domingo, 17 de abril de 2011

Vasco 2 x 2 Olaria, 8ª rodada da Taça Rio

Não é a toa que o Olaria desbancou o Botafogo e chego nas semis da Taça Rio: Um time que se não é empolgante, sabe se defender e aproveitar as chances de gol.

Chutou a gol hoje quatro vezes: Uma de longe defendida por Prass, uma que Anderson Martins tirou em cima da linha, e os dois gols.Ao contrário do Vasco, que precisa chegar na cara do gol várias vezes para marcar.

Quando vi a escalação com Leandro e Éder na frente, já sabia que seria esse sufoco, pois se o Vasco com Alecsandro já perde gols, imagine com dois atacantes que não sabem finalizar! Esta partida tinha “Elton” escrita na testa em letras garrafais de neon, piscando, e atirando lasers, mas o monsieur Ricardo Gomes demorou até quase metade da segunda etapa para perceber.

Tanto é verdade, que em um quarto de jogo, Elton levou mais perigo ao gol adversário que os outros jogadores de frente na partida toda. Além disso, escancarou a defesa alvianil que precisava ter dois jogadores marcando-o.

Para uma zaga que joga fechada, praticamente na retranca o tempo todo, a receita foi fácil: defender o gol. só isso, o Olaria não precisou de nenhuma marcação especial ou cobertura para fazer uma blitz que parou o Vasco, foi só fechar a área.

Para variar, o gol não veio no lado direito defendido por Allan, mas adivinhem quem marcava o atacante de azul no segundo gol? o próprio. Hoje, o caminho do gol ( os dois!)  vascaíno foi pela esquerda, de Márcio Careca, lateral que nem reserva do Vasco deveria ser.

De início, o Vasco tomou as rédeas do jogo como era esperado, e encontrou as dificuldades para atacar que mencionei acima, mais a partida apagada do maestro Felipe. O Olaria rezava para achar um golzinho, que veio pelos pés de Waldir em uma jogada aparentemente sem muito perigo, mas que o chute resvalou em Rômulo e contou com uma atuação BIZARRA do goleiro vascaíno.

Aliás, vamos fazer uma observação aqui: Todos sabem minha admiração pelo Prass, mas nesse carioca seu nível está sendo bem abaixo do que nos acostumamos. Até aí é normal, mas hoje Fernando Prass… só podia estar jogando sob o efeito de drogas! Além de ter caído como um saco de batatas e mal esticado o braço no primeiro gol adversário, deixou a bola passar num espaço mínimo que era o único que o atacante podia chutar no segundo, e em mais duas oportunidades saiu inexplicavelmente do gol para fazer merda na grande área e foi driblado em ambas.Uma delas só não resultou em gol porque o Anderson foi preciso no corte em cima da linha de cal.

Mas voltando ao jogo em si; Na verdade o Vasco só foi acordar e jogar um futebol parecido com o que vimos na Quarta após estar perdendo de 2. A entrada de Bernardo, mesmo não fazendo uma excepcional partida foi determinante para a melhora, bem como a de Elton, por razões já explicadas. Aí sim o time que já mostrava melhoras depois de sofrer o segundo gol teve uma posse de bola efetiva no campo adversário e levava perigo.

O primeiro gol veio através de pênalti cavado ( já vou falar mais sobre isso!) por Diego Souza após passe de Éder Luís em grande jogada. Bernardo converteu com precisão.

O segundo, já no apagar das luzes na cabeçada do Rômulo, que vem me surpreendendo, e contando com a falha do doleiro Henrique que até então vinha salvando o time da baixada. Aliás, parece que o Vasco só pega goleiros em grande fase!

Agora falemos da arbitragem: Muito fraca. Felipe Gomes inverteu e ignorou um caminhão de faltas a favor do Olaria, como por exemplo o toque de mão do zagueiro Rafael após jogada sensacional de Éder luís que deixava metade do time adversário no chão e sairia na cara do goleiro. Uma jogada para cartão vermelho que passou batida.

No primeiro tempo, após uma jogada que Allan deu o corpo para o adversário o derrubar e o juiz marcou falta do primeiro, houve um lance em que o jogador do Olaria veio em velocidade, pulou por cima da bola e deu um tronco em Éder Luís a um metro da grande área, e não foi marcado nada.

Embora tenham ocorridas várias outras discrepâncias em sua arbitragem, essas foram as piores. Então marcar aquele pênalti não foi nada fora do padrão deste árbitro: Diego Souza foi o malandro de sempre, e funcionou. Já cansei de ver pênaltis sendo anotados por muito menos que isso, como por exemplo o que o juiz de Flamengo x Macaé apontou para o time da globo hoje. ( Aliás, Ronaldinho desperdiçou a cobrança)

No final das contas, a atuação foi fraca mas deu certo, pois com o empate do urubu e a vitória da unimed, o foguinho ( que se fudeu bonito e ainda por cima saiu no escuro do Estádio Vasco da Gama) deu bye para o carioca, e o Vasco sem querer “empurrou” o tricolor pra cima dos mulambos na semi-final, ficando com o próprio Olaria de adversário.

Condição que aí sim, não tenho dúvidas que ganhará com facilidade.

Saudações…/+/…

O JOGO

Leandro foi mesmo o escolhido do técnico Ricardo Gomes para substituir Alecsandro, pendurado com dois cartões amarelos. O Vasco perdeu a referência na área, mas ganhou em movimentação. Logo nos primeiros minutos a velocidade o toque de bola deram a impressão de que foi a melhor opção. Diego Souza estava mais encostado no ataque e teve boas oportunidades. A primeira surgiu justamente nesta alternância com Leandro. A outra, perto do fim do primeiro tempo, parou nas mãos do goleiro Henrique após chute fraco.

Mas o encanto não durou muito. Assim como no ano passado, quando nenhum camisa 9 típico se firmou na equipe, os velhos problemas apareceram. Apesar da intensa troca de posições na frente, o time fica mais fácil de ser marcado, já que os zagueiros conseguem sair da área e adiantar a pressão. Quando tentava jogadas pelas pontas, não havia ninguém na área para finalizar. O time buscou então alternativas. Uma das surpresas foi o zagueiro Anderson Martins. Foram três investidas no ataque sendo que duas foram muito perigosas.

Mas o Vasco não conseguiu abrir o placar. E do outro lado tinha um Olaria organizado e jogando com disposição incrível buscando a sonhada classificação para as semifinais. Certo na defesa e procurando explorar os contra-ataques, o time representava perigo constante. Até que Waldir recebeu dentro da área e, com um drible de corpo, tirou Anderson Martins da jogada e bateu colocado no canto direito do goleiro Fernando Prass.

No segundo tempo o panorama pouco mudou. A grande diferença foi mesmo o time do Olaria. Os jogadores voltaram dispostos a matar o jogo e garantir a vaga nas semifinais. A cautela em relação ao poderio ofensivo do Vasco diminuiu e o time se lançou ao ataque. O resultado foi o segundo gol logo no início em jogada de Danilo pela direita e conclusão de Felipe, novamente sem chances de defesa para Fernando Prass.

Ciente de que seu time estava criando muito pouco, Ricardo Gomes sacou Leandro e colocou Bernardo em seu lugar. A fase do jovem de 20 anos é tão boa que os animados torcedores presentes no Moacyrzão pediam sua entrada desde o primeiro tempo e vibravam a cada toque que o camisa 31 dava na bola.

Coincidência ou não, o Vasco cresceu após a sua entrada. Sem ter de realizar qualquer tipo de troca, Diego Souza se posicionou bem avançado procurando ser a referência que tanto fez falta ao time na etapa inicial. E logo no primeiro lance, o camisa 10 recebeu de Eder Luis em jogada de velocidade e se jogou. O árbitro marcou pênalti convertido pelo xodó Bernardo. O gol esfriou a empolgação do Olaria e deu mais moral ao Vasco.

Para tentar corrigir o posicionamento, Ricardo Gomes lançou Elton no lugar de Felipe, que esteve sumido. A referência logo fez diferença e em duas oportunidades ele quase marcou, sendo uma delas após bicicleta perfeita. Lances como esse intimidaram o Olaria que passou a querer segurar o resultado. Chance concreta apenas uma, milagrosamente salva por Anderson Martins. Já o Vasco se impôs e, no fim, após tanta insistência, Romulo conseguiu, de cabeça, empatar o jogo premiando a disposição do segundo tempo vascaíno.

FICHA TÉCNICA

OLARIA 2 X 2 VASCO

Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ)
Data: 17 de abril de 2011, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes: Rodrigo Correa e Wendel Gouvea (ambos de RJ)
Cartões amarelos: Danilo, Renatinho e Henrique (Olaria); Felipe e Felippe Bastos (Vasco)
GOLS:
OLARIA: Valdir, aos 17 minutos do primeiro tempo; Felipe, aos quatro minutos do segundo tempo
VASCO: Bernardo, aos 19 minutos do segundo tempo; Rômulo, aos 46 minutos do segundo tempo
OLARIA: Henrique; Ivan, Thiago Eleotério, Rafael e Amarildo; David, Renan (Renatinho), Danilo (César) e Victor; Felipe e Valdir (Boniek). Técnico: Cleimar Rocha
VASCO: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe (Élton) e Diego Souza; Eder Luis (Enrico) e Leandro (Bernardo). Técnico: Ricardo Gomes

Sem título

12 comentários:

Liso disse...

Essas nossas laterais, continuam uma avenida. De bom, só a manutenção da invencibilidade. Elton, era pra ter entrado na volta do vestiário.
Abs

Telmo disse...

Elton deve ser titular! É melhor que Alecssandro e muito melhor que Leandro!

Digo disse...

Maldade aquela bicicleta do Elton não ter entrado.....

Agora é acertar tudo par o próximo jogo contra o Olaria.

Feriadão e decisão...

abs

Zé Julio disse...

Até que achei bom o resultado. Assim o time não entra achando que vai ganhar no próximo jogo que realmente vale... Foi no momento certo... quando podia. Mas o Vasco teve muitas chances perdidas!

Elton mudou o jogo!

Abs

Manfredi disse...

O resultado foi bom. Urubu queria pegar o Olaria, aí veio o dentuço e pimba na arquibancada! Que alegria.

A turma do chôrôrô torcendo por nós, que tristeza! Assim, tudo acabou bem.

Ricardo Gomes, precisa analisar melhor a escalação da turma lá na frente. Muita gente e pouco rendimento.

Abraços

Lair Dias disse...

Iremos pra cima do respeitado Olaria com fome de bola e desejo de decisão!O time está focado e muito aguerrido, nao jogaremos como ontem!
Ricardo Gomes tem diversas opções, só falta saber aproveitá-las.

Uma boa semana Santa a todos! Teremos uma Páscoa Feliz!

Vasco sempre minha paixao!

Saudações

Carla Lia disse...

Indiretamente eliminamos o botafogo e estamos numa semifinal. Precisamos acertar as falhas de ontem e jogarmos no padrão que foi que o jogo contra o ABC.

Espero que mesmo sendo o jogo no feriado da Semana Santa, que a nossa torcida prestigie e compareça ao jogo. Eu, estarei lá de São Lourenço firme com a torcida local.

Abraços

Ruy disse...

Temos a melhor campanha da Taça Rio. Vamos pra final!

Eu ficaria com o Elton no ataque, o banco lhe fez muito bem!
Abraços

Fabinho disse...

Treinar, treinar e treinar! Não podemos perder essa chance. Estamos invictos a 10 jogos e não teremos clássico na semifinal, essa é a real chance.

Ontem, tudo se repetiu: chances desperdiçadas, e falta de atenção lá atrás.Elton custou a entrar, ele deu mais presença na área adversária.

Sds

Carla Lia disse...

Amigos, onde está ABC, entendam por Náutico... rsrsrs

Abs

ary disse...

Vasco Está na Final !!

E concerteza ganha esse turno!

Abraços

Léo disse...

Amigos:

Para o Vasco foi melhor pegar o Olaria mesmo. Seria complicado ter que vencer 02 clássicos, depois, mais 02, para ser campeão. Não se iludam, o Unimed não está morto. Se perder a classificação na Libertadores (quase certa), só restará para eles o Estadual, antes do brasileirão. Imaginem se conseguirem a classificação?? Mesmo porque o urubú até agora foi só festa, futebol mesmo... Pegaram um Vasco irreconhecível no primeiro turno, um Botafogo já morto e o Unimed concentrado somente na Libertadores. O tal do R.Gaúcho até agora foi uma piada. O Roberto Baggio do urubú...

Dito isto, alguém acredita numa derrota contra o Olaria? Humildade é bom, mas convenhamos né, se o Vascão jogar o que tem jogado, não dá prá ninguém mesmo. Eu, particularmente, quero a Copa do Brasil, o resto, se vier, caso vier, é lucro.

Abraços e boa semana a todos.

Ps: Tem coisa que não dá para entender mesmo. Elton no banco e Leandro titular??? Depois quwerem que a gente seja simpático com o R. Gomes.