quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Brasileirão, 20a rodada. Vasco 0 x 2 Portuguesa

 

Pois é amigos. Toda esperança que tinha de o Vasco fazer alguma coisa mais do que fugir do rebaixamento acabou ontem, em uma exibição ridícula, onde o Vasco foi posto na roda pela “poderosa” Portuguesa.

Também pudera, um time que entra em campo com Nei com a faixa de capitão, não pode ser chamado de sério. E o Vasco não se comportou como um time sério nem um minuto dos 90 disputados. Erros básicos de passe, lançamentos e cruzamentos sem nenhuma precisão. Eu nunca vi um time de futebol profissional errar tantos passes. Precisar que o zagueiro de área invente uma dúzia de lançamentos (pela lateral) pois o meio campo não se apresentava em condições de receber o passe. Levar um lançamento atrás de outro em sua área, porque os laterais avançam e não tem cobertura do meio.

Eu não vejo como uma equipe pode jogar com dois laterais ofensivos, e apenas um cabeça de área. Sim, porque Wendel e Felipe Soutto não o são. Ele ACHAM que jogam bola, mas não fazem o básico de defesa. Uma equipe com três jogadores defensivos para encarar a coitada da Portuguesa! E mesmo assim foi lançamento atrás de lançamento na área vascaína! Basta ver que ambos os gols da Portuguesa nasceram de enfiadas de bola através da lateral que não encontraram um vascaíno em seu caminho. Também não dá para entender como TODO time consegue adiantar a marcação e pressionar o Vasco na defesa, e nós não.

Com a degola chegando cada vez mais perto, está na hora de fazer o básico; um lateral avançar por vez, dois cabeças de área (de verdade), e alguém jogando perto do nosso único atacante.

E está na hora dos jogadores colocarem um pouco mais de empenho em campo. Sujar a porra do calção de grama e suar a camisa. Não me venham com esse papo de salários atrasados. Olhem o Botafogo…

A palavra do Nildeval:

Foi-se o tempo em que perder da Portuguesa era considerado uma tremenda zebra. Um tabu de 300 anos foi quebrado nesta noite. Não sou e nem quero ser técnico, mas, escalar 03 volantes para enfrentar um adversário que se encontrava na zona da degola foi no mínimo estranho.

Não da mesmo para confiar no time do Vasco. Enfrentando um adversário fraco, atuando fora de casa (onde costuma jogar bem), com torcida dividida, mesmo assim, tivemos uma atuação medonha. Não vamos criticar este ou aquele jogador, somente vamos lembrar que estamos mesmo na contagem regressiva pelas 07 vitorias.

O jogo começou quente para a Lusa, que partiu pra cima e poderia ter aberto o placar no primeiro lance do jogo, num penal cometido pelo Jomar que a arbitragem mandou seguir. Seria o milésimo gol relâmpago que nossa defesa levaria...

A Portuguesa merecidamente chegou ao primeiro gol aos 12 minutos de partida, numa jogada individual em que o atacante driblou facilmente o ineficiente Ney, depois o Willie e cruzou para o Correia marcar livre sem chances para o Diogo.

Ao marcar o gol, a Lusa recuou demasiadamente, dando campo para o Vasco, que criou 03 grandes chances de marcar, duas com o André (como perde gols) e uma com o Marlone. Aquele velho ditado “quem não faz”...

O Vasco voltou para a segunda etapa buscando o gol e poderia ter marcado logo no inicio num escanteio do Juninho em que o Ney quase acerta a cabeça. Em seguida o Andre perdeu incrivelmente outro gol de dentro da pequena área. Não era mesmo sua noite...

Para matar o jogo, nossa defesa errava muito ao deixar o atacante Diogo deitar e rolar nas costas, principalmente do Yotún. Num desses lances a Lusa chegou ao seu segundo gol, após o centroavante ficar livre na pequena área e não desperdiçar. Nosso goleiro não teve a mínima chance.

O Vasco ainda tentou em 02 ou 03 lances e quase conseguiu, não por méritos, mas pela falha do goleiro adversário que quase engole um frango histórico. Uma noite (mais uma) para ser esquecida.

O discurso antes da partida era o de que o Vasco poderia aproveitar a sequência para melhorar sua situação no campeonato. Ao final da partida, o que podemos extrair é que o Vasco, antes considerado favorito diante do São Paulo em São Januário, já não deve mais meter medo.

Abraços.

Ps. O torcedor mata, fica preso, briga, o Vasco é punido. Viva o Brasil.

12 comentários:

Digo disse...

JOGO TRISTE DE SE VER!

Liso disse...

Não entendi a postura covarde do Dorival contra os péssimos patrícios.

Zé Julio disse...

Não temos qualidade nos passes, não temos jogadas ensaiadas e nenhum técnico fará milagre com esse elenco.

Manfredi disse...

Alerta ligado, a favelada já nos passou e estamos apenas com 2 pontos de vantagem da turma da degola.

Carla Lia disse...

Que desânimo com esse time. Teremos muita luta para evitarmos o rebaixamento.
Sds

Vascocellos disse...

Vergonha, perder para um timeco da zona de rebaixamento e muito desfalcado é triste. Está dando raiva ver o Vasco jogar.

Paulo da Cancela disse...

Muito indignado. perdemos para um timeco que levou 7 da Comercial de Ribeirão Preto que é da segunda divisão paulista. Estamos indo para a Z4.

Lenon disse...

Entrar com três volantes contra a Portuguesa. só pode ser sacanagem!

kiko disse...

Iremos pagar caro no final do ano por causa da omissão do Roberto. Urubu,Galo e as tricoletes do Rio e Sampa, não irão cair, então!!!????

saravasco

Telmo disse...

Dorival está no caminho do Autuori, vai sambar e nenhum outro técnico irá dar jeito nesses pernas de pau.

Lair Dias disse...

Muito preocupante mesmo. Agora pegaremos o tricolor paulista animado com a presença do competente Muricy.

Caio disse...

Missão cumprida, Dinamite. Nesse momento.entre os cariocas, somos o último.