domingo, 28 de julho de 2013

Brasileirão, 9a rodada. Vasco 3 x 2 Criciúma

 

Carlos Tenório deixou escapar, e os tricolores ficaram enfezados com sua declaração, de que o Vasco sabia que iria encontrar um adversário mais difícil que o Fluminense na noite de ontem.

Não se trata de desqualificar o elenco tricolor, ou diminuir o adversário. Embora eles não mereçam mais do que desprezo de nós.

Se trata de falar a verdade; O Criciúma, diferente do adversário passado, viria ao Rio jogar na retranca e um empate já seria uma conquista para eles. Acho que é nesse ponto que se esperava dificuldade.

Não tardou para o Rei inaugurar o marcador, em cobrança venenosa de falta que contou com a falha do arqueiro catarinense. ( 2 x 1 Vasco no quesito “falha do goleiro” De fato, até meia-hora de jogo, o Vasco mandou na partida.

É que a partir daí, assim como foi na rodada anterior, deu um apagão no time, que deixou um adversário em desvantagem (neste caso, técnica) crescer na partida.

Se chegou ao ponto de o Criciúma se ver na cara de Diogo Silva, através do atacante Cassiano, e perder gol fácil!

O intervalo chegou “na hora certa”. Na volta, Rafael Vaz, novo tesouro cruzmaltino, cobrou falta com maestria para abrir o segundo no placar.

E, novamente o Vasco apagou. Deixou o Criciúma empatar, inclusive, com duas falhas bisonhas de nosso goleiro.

Esse time catarinense não é bobo, não. É mais um exemplo de time limitado tecnicamente, mas bem postado, bem treinado, e principalmente, ousado.

Com um placar adverso, e um frio cortante, é de se admitir que a torcida desse uma desanimada.

Felizmente, não tardou nada e o Vasco, novamente em cobrança de falta, encontrasse o terceiro; Juninho cobrou falta com a categoria que lhe é inapta e encontrou Edmílson, livre, em seu primeiro toque na bola, para marcar o gol da vitória.

A partir daí, o Vasco soube administrar o placar, que não se alterou.

É apenas a quarta vitória do gigante, mas a segunda em sequência. No entanto, do jogo contra o Fluminense para este, não percebi qualquer evolução tática. O time oscilou, levou dois gols bobos, ainda que com duas falhas escrotas do goleiro (que não isenta a zaga de falha no segundo, oriundo de cobrança de LATERAL!) e não conseguiu agredir o Criciúma, com todo o respeito, de maneira que era de se esperar quando um time grande enfrenta um minúsculo.

Tomamos dois gols de bola parada, mas fizemos três. Atípico um jogo de campeonato brasileiro contar com cinco gols de bola parada!

E isto me preocupa.

Com todo o respeito e gratidão ao Rei, não podemos depender deste tipo de jogada. A bola parada é, e deve sempre ser, um artifício, um recurso. Não uma necessidade. E com a bola rolando, pouco fizemos.

Não obstante, vencemos, e isso era muito importante. Um resultado negativo agora seria um balde d’água fria no “momentum” do clube, e do time, portanto a vitória teria de vir a qualquer custo, e veio.

Agora, é continuar focado, trabalhando duro, e pensar no que fazer contra o Goiás quarta-feira, fora de casa, e sem Juninho (e Montoya).

 

PS: Em época de “arenas”, São Januário lotou com 20 mil apaixonados, que encararam o frio e empurraram o time, o que certamente foi decisivo no placar.

Eu prefiro 20 mil vascaínos em São Januário, tomando sua cerveja e comendo seu churrasco nas ruas do seu entorno, como um estádio de FUTEBOL deve ser, do que qualquer outra torcida zé-coxinha no maracanã.

Seguindo minha política de elogiar a quem merece, fica aqui meus parabéns a quem decidiu cortar o preço da área VIP de 100 para 60 reais. Finalmente, dando utilidade aquela parte da arquibancada.

Era mesmo um absurdo cobrar 100 reais num setor, que nem conta com uma ótima visibilidade do jogo ( seria as cadeiras de sócios) em pleno São Januário, em São Cristóvão. Nós somos Vasco! Nós somos o POVO!

Demorou mais de um ano para que percebessem que cobrar aquele valor, era deixar uma parte do estádio que poderia estar ocupada por vascaínos apaixonados, vazia. Portanto, parabéns, ainda que tenha demorado tanto. Espero que esta mudança seja permanente.

O clube convocou, e a torcida atendeu. Basta dar motivos para que o povo possa dispor do valor de um ingresso, que ele comparece.

Parabéns ainda ao presidente, que finalmente desceu de sua salinha intangível, e sentou a bunda nas cadeiras sociais, pegando frio como nós. É isso mesmo amigo, tem que dar o exemplo! espero que, se os resultados faltarem no futuro, essa postura continue. Só se esconde quem tem motivos de se esconder.

PS2: Que camisa LINDA meu Deus do céu! A penalty só acerta a mão nas camisas alternativas…

PS3: Ele pode até ser o menos pior, mas este Diogo Silva é um tremendo de um frangueiro! Estamos bem F^%$#idos em matéria de goleiro. As vitórias tem maquiado isto, mas na primeira derrota oriunda de uma falha, ele também vai rodar. Por favor Vasco, contrate um goleiro! Não precisa ser um Hélton não (embora fosse bem-vindo) basta ser um goleiro de verdade, com carteira assinada, que já tenha feito isso antes, e não possua um MEGA-FRANGAÇO no currículo.

Dados da partida AQUI.

 

A palavra do Nildeval:

Depois de um longo ano fora de nossos domínios, nosso Reizinho era aguardado para seu primeiro jogo na Colina histórica. A festa estava preparada para Ele, que, mais uma vez, não decepcionou.

O Vasco começou o jogo buscando logo o gol, e ele veio aos 10 minutos, numa falta cobrada pelo Juninho e que contou com a bela colaboração do arqueiro adversário. Incrível, parece que só do Juninho pegar na bola, os goleiros ficam com medo.

Com o gol logo no inicio do jogo, estava aberto o caminho para uma goleada? Ledo engano, o Vasco ainda carece de algumas peças, para ir, aos poucos, ajeitando suas deficiências. Uma delas, a volta do Fagner, que pode fazer com que o Eder Luís reencontre seu futebol. Hoje, ele continua se esforçando muito, corre, dribla, mas erra (sempre), o último passe.

Nossa defesa também carece de alguns valores. Hoje, por exemplo, os caras fizeram muitas faltas desnecessárias. Às vezes, o atacante estava de costas para o gol, ou mesmo longe da grande área, mas sofriam a falta. Numa delas, o Criciúma chegou ao seu primeiro gol, quando o Vasco dominava a partida, e vencia por 02 gols de diferença.

Outra deficiência nossa, se refere ao Diogo Silva. Claro, ele vai se firmando a cada partida, mas falta-lhe experiência. As vitorias tem maquiado suas falhas, como nos 02 gols do Criciúma. Precisamos sim, de um arqueiro que nos passe mais confiança e continuar trabalhando o garoto Diogo Silva, que, por sinal, na única chance real do primeiro tempo do Criciúma, ele defendeu nos pés do atacante.

Voltando ao inicio do nosso bate papo, um jogo que se mostrava fácil, se tornou chato, difícil, e quase complica o Vasco. Por sorte, logo após o empate do Criciúma (o que parecia improvável), o Vasco achou o terceiro gol, no primeiro lance do Edmilson, assim como acontecera com o Tenório, no jogo contra o Fluminense). Quer dizer, nem deu tempo de uns 02 ou 03 gatos pingados festejarem, para o Vasco decretar sua vitória.

A importância dos 03 pontos é algo impressionante. O Vasco estava em décimo-sétimo lugar, há apenas uma semana, ou 02 rodadas. Com esta segunda vitória consecutiva, fomos dormir em sexto, possivelmente podendo terminar a rodada entre os 10 primeiros. Fantástico...

Ainda falta muito, mas temos que comemorar, lembrando sempre que ainda temos jogadores que sequer estrearam. Como disse nosso melhor atleta atual, seu objetivo (sempre vitorioso), é o de levar o Vasco pelo menos a Libertadores. Falta muito? Sim, mas, com trabalho e dedicação chegaremos lá.

Abraços.

ps.

. Paulo Autuori parece não acreditar na sua decisão.

. O Juninho continua colecionando ídolos de toda idade.

. A nova camisa do Vasco ficou um luxo.

14 comentários:

Digo disse...

3 pontinhos, só que com susto! Deixamos o Crciúma jogar. Esse nosso goleiro, heinnnn?????

Zé Julio disse...

Que camisa linda, show! Não entendo a demora na regularização dos contratados, só vejo acontecer isso em São januário, que incompetência! Temos que melhorar muito nos passes, chega a dar agonia! Vamos indo, mas ainda temos muito trabalho pela frente, principalmente lá no nosso gol.

Liso disse...

Camisa de primeira, Eder fominha, torcida dando show, reizinho levando o time, goleiro dando mole e quem é Pedro ken?????

Manfredi disse...

Era pra ser um jogo mais fácil. Nosso time se complicou com dois erros da zaga e do goleiro. O Diogo Silva deve melhorar muito nas saídas, treinar e treinar!

O Juninho voltou para nos salvar! Merece uma estátua.

Paulo da Cancela disse...

É impressionante a moral que o Juninho deu ao nosso time, mesmo não sendo ainda um time de 1a, já levantamos a cabeça apesar das falhas gritantes. Vida longa ao REI!

Lenon disse...

Mai um show da nossa torcida e do reizinho. Só lamento a garrafa jogada em campo, seremos punidos se o culpado não for dedurado. Eu tb já não aguento esse Pedro Ken, será que ele está fora d posição, sei lá? Os gols do Cricúma foram todos em cima das nossas falhas.

Carla Lia disse...

Passei os últimos dias envolvida na JMJ e não acompanhei o nosso Vasco da Gama. Pelo que li, mais uma vez o rei Juninho levou nosso time a mais uma vitória.

Murilo disse...

Cadê o Alisson , Dakson , Tiaguinho , Elsinho e o Yutun, não servem? Nem banco?

Ainda bem que o Juninho voltou!

Gabriel Gago disse...


Dakson, Thiaguinho e Elsinho me parecem estarem sendo avaliados para dispensa.os dois últimos tenho CERTEZA. Ainda que não concorde com a inclusão de Thiaguinho nessa lista. É jovem, habilidoso e tem futuro se bem trabalhado.

Yotún ficou sim, no banco.

Agora, achei estranho Alisson ser preterido no banco para a inclusão de Robinho. Esse cara deve treinar muito bem, não é possível!

Murilo disse...

Valeu Gabriel... abs

Lima disse...

Não me conformo com a demora na regularização dos contratados, é muita incompetência dessa administração.

Mais uma vez, valeu reizinho!!!!

Liso disse...

É verdade, a novela do Montoya já está dando no saco.

Gabriel Gago disse...

É o seguinte: Montoya veio para o Vasco sem estar estar transferido.
O grupo de investidores que o comprou ao All.Boys havia feito o pagamento de um "sinal" de 50%, e o clube argentino achou por bem liberar o atleta para viajar para o Brasil e resolver sua vida, mas só iria protocolar a transferência na FIFA uma vez que a dívida estivesse paga, o que só aconteceu semana retrasada.
Nisto, a senha deles no sistema de transferências estava bloqueada. Os dois clubes, comprador e vendedor,precisam inserir estas informações no sistema senão nada feito. O Vasco fez, mas o All.Boys não.
O caminho então era encaminhar a documentação do atleta, bem como provas do ocorrido à FIFA, e estes casos realmente demoram para serem resolvidos.

Ou seja:Não costumo defender esta diretoria, mas neste caso realmente o Vasco fez tudo que lhe era cabido, mas foi prejudicado pelos empresários, que demoraram a pagar o clube, depois pelo próprio All.Boys, e finalmente pela burocracia da FIFA.

E Como se não bastasse, o caso do Cholo peleador foi atrasado por essa semana papal no Rio, já que a FFERJ não funcionou.

Liso disse...

Blz Gabriel, vamos então aguardar. Sds