segunda-feira, 9 de março de 2015

Campeonato carioca 8ª rodada; Vasco 1 x 0 Bonsucesso

Vamos começar pelo óbvio; Não foi pênalti, oras. Não vou aqui ficar defendendo um erro de arbitragem, mas vou lembrar sim, daquele gol mal anulado contra o Barra Mansa. Ou seja; o universo devolveu os dois pontos.





Ademais, alguém vai dizer que o Bonsucesso merecia levar algum ponto desse jogo? Só deu Vasco! Mais de 70% de possde de bola, inúmeras finalizações, algumas bolas na trave... o Bonsucesso não teve sucesso em nenhuma finalização, porque elas não existiram!




Isso, claro, não pode esconder os problemas que persistem: o Vasco continua com muitas dificuldades para furar uma retranca. Quando o adversário quer jogar futebol, o Vasco vai bem, porque é um time bem treinado, com uma defesa que está jogando muito...mas quando encara uma retranca, a coisa dificulta muito!




Não precisa ser um gênio para saber que isso tem dois motivos: Nossos laterais não são bons cruzadores, embora eu ache que estamos razoavelmente bem-servidos. Me parece claro que são dois frutos do tipo de trabalho da categoria de base atual do Brasil; pegam dois garotos que eram originalmente meias ou atacantes, mas que não tem futuro nessa posição, e mandam jogar nas laterais. O resultado são laterais insinuantes, mas que não sabem cruzar, porque jamais aprenderam. Quando deveriam estar treinado posicionamento e cruzamento, coisas que laterais deviam treunar, estavam tentando ser atacantes. Todo mundo quer ser atacante, até descobrir que não tem futuro ali.




Além disso, o que mais pega uma retranca de calças arriadas, é um armador criativo, capaz de enfiar uma bola lançada e deixar o atacante na cara do gol. Bernardo, Marcinho, Montoya...não sabem fazer isso. 




Julio dos Santos sabe, mas está jogando muito atrás, próximo aos volantes. Ainda assim, distribuiu passes, deixou os companheiros em boa posição para marcar (especialmente Marcinho no primeiro tempo) e ditou o jogo do Vasco. É um meia cerebral, mas parece que alguns vascaínos não devem entender isso. Todo armador que vem parar no Vasco e não faz 30 metros em 10 segundos, para a torcida do Vasco não serve. Se o Ganso vier para o Vasco, vão dar um jeito de derrubar o cara.




Para piorar, Rafael Silva não jogou nada, assim como Marcinho. Aí complica! 




Para mim parece claro que o Vasco... precisa de algumas peças. Mas acima de TUDO, um armador, um meia capaz de furar essas defesas, senão o Vasco vai bater recordes de empates (em 0 x 0 ) no brasileirão.


FICHA TÉCNICA
BONSUCESSO 0 x 1 VASCO
Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ) 
Data: 8 de março de 2015, domingo
Hora: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Daniel de Sousa Macedo
Assistentes: Luis Cláudio Regazone e Diogo Carvalho Silva
Renda: R$ 148.570,00
Público: 4.658 pagantes
Cartões amarelos: Preto e Fernando (Bonsucesso); Christiano e Guiñazu (Vasco)

GOL
VASCO:
 Gilberto, aos 48min do segundo tempo
BONSUCESSO: Preto; Ivan, Jadson, Elton e Christiano; Marquinhos, Julinho, Fernando e Guttiner (Miller); Robertinho (Denílson) e Miguel (Edson Pittbull)
Técnico: Marcelo Salles
VASCO: Martín Silva, Madson, Rodrigo, Luan e Christiano; Guiñazu, Serginho (Bernardo), Julio dos Santos e Marcinho (Thalles); Rafael Silva (Montoya) e Gilberto
Técnico: Doriva

Por Gabriel Gago

--/+/--

A palavra do Nildeval:




Em primeiro lugar, somente o Vasco jogou bola nesta tarde de domingo, não vi o Bonsucesso sequer se aproximar do gol vascaíno. Em segundo lugar, assim como deu um desespero total na equipe que transmitiu o jogo (a dona do campeonato), certamente será tema da semana inteira este pênalti inexistente em favor do Vasco. Não é politicamente correto fazer vista grossa porque o Vasco foi beneficiado, mas, se buscarmos histórico recente, vamos concluir que o Vasco certamente foi o time mais roubado no futebol brasileiro. Então, Fica o debate...



O primeiro tempo foi muito fraco, com pouquíssimos lances de perigo, apenas o Gilberto resolveu buscar o gol, mas de maneira atrapalhada, sempre passando longe do gol adversário.



Mas toda emoção estava guardada para a etapa final. Coube justamente ao Gilberto os lances de maior perigo. Do outro lado estava o bom goleiro Preto, que, faltou fazer chover no Engenhão . Por diversas vezes, foi buscar bolas que pareciam ter destino certo. Teve até lance espetacular do Montoya, num lindo voleio (lance raro no futebol), que caprichosamente bateu na trave. Um quase “golaço”.



Ao final, no ultimo lance, o Gilberto acabou merecendo o gol, tantas vezes perdido, mas sempre buscado com persistência. Mais uma vez, ressalte-se que o Vasco vai procurando se firmar. Pelo nível do campeonato, dá para acreditar no titulo, e na sequencia da temporada, com a estreia e posterior entrosamento do Dagoberto, juntamente com umas 02 ou 03 peças que a diretoria anda prometendo, o torcedor apaixonado, aos poucos, vai acreditando numa temporada mais feliz.



Abraços e até quinta-feira.



ps. A derrota do Botafogo deixou o Vasco na liderança.

6 comentários:

Lima disse...

Uma pelada que valeu 3 pts e a liderança, boa.

Caio disse...

E o pênalti no Thalles, eu vi.

Digo disse...

Antes da bola bater na mão o Thalles foi empurrado.

Paulo da Cancela disse...

Era pra ser de 4, esse goleiro cagou muito.

Manfredi disse...

cada jogo é uma historia, levamos mais 3 pontinhos. Acho nossos laterais fracos.

kiko disse...

Gilberto anda precisando acertar o pé, perde gol pacas.
Saravasco