segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Carioca 2014, terceira rodada: Vasco 6 x 0 Friburguense

Ok, foi uma puta vitória. Elevou a moral do time, e dos torcedores, que precisavam bater em alguém para variar.

Mas sejamos razoáveis. Na rodada passada estávamos reclamando da falta de qualidade e de condicionamento do time, e não é que ambas as coisas tenham se resolvido num intervalo de poucos dias. É que bastou o Vasco pegar um time com condicionamento físico mais próximo do nosso ( com aquela zaga quarentona) e jogar um futebol um pouco melhor, que a vitória saiu. E depois de estar vencendo por 2-0, toda aquela pressão, aquela vontade de aparecer diante da torcida, empurrou os jogadores, que nitidamente tiraram um peso das costas.

E se a vitória não servirá para colocar o Vasco num panteão, ao menos duas coisas devem ficar claras:

A primeira é que bastou colocar um goleiro de verdade para não sofrermos gol. Martin estreou de forma tranquila e fez três grandes defesas. A última delas com um sangue frio impressionante, quando o atacante adversário tentou encobri-lo. Isto passa tranqüilidade para o resto do time, sem falar de que não ha mais vaias da arquibancada toda vez que a pelota chega no arqueiro.

A segunda, é que Adilson Batista tem uma dificuldade em enxergar uma coisa óbvia, que é a de que o Montoya pode até não ser um armador, no sentido de criar jogadas para seus companheiros. Mas tampouco é atacante de lado de campo! Montoya deve jogar na frente da área, onde bagunçou o adversário ontem, onde possa dominar e partir para cima e sair na cara do gol.

E para completar: Wilian Barbio até agora não havia jogado bem. Ontem se redimiu, mas precisa aprender a tocar a bola para o colega ao invés de tentar aquele drible a mais, porque afinal de contas não é o Messi. E se ele gastasse suas energias se deslocando verticalmente para o outro lado do ataque e criando opções, seria muito mais efetivo do que dando aqueles piques de 50 metros atrás do atacante adversário.

 

A palavra do Nildeval:

Já tiveram oportunidade de ver uma manada de leões perseguirem sua presa, e após varias tentativas frustradas, finalmente terem êxito? Se a presa for grande, um felino faminto é capaz de comer  de 30 a 35 quilos de carne de uma só vez,  tirando a barriga da miséria. Assim foi nosso Vascão na noite de hoje. Arrasou...

Óbvio que o adversário não era lá o ideal para se fazer parâmetros. Amigos, para o Vasco atual, este jogo tem sim, que ser muito valorizado. Ainda é cedo, mas, esta vitória ampla parece ser um divisor de águas.

Contendo o entusiasmo, deu para perceber que nosso técnico errou muito nos 07 jogos em que dirigiu o time no brasileirão, não podendo nunca pesar somente sobre ele toda responsabilidade pelo nosso insucesso, mas, por exemplo, como abrir mão do Montoya em detrimento dos “Wendels” da vida???

Jogando com 04 estrangeiros e promovendo a estréia de 02 deles, o Vasco foi muito bem no jogo de hoje, não só pelo placar elástico, como também pela postura em campo, alias, teve gol de tudo quanto é jeito, inclusive, 02 zagueiros, sendo um deles de placa.

Nos primeiros 20 minutos de jogo, não aconteceu absolutamente nada e a melhor oportunidade acabou sendo do Friburguense. Porém, o menino Montoya resolveu jogar bola, chamou o jogo para si, desequilibrou. A jogada do primeiro gol foi espetacular, coisa que não víamos há muito tempo no Vasco. Saiu driblando todo mundo até  sofrer a penalidade máxima.

Ouço muito dizer que os jogadores vascaínos treinam penais, alguns com excelente aproveitamento. Hoje, mais uma vez, o Edmilson (assim como o Felipe Bastos), foi displicente ao cobrar o pênalti. Por sorte, quem fez a jogada que originou a falta, acabou pegando o rebote e marcando.

A porteira estava aberta e o Edmilson marcaria o segundo, após (finalmente) um cruzamento certeiro do lateral André Rocha, já no finalzinho da primeira etapa.

O jogo estava fácil, tanto que antes mesmo dos 20 minutos da etapa final, o Vasco já havia marcado cinco gols, até o Barbio marcou o dele. Houve ainda bola na trave do Bernardo e o gol mais bonito estava para acontecer. Um lindo voleio do Rafael Vaz.

Se antes estávamos lá em baixo na tabela, agora, vamos com moral pra cima do Audax e principalmente pra cima do time reserva do Botafogo. Liderança a vista? Esperar pra ver.

Abraços e excelente semana.

Ps. Finalmente temos goleiro?

5 comentários:

Manfredi disse...

E não é que na nossa vitoriosa campanha para o rebaixamento o MONTOYA era banco??? Piada, né?

Digo disse...

Gostei do desempenho Montoya e Edmilson. agora, esse Friburguense não existe.

Lenon disse...

É para comemorar, pois não víamos uma vitoria assim ha muito tempo, só não podemos é achar que está tudo bem e rolar a famosa acomodação. Montoya neles.

Murilo disse...

Quando o GUIÑAZU recuperar sua forma, acho que teremos uma sensível melhora

Zé Julio disse...

Que beleza, agora temos goleiro!!!!!