quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Então enfia e roda!

Enderson Moreira estava apalavrado com o Vasco. O clube o esperava em Natal para acompanhar a partida de ontem, mas, de maneira surpreendente, o Santos demitiu Oswaldo de Oliveira e foi atrás dele.

Seu empresário, sendo mercenário profissional, foi ao Vasco e pediu mundos e fundos; salário maior, tempo de contrato maior ( ou seja; multa rescisória maior quando saísse), luvas, o cú da mãe...

E o Vasco, muito acertadamente, recusou entrar em leilão por alguém que ainda tem muito arroz e feijão para comer. Ou seja; mandou-lhe enfiar a proposta do Santos no cú e rodar. ( pelo menos é o que eu diria se fosse o Rodrigo Caetano) Palmas pro Vasco.

Todos tem o direito de buscar a melhor proposta profissional, mas a palavra de um homem não tem valor. Treinar o Vasco da Gama, ao contrário do que a imprensa gosta de dizer, é um PRIVILÉGIO e não um fardo, portanto... tchau e bênção!

O problema é que; Jorge Luiz não passou confiança. Ontem o Vasco de Jorge Luiz foi igual ao do Adílson; burro, sem criatividade, errando passes de dois metros, falhando copiosamente na defesa...

Como o Kléber falou, não adianta vir treinador nenhum, se o que a equipe treina a semana inteira, não for feito. Falta sim comprometimento, ou ao menos, vontade, desejo, TESÃO (falando em português claro) do cara vestir o manto do Vasco e fazer a diferença. Noção de o quê essa camisa significa.

Muitos criticaram o zagueiro Rodrigo por dizer que o goleiro do ABC não merecia a camisa do Vasco.... e eu digo que vão às favas! Não está na hora de bons-moços, troca de camisa, de gentilezas... está na hora de representar a camisa, soltar o verbo e dar esporro mesmo. 

Aliás, por falar em Rodrigo... quem foi que decidiu inverter a posição dele na zaga? Jogando na sobra, foi o melhor jogador do Vasco no primeiro semestre. Agora, inventaram esse horroroso Douglas Silva que falha todo jogo ( e ainda perde gol, como o de ontem) e é lento como um camburão ao lado do Rodrigo, fazendo uma zaga lentíssima, que demora horrores a se recompor e toma bolas enfiadas à torto e à direito!

E o Marlon? a contratação não discuto, que foi o melhor que se podia fazer (terceiro melhor LE) do campeonato de 2013, mas já ficou claro que esse garoto é jogador de time pequeno. Não corresponde com camisas pesadas.

E o Diego Renan? Deus errou com esse rapaz... é um bom lateral esquerdo destro, e um péssimo lateral direito destro...

Dakson seria um craque no ICASA, mas no Vasco...

Douglas quando quer, é um gênio. Num time arrumado pode desequilibrar, mas aqui ele é que fica desequilibrado. Perdeu um pênalti Domingo, e a cabeça ontem.

Kléber, aos 30 anos, está tendo que aprender a jogar de centro-avante,sendo que foi segundo atacante a vida toda.

Thalles aparece em todo lugar QUE NÃO DEVIA, mas não dentro da área....

E o melhor jogador de ontem foi DIGO SILVA!!!!! A quem ponto chegamos?!?!?! A bola que ele pegou com a mão fora da área, mostra que esse garoto não bate bem das ideias, mas um minuto antes, ele salvou o Vasco DUAS vezes em enfiadas de bola nas costas da zaga.

Ou seja; quem for que seja contratado... tem que, primeiro, colocar a cabeça dessa rapaziada no lugar. Identificar quem está de má vontade  fase, e pôr em campo quem queira jogar. Está na hora de ser bem franco, entrar no vestiário e dizer em português claro; Quem está a fim, vem pra esse lado. Quem não está, quem quer o colo da mãe, vai pro outro lado.

E claro; fazer o simples. um grande problema do Adilson era o de inventar. Está na hora de imitar o Flamengo; carregar cada um o seu saquinho de cimento nas costas, fazer o básico ( até porque não há tempo para revolucionar o futebol) e a qualidade do elenco, que é maior do que o dos outros, vai prevalecer. 

Parece que não se entende isso; O Vasco, bem treinado, jogando com gana, não cometendo erros bisonhos, ganha, porque é melhor e pronto. O problema é que perdemos para nós mesmos, todo time sabe que pode pegar o Vasco, fazer uma retranca, e depois de 15 minutos a torcida vai atrapalhar e não ajudar.

Acho que 10 meses é suficiente para se julgar um trabalho, e o do Adílson pecou pela quantidade enorme de empates e falta de evolução, mas espero que o próximo fique até o final e não invente moda. Volto a dizer; Não tenho nada contra o Adilson Batista, todos elogiam muito o homem, mas ás vezes, a "coisa" não anda. A imprensa gosta de criticar a troca de treinador, mas... se trocar de treinador não desse certo, o Flamengo não tinha saído do último para o nono lugar depois que o Luxa assumiu. 

Isso acontece porque os dirigentes do futebol brasileiro não sabem nem mesmo o que querem dos seus treinadores. Todo time precisa de uma "alma", uma característica; jogar no contra-ataque, de maneira ofensiva, na velocidade, posse de bola... e aqui, os dirigentes contratam com UMA missão; vencer. Não importa como. Pode ser 1x0 com gol de coxa na "bacia das almas", dane-se. Ninguém avalia os treinadores com base nas suas características; se o cara gosta de jogador de nome, de atleta da base, jogar o básico, jogar para frente....e para mim, dado o elenco do Vasco, e o que temos que fazer, que é fazer o básico e ficar entre os 4 da série B... Joel dá conta do recado.

Em tempo, os dirigentes também não sabem contratar com lógica. Se eu vou montar uma equipe no 442, preciso de X jogadores de meio campo,sendo Y de armadores e Z de volantes. Se jogarei no 443, essas variáveis mudam. Aqui, chega a pré-temporada, os times se "reforçam" (no sentido figurado) como podem, com o que há disponível, e vamos-que-vamos. Por isso o Vasco tem jogador de mais, e opções de menos, por isso que Adílson raramente repetia o mesmo time.

Não me atrevo à escalar o "Vasco ideal" porque isso não existe. Não adianta cravar o "fulano" na armação , se o "fulano" esta jogando mal. Mas acho que, e primeiro lugar, Maxi Rodriguez não pode ser reserva desse time. Em segundo, Montoya, se jogar, não pode jogar fora de sua posição. Ontem ele foi simplesmente bisonho no lance do primeiro gol do ABC. E em terceiro; time se monta de trás pra frente; se o Vasco parar de tomar gol idiota em falhas de defesa e individuais, no mínimo, vai parar de perder.


Considerações aleatórias;

- Reclamam que o Vasco é um time lento, mas o Barcelona era rápido? Queremos jogar bola, ou correr os 100m rasos? O problema não é o Vasco ser lento, é não saber O QUE FAZER com a bola! O time pode ser lento o quanto quiser, mas se manter a posse de bola e souber aonde a enfiar para criar situações de gol, ganha. Já um time repleto de corredores que não sabem o que fazer...não. É preciso equilíbrio, não precisa abrir mão de Fabrício nem de Guiñazú, muito menos de Douglas que é o único meia cerebral do Vasco, é preciso sim que o time jogue de acordo com o que se tem.

- Nessa hora até o Valdir Bigode 'aceita" ser treinador do Vasco. É um tal de vender o peixe que meu Deus do céu...

- Tratam demissão de técnico como se fosse uma coisa ruim (para eles)... ruim porquê? o que tem de ruim entrar num emprego, faze-lo, não agradar o patrão, ser despedido, receber (ainda que atrasado) a rescisão salarial, e amanhã ou depois acertar com outro time e repetir o processo? tem treinador que já poderia deixar de trabalhar a muito tempo, só recebendo rescisões de times que já deixou a vários anos....

Eu acho que é sim, uma falta de planejamento, trocar de treinador duas, três vezes por ano. Até mesmo uma vez. Se trocou, é porque algo deu errado, e aí todo mundo tem que responder; o treinador, e quem montou o elenco.

- Ambiente político atrapalha o time? Porquê? Candidato à presidência entra em campo? tomamos CINCO do Avaí porque tem meia duzia de candidatos fazendo pressão do lado de fora? Porra, peraí! Eu acredito que não faça bem, até que atrapalhe, mas A ESTE PONTO? Quer dizer; tomamos de cinco, porque o ambiente político é ruim? Pffffff

- Jordi, 21 anos e ZERO partidas no time profissional.... Ou esse cara é MUITO RUIM, ou o trabalho de inserção de jogadores da base no time profissional do Vasco é uma BOSTA. Passou 2013 todo no banco de Michel Alvez, Diogo Silva... quando poderia no mínimo, ter estreado. Pelo menos, emprestado à um time menor e adquirir experiência.

- Me diga aí; você preferia passar do ABC e tomar uma surra do Cruzeiro?

- os "finalistas" da corrida pelo cargo de técnico do Vasco são; Joel e Renight Gaúcho. Sempre a mesma turma!

2 comentários:

Paulo da Cancela disse...

Estamos mais do que arruinados.

Lenon disse...

Ô Dinamite, vai para a casa do oara@&o... larga o vasco e nunca mais apareça.