia o controle após a parada técnica, fruto de uma boa observação de Cleimar Rocha.

Não existisse essa palhaçada retirada do vôlei, o Vasco ganhava de três ou quatro. E paradoxalmente as partidas anteriores, onde se criou dez chances de gol para marcar um, hoje vimos UMA chance clara, justamente no gol do Éder Luís, que gosta de fazer os gols difíceis e perder os fáceis. Que bolão do Fellipe Bastos! Eu manteria ele no time para a final…

Novamente o calcanhar de Aquiles do Vasco foi a avenida deixada por Allan. Mas eu não vou ficar criticando ele não porque de repente o telefone aqui de casa toca e é o Felipe achando ruim comigo.

O engraçado, é que no Vasco o lateral ruim ataca muito, e o lateral bom ataca pouco!

Anderson Martins cresceu muito dentro do time desde sua chegada. Ao meu ver, essas duas partidas contra o Olaria foram as suas melhores com a camisa do Vasco. Já o Mito, inexplicavelmente jogou nervoso, e errou muito, felizmente não levando perigo à meta de Fernando que quando exigido mostrou a segurança que vinha faltando.

Na meiuca Fellipe jogou bem dentro das suas características. Não podemos esperar que ele defenda como um cabeça de área porque ele não é, mas hoje não ocupou a faixa de campo dos meias e largou o Rômulo sozinho, o que já foi um avanço grande. Felipe mostrava habilidade mas não achava os espaços que vinha achando, então ficou parecendo que nada fez, o que não é verdade. Quem não fez nada foi Diego Souza!

Quem criava mesmo era Éder Luís, que pelas pontas infernizava o Olaria. Marcou o gol em bela jogada, e surpreendentemente foi sacado para a entrada de Bernardo em um momento da partida onde Diego Souza nada fazia. O “iluminado” com disse o André, fez o que acostumou fazer no Vasco: Entrou para sacudir o jogo. E sacudiu: arrumou um pênalti que ele mesmo bateu, e perdeu. Ao meu ver nada demais, só perde quem bate, e pela quantidade de penalidades que o Vasco vem arrumando até demorou para se perder o primeiro.

Alecsandro correu correu correu, e… correu, nada mais. Aliás, desde que chegou ele bateu bem dois pênaltis e só. Fez um gol dado de presente pelo Bernardo contra o Bangu, e outro contra o Nautico que quase perde na cara do goleiro, chegando inclusive a chutar nele.

Um banquinho pro Elton tá passando da hora, mas não vai acontecer. Primeiro porque alguém no Vasco não gosta do Elton e segundo porque eu duvido que RG vai mudar o time justamente na final. Aliás, se mudasse a crítica seria outra: Falta de critério.

Só faltam dois jogos gente…

O JOGO

O Olaria surpreendeu o Vasco nos movimentos iniciais da partida, com uma postura mais ofensiva e preenchendo o campo de ataque com boa parte de seus jogadores quando tinha a posse de bola. Essa pressão rendeu ao time uma oportunidade em chute de Felipe de fora da área, mas Fernando Prass segurou firme.

O Vasco demorou um pouco para acertar o posicionamento, mas a partir dos 13 minutos passou a controlar o jogo no meio de campo, principalmente com Felipe. Entretanto, entrar na zaga adversária era difícil. O Olaria mostrou mais uma vez por que teve a melhor defesa na fase de classificação da Taça Rio e não permitiu muitas oportunidades ao adversário.

Na que teve aos 18 minutos, o Vasco balançou a rede. Em vão. Ramon chutou da meia esquerda e encontrou Diego Souza no meio do caminho. O meia ficou com a bola e mandou para o gol, mas estava em posição de impedimento.

Sem conseguir criar oportunidades, o Vasco irritou a sua torcida. Ela, por sua vez, escolheu o meia Allan, mais uma vez improvisado na lateral direita, para vaiar. Em uma dessas ocasiões, Felipe não gostou da manifestação da arquibancada e levantou as mãos pedindo aplausos para o seu companheiro.

As vaias desestabilizaram o time vascaíno por alguns minutos, e o Olaria voltou a gostar do jogo como no início. Com o time para frente de novo, o atacante Felipe aproveitou uma das investidas e, da intermediária, carimbou o travessão de Fernando Prass, aos 35 minutos.

Quando parecia que a situação ficaria mais favorável para o Olaria, o Vasco abriu o placar. Com 37 de jogo, o zagueiro Thiago Eleutério errou um passe na saída de bola e jogou nos pés de Fellipe Bastos. O volante foi esperto e rapidamente fez lançamento na medida para Éder Luís, que invadiu a área, driblou o goleiro Henrique e tocou para o gol vazio.

Nos acréscimos, o Olaria reclamou de dois pênaltis no mesmo lance. Primeiro em um chute de Waldir que bateu no braço de Dedé. O zagueiro, no entanto, estava muito próximo ao lance, e o árbitro Pathrice Maia mandou seguir. O alvianil pegou o rebote, Renan Silva entrou na área e se jogou. Acabou foi recebendo cartão amarelo por simulação.

A etapa final começou em condições inversas à primeira. Foi o Vasco que pressionou desde o início e fez o que não conseguiu nos primeiros 45 minutos: lances pela linha de fundo. Em três jogadas de cruzamento em menos de oito minutos, obrigou o goleiro Henrique a fazer duas defesas em finalizações de Alecsandro e ainda teve uma cabeçada de Dedé por cima do gol.

Mas assim como o Olaria no primeiro tempo, o Trem Bala da Colina pisou um pouco no freio, e o adversário aproveitou para crescer. Felipe e Renan Silva arriscaram chutes de fora da área e deram trabalho a Fernando Prass.

Nesse momento, a torcida do Vasco já gritava por Bernardo. Ricardo Gomes atendeu. Só que tirou o autor do gol, Éder Luís, aos 24, e as vaias e gritos de "burro" se voltaram para o treinador. Na sequência da substituição, Felipe bateu falta pelo Olaria, no lado esquerdo, Alecsandro desviou, a bola foi na direção do gol, e Fernando Prass defendeu no susto.

Para piorar a situação vascaína, o próprio Bernardo sofreu pênalti de Henrique e foi para a cobrança. O chute forte, no entanto, carimbou o travessão. A torcida, dessa vez, apoiou o time.

O técnico Cleimar Rocha ainda tentou mudar o panorama da partida usando as três substituições que tinha direito, mas não deu resultado. O Vasco se segurou bem na defesa e garantiu a vaga na decisão da Taça Rio.

Vasco 1 x 0 Olaria

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 X 0 OLARIA

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Patrice Maia (RJ)
Público/renda: 22.867 pagantes / 28.675 presentes / R$ 647.600,00

Cartões amarelos: Fellipe Bastos, Felipe (VAS); Amarildo, Thiago Eleutério (OLA)

Gol: Eder Luis, 37'/1ºT (1-0)

VASCO: Fernando Prass, Allan (Eduardo Costa - 36'/2ºT), Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Eder Luis (Bernardo - 24'/2ºT) e Alecsandro (Elton - 40'/2ºT). Técnico: Ricardo Gomes.

OLARIA: Henrique, Ivan, Thiago Eleutério, Rafael e Amarildo; David (Renatinho - 31'/2ºT), Danilo (Nicolas - 42'/2ºT), Victor e Renan Silva (Renato Valpaços - 31'/2ºT); Felipe e Waldir. Técnico: Cleimar Rocha

Sem título

9 comentários:

Digo disse...

Aê André, mandou bem! Agora esperar o resultado de bambis X favelados pra saber a final. Que deu tremedeira ontem, isso deu!

Abraços e muito chocolate galera

Fabinho disse...

Ontem não entendi a nossa torcida! É hora de vaiar?

Boa Páscoa

Lima disse...

Vaiar e chamar o técnico de burro (tb achei que ele errou), não é inteligente nesse final de campeonato. A torcida pisou na bola.

Abraços

Manfredi disse...

Depois de anos de fracassos e de uma vergonhosa Taça Guanabara, estamos na tão esperada final! Não é hora para VAIAS! Torcida vascaína, vamos apoiar!

abraços

Ruy disse...

Boa André Brasil!

Não gostei da substituição do Eder Luís, era o homem da criação. Demorou a entrar com o Elton, quando precisávamos segurar a bola lá na frente. Alecsandro e Diego Souza continuam devendo. Essa torcida está nervosa, muito impaciente pro meu gosto.

saudações

Gabriel Gago disse...

Pisada na bola legal!
Eu vivo discordando do RG, mas o fato é que de uma maneira ou outra, normalmente ele está certo.
Não vai ser sempre, e ontem o Éder Luis fez bastante falta.

Mas ao que parece, foi noticiado que o Chico bento está gripado e já era previsto sua saída e nem mesmo assim isso chateou o monsieur RG.

É um gentleman!

Léo disse...

Gabriel:

Faltam 02 ou 03 jogoa? (caso o Vasco ganhe no próximo domingo).

Ouvi falar que o Chico Bento havia pedido para sair, agora todos nós entendemos o RG. Ainda não dá para aguentar o Elton entrando sempre no finalzinho de cada partida, embora, sinceramente, ainda prefira o Alecsandro.

Leio a pouco que o gleirinho do urubú provocou o F.Prass. Ele está se achando. Um golzinho de falta do Bernardo poderá apagar sua empolgação.

Sobre o jogo, deu para perceber 02 coisas importantes: Primeira, o Vasco atacava muito, mas sem objetividade. Tem sido assim, o time entra em campo meio que desligado; segunda:o Olaria errava pouquíssimo. Claro, no único erro do primeiro tempo, o Vasco achou o gol.

Nem vou falar mais, pois nosso Amigão já sintetizou bem. Agora, não seria legal ter um "batedor oficial" de penaltys na equipe? O Bernardo se empolgou. Longe de querer criticá-lo, mesmo porque é um dos nossos melhores (Reserva??)jogadores. Agora, para um clássico, pode ser fatal.

Dependemos muito do Felipe. Esperamos a recuperação do Eder Luis, e tomara que o Diego Souza faça pelo menos uma boa atuação no domingo.

Abraços e boa semana a todos.

Ps: Ninguém mais ouve falar no dentuço, seria o fim de sua carreira??? (rs).

Gabriel Gago disse...

Léo, o correto é 3 ( três) partidas.
Uma final da Taça Rio e caso vença dois jogos pela final do campeonato.

Particularmente, eu não me importo com batedor oficial.
O que eu não quero ver, é um cara que NÃO sabe bater cobrando. No caso, eu acredito que Alecsandro seja o cobrador "oficial", mas o Bernardo cobra melhor que ele e está na reserva. O iluminado entrou, mudou a cara do jogo, sofreu pênalti e, empolgado, quis cobrar. Perdeu, mas só perde quem bate. Se o Alecsandro cobrasse, convertendo ou não, a pergunta seria outra:
Poxa, por que o Bernardo não cobrou?
Eu não vi ele cobrando "mal", ele bateu no alto e no canto, o que é o mais certo, pena que subiu um pouco mais do que devia.
Claro, qualquer pênalti perdido é mal cobrado.

Léo disse...

Gabriel:

Seria bom que nesta fase da Taça Rio, todos os jogadores treinassem cobranças de penaltis. Veja o exemplo do Flu, os zagueiros bateram melhor que os atacantes e as 03 substituições que o técnico fez, visando exatamente as cobranças de penaltis, foram desperdiçadas. O Bernardo bate bem e tem personalidade. Você tem razão, só perde quem bate. O tal R10 não chutou a bola lá na arquibancada?