sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Brasileirão, 18a rodada. Vasco 3 x0 0 Náutico

 

Poucas vezes eu vi uma expressão se cair tão bem a uma situação, quanto “bater em bêbado”, sobre o jogo de ontem entre Vasco e Náutico.

O adversário é ridiculamente fraco. O Náutico faz a pior campanha da história dos pontos corridos, tem um dos piores ataques, e para piorar a situação, jogou três partidas nos últimos seis dias.

Como não ganhar deste time?

Então foi isso que o Vasco fez, mas sem antes passar sufoco no primeiro tempo, após 10 minutos de bom futebol e pressão, o Náutico descobriu que as laterais vascaínas não são ocupadas após a subida dos laterais, e por aí veio uma sucessão de lançamentos e cruzamentos em nossa área, inclusive com uma bola na trave.

Sem muita emoção, o primeiro tempo, que não teve Juninho, acabou.

Na volta do intervalo, o Vasco voltou com Juninho e Dakson nos lugares dos incolores, inodoros e insípidos Wendel e Pedro Ken. O primeiro é um porto-seguro que faz o time do Vasco pensar como uma equipe, e não um grupo de macacos amestrados. O segundo, em 45 minutos, fez duas assistências para gol com primazia. Jogador nada espetacular, mas completamente objetivo e mais técnico do que Pedro Ken jamais sonhou em ser.

O que me faz pensar: O que Wendel e Pedro Ken tem de especial que os garante vaga no time em todos os jogos?

E o que dizer de Willie e Marlone? o primeiro é o atacante que o Vasco não tem a muito tempo, não canso de dizer. Se continuar nessa curva de crescimento, será o novo ídolo vascaíno. Quem dá aquele totó por cima do goleiro, tem que saber jogar bola. A l[a Romário!

E Marlone, parece que finalmente desabrochou para o futebol. Dois gols numa mesma partida. Aquele mesmo rapaz que chegava na cara do gol e tremia na base… que crescimento.

Mas, pelos motivos que iniciei este tópico, não vamos colocar a carroça na frente dos cavalos. O próximo jogo é contra o recém-promovido e em boa fase, atlético-PR. Esta vitória foi importante, mas não será nada sem uma sequência de bons resultados.

 

A palavra do Nildeval:

Os 03 pontos eram esperados, inadmissível um outro resultado que não fosse a vitória. Aliás, ao pegar uma equipe como essa, a obrigação é vencer de goleada.

Talvez prevendo um jogo fácil, pelas circunstâncias, o Vasco jogou a primeira etapa de maneira sonolenta, e só concluiu de verdade a primeira bola ao gol, aos 23 minutos de jogo. Nossa dependência do Juninho ficou ainda mais exposta, mesmo contra uma equipe fraca.

Mas, vamos dar um desconto, afinal, o que conta mesmo são os 03 pontos. Hoje, subimos 05 posições na tabela, garantindo nossa tranquilidade momentânea.

O Náutico até tentou concluir algumas jogadas. Chegou com perigo umas 02 vezes ao ataque a teve uma bela bola que tocou no travessão do Diogo. Todavia, bastou a volta do intervalo para ver a limitação da equipe pernambucana.

Ver um clube tão tradicional do futebol brasileiro totalmente entregue chega a dar pena. Incrível, o Náutico praticamente não esboçou qualquer reação, somente assistiu o Vasco jogar.

Com Juninho e Dakson em campo, o Vasco chegou ao primeiro gol logo na volta do intervalo num belo passe do Dakson para o Willie que empurrou para as redes. O Willie já havia arrebentado contra o Cruzeiro, fazendo 02 gols (um de placa) e vai confirmando sua posição de titular.

Aos 06 minutos o Vasco chegava ao segundo gol com Marlone, outro que vem se firmando cada vez mais e mereceu (e como) o seu golzinho. Com 02 gols de vantagem, o Náutico desabou e o Vasco poderia ter aplicado uma goleada histórica.

Num jogo como esse, dá para o André garantir a artilharia. Repito, não podemos criticar nossos atletas, afinal, foi apenas um treino de luxo. Já imaginaram como será o jogo da volta? O terceiro e ultimo gol do Vasco foi merecido,mais uma vez o garoto Marlone deixou seu cartão de visita.

Outrossim, próxima rodada, Atlético Paranaense em São Januário. Teste de fogo. Com o time que terminou o jogo, acredito que o Vasco deve confirmar mais uma vitória. Ter cuidado é fundamental. Incrivelmente, o o Atlético vem ganhando forças, subiu de produção e briga pela parte de cima. Outra coisa, o Vasco costuma vacilar em casa. Cuidado...

Abraços.

ps. E o Paulo Autuori hein? Seu calvário parece não ter fim...

10 comentários:

Lenon disse...

Assustador o nosso 1o tempo. Juninho entra e o time volta a ser Vasco.

Lair Dias disse...

Não sou te perseguir jogadores, mas uma coisa é certa:Pedro Ken e Wndel precisam de um tempo no banco, a fase de ambos é péssima.

Ruy disse...

Foi um bom 2o tempo. O Náutico além de ser um péssimo time, morreu completamente e se arrastavam em campo.

Murilo disse...

Sobre a zaga, nosso maior problema hoje em dia: Jomar, mais uma vez provou que tem que ser titular e o Cris até que jogou razoavelmente bem, mas não dá para avaliar porque o ataque do Náutico é muito fraco.

Paulo da Cancela disse...

Fizemos nossa obrigação que foi ganhar do lanterna. O Dorival precisa ter mais pulso e escalar o time certo e deixar as imposições de empresários de lado, nada justifica a escalação do Pedro Ken! Amanhã teremos uma parada dura, pois ninguém mais respeita o nosso caldeirão, então.....

Liso disse...

Caracas, em menos de 10 minutos o Dakson fez mais do que o Ken em todos os jogos. E a punição do Vasco e as cnds, o que essa diretoria de merda fala para a nossa torcida? Nada!

Zé Julio disse...

Amigos, se o Dorival ficar insistindo nessas escalações absurdas no 1o tempo, teremos um returno com fortes emoções. Amanhã, em casa, teremos um jogo decisivo.

Caio disse...

Perfeito "batemos em bêbado"! Quero ver amanhã!

kiko disse...

Precisamos de algumas vitórias consecutivas, só assim iremos engrenar.

saravasco

Manfredi disse...

O que deu no André? Estava totalmente desligado do jogo.