quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

le Roi

Logo de manhã o burburinho era de que Juninho Pernambucano havia decidido se aposentar. Foi visto na praia, fazendo Stand Up Paddle, que é uma espécie de surf para idiotas, ou sei lá o que é.

Na hora do almoço, nosso presidente que está sempre sabendo legal das coisas desmentiu essa informação, mas seu empresário já havia dado a pista, dizendo que “em breve ele se pronunciaria”.

Agora no inicio da noite, Ercolino de Luca acaba de confirmar o que já sabíamos, enquanto José Fuentes se limita a dizer que a decisão não está tomada e volta a dizer que ele se pronunciará. Uma clara jogada de relações públicas para dar tempo ao cara pensar no que está fazendo.

Mas não se enganem. Juninho vai mesmo parar de jogar.

Não há dúvidas que ele poderia contribuir para uma temporada de sucesso, até porque iremos disputar a série B. Portanto não é esta a dúvida que paira na sua cabeça, e sim a de que se ele tem saco para disputar uma segunda divisão a essa altura da vida, com seus péssimos gramados, viagens longas e todos os problemas que não são exclusividade da série B.

Até o faria, não duvido, se as condições físicas fossem normais. Se ele fosse o fator de desiquilíbrio do time do Vasco, mas se o atleta não tem confiança para isto, se ele não se sente apto a recuperar a melhor forma, quem somos nós para dizer o contrário? quem somos nós para exigir de Juninho que continue sofrendo com dores para o bem do Vasco?

A dívida que ele tinha com o clube está paga. Juninho nos deu muitas alegrias, e com uma carreira impecável voltou para jogar nessa bagunça que é o Vasco. E não é porque ele queria disputar uma Copa do Mundo, recuperar seu futebol ou precisava de dinheiro. Voltou por gratidão. Cometeu o deslize de sair no início de 2013 quando ele só tinha a perder, mas se redimiu ao aceitar voltar para um time muito pior do que o que havia deixado, que acabou inclusive rebaixado. Nada que manche seu currículo.

Eu não acho que rebaixamento mancha carreira de ídolos. Pelo contrário, assim como foi com Edmundo, Pedrinho e Odvan ( embora este esporadicamente tente voltar a jogar) em 2008, eu fico ainda mais grato por eles aceitarem este calvário, um sinal de amor pelo clube.

Portanto, obrigado Juninho. Muito obrigado por tudo. Assim como com outros ídolos, minha única mágoa consigo foi a de não te ver por mais tempo, de preferência por toda carreira, no Vasco. Torço para que sua transição da vida de jogador para o que é que vem a seguir, seja tranquila. É um daqueles casos onde ele pode escolher o que fazer, porque é um camarada que entende de futebol, tem visão, sabe dialogar e se fazer entender sem recorrer a gírias e palavrões ( não que tenha algum problema com gírias e palavrões, porra), e o principal; tem moral.

Agora curta bastante amigo!

juninhopernabucano_wallacebarbosa_agnews[1]

2 comentários:

Digo disse...

Valeu reizinho.....Nunca será esquecido!

kiko disse...

Obrigado, REIZINHO!