sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Carioca 2014, segunda rodada; Vasco 1 x 1 Macaé

Mais um empate, e a paciência da torcida parece estar no limite.

Eu compreendo; em ano de copa do mundo, vamos disputar a série B. Sofremos todo 2013 com um time ridículo e sem sangue, e em 2014 vimos dois grandes jogadores chegarem que ainda não jogaram, e meio time se ir em bora, inclusive Fágner.

Mas não dá para dar crédito a falta de vitórias por enquanto, por um motivo claro que é a falta de condições físicas destes jogadores que nem mesmo um mês de férias tiveram. Todos os anos se fala isso, e em 2014 é ainda pior, a preparação foi ainda mais comprometida, o Vasco treinou apenas uma semana antes da estréia e reformulando a equipe quase toda, não se pode esperar que a esta altura tivéssemos um esboço de time. Portanto, calma!

Porém, isso não é desculpa para a nítida falta de qualidade de nosso futebol. Contra o Macaé as laterais foram avenidas, Marlon e André Rocha passaram 90 minutos sendo superados sem dificuldades, e Guiñazú, que parecia um limpador de pára-brisas (indo de um lado pro outro) teve uma noite de peladeiro, errando tudo que fazia. Aliás, esse André Rocha não precisa nem de mais tempo, é nítido que esse cara não joga absolutamente nada, e Marlon está começando muito mal, após um ano bom no Criciúma onde foi considerado o terceiro melhor na sua posição. Volto a lembrar; O Vasco dispensou os serviços de Fágner e está com Nei encostado, para deixar este André Rocha jogar, e nem reserva ele tem.

A zaga está mal posicionada, toda bola que cruza nossa área é um sufoco, e o gol nem se fala. Diogo Silva até fez um bom jogo na estréia, mas não passa qualquer segurança e tem grande parcela de culpa no rebaixamento. Falando português claro; a torcida detesta ele, e é um erro da diretoria tentar manter esse jogador, porque apoio da arquibancada ele não vai ter. No mínimo, deveriam estar dando chances a Jordi e preservando Diogo, dando alguns meses de afastamento entre ele e torcida. Diga-se de passagem, a fofoca que corre é que Diogo Silva é flamenguista doente e no bairro onde mora é comum vê-lo de vermelho e preto. Mais um defeito à sua extensa lista de defeitos.

No meio, não dá para esperar criação com três volantes. Sim, porque Guiñazú, Fellipe Bastos o são e Pedro Ken também. Se alguém disse para o japonês que ele é meia, contou uma anedota, porque eu só vi ele jogar bem no Vasco atuando como volante, muito bem aliás.

Enquanto Bernardo jogou, procurou o gol. Numa cabeçada quase marcou o gol, coisa que os três “atacantes” não fizeram. Ou seja, para mim parece que, aos olhos do técnico, Montoya não é meia, mas Pedro Ken é… não é não Adilson. E se Bernardo não joga e Montoya não é meia, quem vai criar pelo Vasco?? É preciso investir na vinda de um armador para o Vasco, mas um armador de verdade, alguém que saiba onde enfiar a bola, saiba cadenciar o jogo, enfim, um playmaker. Não há esse tipo de jogador no Vasco, e não é bom contar com Juninho na atual conjectura. Portanto quando eu vejo o Dinamite dizer que vai atrás de um atacante, me dá voltas no estômago. Thalles e Edmilson está mais do que bom para jogar uma série B, o que o Vasco precisa é de alguém que faça o jogo acontecer.

Então, esperemos. Esperemos que Adilson pare de sacanagem e escale esse time direito, que a preparação física ponha essa turma em condições, que Silva seja regularizado ( e Aranda também embora este esteja contundido) e que estas duas contratações que o Ricardo gomes está tentado antes de deixar o clube ( no que lhe desejo toda a sorte do mundo) sejam de um meia e um lateral decente.

 

A palavra do Nildeval:

 

Mais um empate, mais uma partida sem graça. Por enquanto, apenas uma certeza, o ano promete...

Para os especialistas, para não se cometer erros, é preciso analisar uma equipe somente após uns 05 jogos. Então, ainda teremos mais 03 para só  então “descer a lenha” nos nossos atletas. Mais uma vez, porém, a equipe saiu vaiada de campo.

Difícil dizer se pelo pouco interesse no campeonato ou mesmo pela qualidade técnica de nosso elenco. Fica aqui (sempre) nossa grandiosa torcida para que a temporada seja pelo menos razoável, o que não é pedir muito.

Hoje, o time teve dificuldades de buscar o empate. Levou o gol logo aos 19 minutos, numa arrancada fulminante do atacante adversário, que deixou o Guiñazú a ver navios. Ao lançar a bola na área vascaína, o centroavante, sozinho e bem colocado, só  teve o trabalho de empurrar para as redes.

Nossa defesa continua horrível, desde o goleiro, todos os zagueiros, alas, não podem ver uma bola na área que se apavoram. Seu Adilson terá muito trabalho pela frente.

O empate vascaíno veio num lance do desengonçado Barbio, que, a meu ver, será aquele jogador para compor elenco, bem, assim espero.

O segundo tempo foi de dar dó , uma verdadeira pelada em que parecia um mero cumprimento de tabela. Nosso Vasco precisa muito de valores individuais, principalmente de um ou dois jogadores (pelo menos), que façam a diferença. Bernardo, em forma, pode ser um deles, mas ainda é pouco.  Imaginem se não tivermos isso diante dos clássicos???

Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário: