terça-feira, 18 de setembro de 2012

Gol do Tenório. Pior que a arbitragem, só o comentarista.

 

Quando eu atualizei o blog logo após o empate com o Cruzeiro, eu evitei de tocar no assunto do gol anulado de Tenório, porque sinceramente eu estava em dúvida. Como eu não tenho o hábito de falar sobre algo sem conhecimento da causa, procurei na regra da FIFA algo que desqualificasse o gol do atacante vascaíno, e este post originalmente iria ao ar ontem, Segunda. Como eu estava sem internet, vamos falar dele agora:

 

Como fica bem claro na imagem, Jonas cruza a bola da direita do ataque em direção ao Carlos Alberto que se projetava na entrada da área. Carlos Tenório estava IMPEDIDO neste momento.

Contudo, o jogador não participa imediatamente do lance, e a bola é tocada INTENCIONALMENTE pelo jogador TINGA do adversário, que NÃO consegue dominá-la, sobrando para Tenório que chuta no gol.

Gol legal, já que Carlos Tenório recebeu “passe’ de um jogador adversário, o que não caracteriza impedimento. O bandeira Alesandro Rocha Matos ( o mesmo que anulou erradamente o gol do Alecsandro em São Januário, na primeira partida contra o Corinthians na libertadores, obrigado pela lembrança Kiko) sinalizou impedimento porque achou que a bola toca acidentalmente no jogador do Cruzeiro.

Ora bolas! se o jogador se projeta em direção a bola e tenta chutá-la é um lance acidental, eu não sei mais nada de futebol! O Tinga tentou tirar a bola, assim como o zagueiro Mateus, e ambos erraram a pelota. A bola sobra para Tenório que marca um gol legal. Azar do Cruzeiro.

Eu reconheço que no momento do lance, eu tinha dúvidas se o toque intencional do jogador mineiro descaracteriza o impedimento do adversário. Eu, Gabriel, que nunca apitei nem pelada.

O comentarista da Globo, Arnaldo Cezar Coelho, que foi árbitro, apitou finais de brasileiro, e até copa do mundo ( e roubou o galo não uma, mas duas vezes contra o seu querido Flamengo) cravou com toda a certeza que tinha que o lance tinha sido corretamente anulado.

Pior que um erro crasso de um ex profissional do ramo, é a sua soberba, se recusando a admitir a falha, numa atitude boba de não querer mudar de opinião, como se isso fosse algum demérito.

Só os burros não mudam de opinião, daí o nome. Eu mesmo era um defensor do Dinamite enquanto presidente e mudei de opinião, hoje eu penso que ele é tão ruim quanto o Eurico. Eu tive vários motivos para isso, e o Arnaldo também teve ao ver o replay diversas vezes.

Mas a desculpa é sempre a mesma; o juiz tem que tomar a decisão na hora. Ou então saem pela tangente com o famoso “lance difícil”.

No caso o erro foi do bandeira, que balançou seu trapo para sinalizar um impedimento que não houve. A obrigação do árbitro era de agradecer a ajuda, mas bater no peito e dizer ; “esse lance é meu” e validar o gol.

Erro do bandeira, que me desculpem, merece ser punido. Esse lance nao é interpretativo, não é subjetivo e tampouco ele tinha sua visão impedida. Ele viu muito bem o lance e no alto da sua incapacidade não soube aplicar a regra, que o seu colega de televisão tanto gosta de lembrar, é clara.

É esse o nível da arbitragem brasileira. Os juízes são tão ruins, que mesmo numa cabine de televisão, no ar-condicionado e sentado em confortáveis poltronas vendo o video tape, erram. Arnaldo Coelho e Leonardo Gaciba são tão ruins quanto comentaristas, quanto eram árbitros, e não é porque trabalham na plim-plim que isso deixa de ser verdade, e infelizmente, como estão no maior canal brasileiro, levam suas diarréias mentais a todo o país, e tem gente que acredita neles.

É a –má- formação de opinião.

Comentaristas de arbitragem? Estão mais para comentaristas de replay!

5 comentários:

Digo disse...

GARFADOS MAIS UMA VEZ!

Liso disse...

Torcedores protestam o tempo todo sobre esses ladrões. Roberto Risadinha não faz nada!

Caio disse...

Arnaaldo BABACA Coelho, isso sim é o que ele é!

Ruy disse...

Apenas um errinho contra o Corinthians bastou para que derrubassem o diretor da Comissão de Arbitragens da CBF. Na Colina nada acontece! Ah! Sim, cortam a aguá de São Januário e a diretoria começa a pedir demissão em massa! Segura essa Dinamite!?

Zé Julio disse...

FFERJ e CBF, sempre prejudicaram o Vasco da Gama e assim continuará por muito tempo até que um presidente de fato resolva colocar um ponto final nessa triste rotina.