segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Brasileirão, 19a rodada. Vasco 0 x 0 Atlético-PR

 

Ficamos devendo em casa, ainda que se tenha que dar valor ao mérito do oponente. Também se deve levar em conta a maratona de jogos que os times, não só o Vasco, são submetidos.

Só que o Dorival, ao fazer essas considerações após as partidas, corre o risco de ficar tachado como um chato de galocha.

A palavra do Nildeval:

O Vasco jogou melhor e mereceu ganhar o jogo, sobretudo no primeiro tempo, em que criou várias oportunidades, e buscou o gol durante os 45 minutos. Mas futebol é bola na rede.

Novamente nossa defesa bateu cabeça logo no início do jogo e quase toma outro gol relâmpago. O Baiano, após 02 anos inativo (eu nem sabia que ele estava no Vasco), protagonizou um lance bizarro. Diga-se de passagem, também, foi praticamente seu único erro.

Mas o Vasco logo se acertou e criou muitas chances. Primeiro, com Marlone, em ótima defesa do goleiro, depois, o Juninho fez uma linda jogada e errou o chute na finalização. Mas, nossas melhores jogadas vinham mesmo pela esquerda com o Marlone. Numa delas, o Vasco teve a bola do jogo, com André, desperdiçando praticamente dentro do gol. A noite prometia.

Do outro lado, estava uma boa equipe, comandada pelo velho e calejado (mas craque) Paulo Baier, que briga pela parte de cima da tabela, criou algumas chances na primeira etapa, e durante o jogo, não abdicou de buscar o ataque. O Vasco era superior, porém, a velha sina de não vencer em casa continua. Lá se vão 03 partidas sem vitória atuando em São Januário.

O Vasco voltou para o segundo tempo sem Pedro Ken. Creio eu que já passou da hora do Dorival dar uma chance ao Montoya como titular. Coloca-lo faltando alguns minutos para o encerramento, fica cada vez mais difícil acreditar que o garoto sabe jogar bola. Insistir com o Pedro Ken não adianta. O banco para ele, no momento, vai ser melhor.

Se o jogo foi elétrico na primeira etapa, não teve o mesmo brilho na segunda, com os 02 times se cansando. Desta feita, o Dakson não rendeu bem, como no jogo anterior, e o Juninho, não pode ficar os 90 minutos em campo, para ele, é quase impossível.

Outro fato que chamou a atenção foi o número de escanteios a favor da Vasco, além das bolas aéreas. Na maioria, ou passavam longe, ou os zagueiros tiravam. Está aí o tipo de jogada que precisa muito ser trabalhada. Na época do Dedé, por exemplo, ele costumava acertar várias cabeçadas.

Se o Vasco teve a bola do jogo na primeira etapa, o Atlético teve na segunda, e poderia ter “matado” o jogo aos 42 minutos, no único erro da nossa defesa na segunda etapa (tanto o Cris e principalmente o Jomar foram seguros), por sorte, o atacante acabou chutando para fora. O Montoya e o Tenório nem viram a cor da bola, entraram tarde em campo.

Chegamos à metade do campeonato e estamos em décimo lugar, com apenas 24 pontos, numa campanha medíocre. Convenhamos, com 16 pontos do líder e 10 do primeiro a se classificar para a Libertadores, fica cada dia mais difícil acreditar que o Vasco conseguirá ir mais longe. Para mim, começa a contagem regressiva de 07 vitórias que espantarão de vez o fantasma do rebaixamento.

Abraços e uma excelente semana a todos.

8 comentários:

Liso disse...

E o Pedro Ken, tá difícil de aturar.

Vascocellos disse...

Até que para as nossas reais limitações, o nosso futebol melhorou um pouco, vi muita disposição no time.

Digo disse...

caracas, como o André me perde um gol daqueles. Bye Bye Autuori.

Ruy disse...

É verdade, um escanteio atrás do outro e nenhuma jogada ensaiada. O Tenório é outro que não está jogando nada.

Zé Julio disse...

O Dorival insiste no Pedro Ken, estamos perdendo 45 min de cada jogo. Não entendo essa postura dele. Juninho, nosso reizinho, já não está aguentando essa sequencia de jogos.

Lenon disse...

São Januário já não impõe respeito a nenhum adversário. Jomar é o nosso melhor zagueiro, só segura rabudas do Cris Credo.

Paiulo da Cancela disse...

Dorival precisa utilizar mais o Montoya, ele está precisando pegar ritmo, ficou muito tempo parado.

Ruy disse...

E as CNDs, nada!?