segunda-feira, 1 de setembro de 2014

"O dia seguinte"

Vos peço uma licença "poética" para o título do post. O dia "seguinte" seria ontem, 31 e hoje já são 1/9, o que configura quase 48 horas sem um novo comandante.

Rodrigo Caetano afirmou que essa demora não é causada por incompetência, e sim por serem pegos de surpresa com o pedido de demissão de Adilson... o que sinceramente não entendo concordo, já que ele é questionado a bastante tempo. No mínimo, já deveriam saber para quem ligar caso ocorresse o "pior". E garanto que por "pior" ninguém esperava a pior goleada dentro de casa da história - logo na série B, para o Avaí!

Mas, tudo bem, eu aceito que uma diretoria tenha definido seu treinador e confiado-lhe uma tarefa até o fim. Só não concordo que, chegue essa altura de desgaste, sem sequer saber para quem ligar!

Mas, ao que tudo indica, Enderson Moreira é o plano A. Dorival, o plano B. Juninho foi convidado, e como já esperava, recusou. (admiro muito o jogador de futebol e reconheço muitas qualidades no ser humano "Juninho", mas todos sabem que ele não é de por o dele "na reta")

Eu espero sinceramente que, na falta de um Jorge Sampaoli ( HAHAHAHA), seja Enderson o escolhido. Três motivos; 1) Exclui a possibilidade do ultrapassado Joel Santana assumir, 2) É um técnico com experiência e conhecimento da série B e 3) é dentro das possibilidades, o melhor nome. Conseguiu resultados expressivos com aquele fraco time do Goiás em que Walter era a estrela, jogando um futebol ofensivo. E fez um bom trabalho no Grêmio, conseguiu os mesmos 62% de aproveitamento que Adilson tinha, mas na série A e libertadores, não na série B.

Essa é a minha opinião. Dizer que é o técnico dos sonhos, seria uma falácia, mas em terra de cego...

Seja lá quem for o contratado, espero que, para além de dar um padrão, uma cara à esse time, coisa que Adilson não conseguiu em nove meses ( e não sou EU quem está dizendo), consiga estar blindado dos problemas extra-campo com esse caldeirão político, e também motivar esses caras, porque tem partidas em que parece que o Vasco acha que vai ganhar a qualquer momento e joga claramente de salto alto!


Considerações aleatórias:

- O dia amanheceu quente em São Januário. Membros de organizadas, que foram acusadas pelo Adilson de querer dinheiro do treinador, fizeram pressão nos jogadores e foram atendidas por Carlos Gemano, que desse riscado, sabe tudo e mais um pouco.
 Não defendo esses caras. Acho que no mínimo, estar em São Januário numa manhã de segunda, é sinal de que são uns vagabundos, porque se trabalhassem, estariam nos seus empregos, e não em clube de futebol, que afinal, é diversão.
MAS, não é a primeira vez e nem será a última. Muito menos é exclusividade do Vasco da Gama. É uma clara demonstração de com a torcida está de saco cheio de tantos vexames.

- Uns dizem que o grupo derrubou Adilson, outros que o grupo está triste com a saída dele. Ao passar nove meses com uma pessoa, é normal que se criem vínculos afetivos, ainda mais com quem é uma pessoa bacana, como dizem que ele é, mas... "bacana" não ganha jogo de futebol. Eu também tive um gerente na época de Itaú que era a pessoa mais legal do mundo, mas vai ver os resultados dele....

- Dos cinco, dois gols tiveram a colaboração DIRETA da zaga vascaína, que estava totalmente PERDIDA. Como pode isso? nove meses de trabalho, e zaga batendo cabeça?!

- A campanha é pior do que a de 2009. Tal como era na época, o Vasco é o único clube GRANDE na disputa. Só que em 2009, o elenco era formado por jogadores desconhecidos e baratos, muitos deles atuando pela primeira vez num clube grande. O que faltava em talento, sobrava em disposição, e cansei de ver o Vasco ganhando de 1x0 com gol suado de Elton ou do Carlos Alberto, na sua ultima boa temporada. Hoje o elenco é muitas vezes melhor que aquele, e terminamos a primeira metade em quinto, desempenho abaixo de 2009.

- Entendam; O problema do Adilson não é estar o Vasco em quinto hoje. Duas ou três vitórias seguidas nos colocam na ponta da tabela...
... o problema  é que o Vasco joga MUITO MAL! O time não tem corpo, não tem padrão, cada jogo entra com uma escalação diferente, e ele inventava jogador fora de posição como se fosse o Guardiola. Além disso, não consegue extrair futebol de jogadores claramente talentosos como Montoya e Maxi Rodriguez, barrou Edmilson no melhor momento da carreira dele no Vasco (quiçá da vida!), jamais colocou o Jordi para jogar, mesmo com seguidas falhas de Diogo Silva... e claro, ser constantemente envolvido pelo adversário. Esse é o maior problema! Não só o Vasco não consegue vencer, como não convence. vemos times muito inferiores jogando melhor, envolvendo o Vasco, e isso não admito. Ganhar suado, jogar "pro gasto", a gente entende, mas ser seguidamente superado por times fracos e de folha salarial muitas vezes menor que a nossa é sinal de que o problema está no banco de reservas.

- Salário atrasado. Claro que isso influencia, mas temos na série A dois times, Flamengo e Botafogo, sei que vocês já ouviram falar, que estão atrasados também, e ganham seguidamente. O Flamengo estava em ULTIMO e em cinco jogos chegou à nono, com um elenco tão ruim ou pior que o nosso. Acho que pior...O Botafogo, que vive uma crise muito maior que o Vasco, ganhou o clássico com o FLu, ganhou o Santos ontem... e se pegasse o Vasco, ganhava!











4 comentários:

Digo disse...

9 meses e esse merda não deu nenhum padrão de jogo. Foi tarde!

Telmo disse...

Ainda me sinto humilhado!

kiko disse...

É melhor perder hoje do que enfrentar o Cruzeiro e tomar outra goleada.
Saravasco

Manfredi disse...

Manchete da Supervasco: Vasco foi recepcionado por poucos torcedores em Natal. Queriam o quê?