segunda-feira, 30 de março de 2015

Campeonato carioca, 13ª rodada; Vasco 1 x 1 Botafogo

Primeiramente, se vocês estranharam a falta de atualização sobre o jogo contra o Boavista, não é sua mente que vos está enganando, sou eu que não atualizei mesmo.


E como poderia?! Quem é que tem condições de ver um jogo numa quinta-feira às 16h? Quanto mais IR num jogo desses!


Então encarem essa falta de atualização como um pequeno protesto. Não adianta baixar o preço dos ingressos (que é somente uma parte do problema), se continuarem inventando jogos em horários absurdos.


Gente de bem, numa quinta as 16h está TRABALHANDO!



--/+/--



Mas vamos ao que interessa, e falar sobre a pelada de ontem:


Parecia um casado x solteiros. Os dois lados querem vencer... mas não muito. 


O Vasco começou o jogo em alta velocidade, e acabou chegando ao gol num momento que já estava à muitos minutos sem criar nada.


No segundo tempo, o Botafogo veio para cima e conseguiu o empate, e depois disso não houve muita emoção. Parece que os dois queriam ganhar, mas ninguém estava disposto à perder em contrapartida.


E assim viram o flamengo assumir a ponta da tabela, que não serve de bosta nenhuma. Estão totalmente seguros, com dois jogos contra pequenos pela frente.


Quem tem de abrir o olho é o Fluminense, que está atrás do Madureira e ainda tem clássico pela frente!


O Vasco estava desfalcado de seu goleiro titular, Silva, à serviço do Uruguai. Seria apenas mais uma vez que perdemos nosso goleiro e principal nome, se não fosse um clássico. O primeiro clássico de Jordi.


E como não podia deixar de ser, ele sentiu. O gol saiu numa bobeira sua, que se enrolou com o Bill, e deixou uma cabeçada despretensiosa entrar na meta. 

Rodrigo, que depois do jogo reclamou da postura da equipe nos treinamentos, dizendo que começaram a fazer graça, foi o outro culpado, pois estava na marcação e sequer pulou na bola.


Dá para culpar Jordi? Acho que não, pois ele falhou no gol, saiu muito mal em outro lance, mas fez outras boas defesas. O Vasco é que é um time fraco, que deposita no ataque Dagoberto-Gilberto suas esperanças de gol. Enquanto Dagol vai desfalcando o Vasco desde o clássico, e só retorna numa (eventual) final, Giba vai guardando os dele, e esbanjando vontade.
Mas só vontade não basta. O Vasco cria pouco, muito pouco. Passa largos períodos de tempo sem ameaçar a baliza adversária, sem chutar, sem criar chances de gol. 2014 foi assim também, o Vasco tinha uma defesa bem armada mas um ataque que não fazia gols, e foi aquele sufoco.


Além de Dagol e Silva, o Vasco também teve um desfalque de última hora; Bernardo, que na falta de Dagoberto é quem costuma entrar no time (pois Marcinho nem no banco anda ficando!!!) resolveu, na véspera de um clássico, prestigiar o casamento de um amigo.


Pausa para a reflexão; O atleta tem todo o direito de fazer o que bem entender no seu tempo livre, até ir badalar com o Adriano imperador, que não devia ser companhia para NENHUM jogador de futebol minimamente SÉRIO. Não tem direito é de chegar atrasado no treino.
Para quem quer recuperar seu futebol e a confiança da torcida, foi um tiro no pé. E alguém aqui acha que esse atraso foi "por acaso"? Para mim ele entornou o mé e levantou de porre...


Ou seja; O Vasco tem um valdívia! Um cara que sabe jogar, mas não quer porra nenhuma com a hora do Brasil. Felizmente, assim como o Chileno, já não falta muito para o contrato do(s) meia(s) acabar.


Mas por incrível que pareça, Bernardo fez falta! ou seja; quem fez merda foi o Bernardo, mas quem se fudeu foi o Vasco. O bonitão ficou em casa curtindo a família (ou não), enquanto o time que lhe emprega teve de ir à campo com Yago Motoboy (Corre, corre e entrega). A coisa tá tão PRETA pro elenco do Vasco, que no segundo tempo Doriva teve de apelar pro Lorran, que como lateral já fraco, para atuar no meio, porque além de Dagoberto,Marcinho e Bernardo, Montoya estava cumprindo suspensão por uma expulsão idiota contra o Boavista.


Mais uma vez ficou claro como o Doriva não tem banco. Não tem opções. Ele deve olhar para o banco no segundo tempo e pensar: " E agora?". Contra o Flamengo, perdemos o jogo no intervalo, quando Luxemburgo mudou a cara do time com uma substituição, e contra o Botafogo, perdemos o jogo ainda no túnel, quando Yago recebeu a camisa de titular.


O Vasco vai penar, e vai penar MUITO, se não correr atrás de reforços para esse meio campo. E não estou falando de reforços do tipo "Joaozinho do Macaé" (embora às vezes funcione), e sim um nome de peso, alguém que efetivamente CRIE as jogadas. 70% dos nossos gols são de bola parada, e os que vem de bola rolando, dificilmente partem do meio. Ontem veio de um BAITA passe do Mádson, que vem me surpreendendo com a camisa do Vasco, ao contrário de Cristiano, que era quem eu esperava algo e ontem não cruzou uma bola.


O triste é que armador, camisa 10, é um jogador caro. Todo mundo quer, e mal aparece um "Arthur Maia" da vida, todo time cai em cima. Enquanto isso o Vasco é obrigado à pagar para "bruxas" como Sandro Silva e Alessandro (Sim, Alessandro está no Vasco, embora afastado do elenco principal), quando podia gastar esse dinheiro com alguém que viesse à somar, nem que fosse um pouco.


Agora, isso não é desculpa para emprestar o Guilherme Costa, um armador clássico para a Ponte Preta e ficar sem UM meia no banco num clássico. E cadê o Índio?


--
A palavra do Nildeval:


O clássico anterior foi muito mais atraente, apesar da chuva, talvez pela rivalidade das equipes. O de hoje, teve todos os ingredientes de clássico, torcida em bom numero, liderança a ser defendida e jogadores ansiosos por disputarem o primeiro clássico no maracanã. O jogo foi muito disputado, mas com pouca emoção.
O Vasco ainda carece de um camisa 10 que lidere o time em campo. Hoje, o John Kley não se encontrou, o que dificultou bastante o desempenho da equipe. Sobrecarregado, o garoto Yago até tentou algumas jogadas pelo lado esquerdo, já pelo lado direito, o Madson se apresentava bem ao ataque. No geral, a equipe vascaína pecava nos passes errados ou nos cruzamentos que não davam em nada. Sem o Bernardo em campo, as bolas paradas (nossa principal arma até aqui) ficaram comprometidas.


Foi o primeiro clássico do goleiro Jordi e o nervosismo era visível. Fez boas defesas, mas saiu atrapalhado em algumas bolas fáceis e no gol do Botafogo se posicionou mal e a cabeçada do Roger Carvalho, apesar de fraca, acabou entrando chorada. Mas ele não teve culpa no resultado final, que acabou sendo justo.


Com muitas faltas, o jogo começou truncado, sem lances de emoção, o que acabou acontecendo somente aos 25 minutos de jogo, quando o Jobson perdeu um gol incrível de dentro da pequena área. Antes, no mesmo lance, a bola já havia tocado na trave. Mas exatamente quando o Botafogo estava um pouquinho melhor em campo, o Vasco abriu o placar com um passe milimétrico do Madson, que o Gilberto tratou de marcar. Apenas 01 minuto depois, o Yago colocou o mesmo Gilberto de frente para o gol, mas ele desperdiçou o que poderia ser o gol da vitória.


O segundo tempo foi bem melhor que o primeiro com o Botafogo se lançando ao ataque e oferecendo campo para o Vasco. Sem opções no banco de reservas, o Doriva acabou por fazer as 03 substituições mais para segurar o empate do que tentar os 03 pontos que poderiam nos deixar na ponta da tabela. O menguinho agradece...


A classificação parece iminente e poderá vir na próxima rodada diante do Friburguense fora de casa. Com a vitória do Fluminense, o próximo Fla-Flu vai pegar fogo e dependendo do resultado deste jogo, ainda teremos claras chances de chegar em primeiro lugar. Portanto, apesar do Vasco disputar a Copa do Brasil no meio de semana, a atenção vai estar voltada para a penúltima rodada desta fase do Carioca. Aguardemos. Excelente semana.

10 comentários:

Caio disse...

Um clássico que virou pelada

Zé Julio disse...

Uma bola perdida bobamente no meio de campo, deu o contra ataque ao foguinho que acabou no gol deles, lamentável.

Digo disse...

Thakkes tá precisando treinar domínio de bola;

Paiulo da Cancela disse...

Continuamos sendo um time não competitivo, passes errados e falta o tal camisa 10.

Manfredi disse...

Muitos torcedores reclamavam do Douglas, ele está fazendo uma puta falta.

kiko disse...

Só deu Madson.
Saravasco

Gabriel Gago disse...


Foi uma pena a bola que o Julio perdeu, pois acabou no lance do gol.

Mas não é assim sempre?

A bola é a arma, sem ela não se faz gol.

O Thalles parece ter cinco pernas. Está LONGE de ser aquele craque que se esperava que fosse. Improdutivo é a palavra.

Já sobre o Douglas, é como eu dizia aqui ano passado; a torcida do Vasco só dá valor para os guiñazús da vida. Gente que corre como louco, mas criar, faz muito pouco ou quase nada. Um Douglas a menos correndo criava mais chances de gol que 10 Guinazus indo para lá e para cá.

E eu gosto muito do Guinazú, mas acho que precisamos de "Guiñazúses", "Douglases" em doses iguais.

Como diria o ditado; uma partida não se ganha nem com 10 Gattusos, nem com 10 zidanes.

Murilo disse...

Gabriel... acerta o título do post!! Gostei do seu comentário.

Gabriel Gago disse...

Obrigado pelo alerta, Murillo ;)

Lenon disse...

O jogo era nosso, tava molezinha. Demos mole e agora precisamos correr atrás de saldo de gols.
Ganhar esse carioca, seria muito importante para a temporada 2015