sábado, 8 de setembro de 2012

de Seleção e Mauro Galvão

 

Feriadão de sete de Setembro, Brasil x África do Sul. Em campo Neymar, Dani Alves, Oscar e companhia em pleno Morumbi.

Tinha tudo para ser um amistoso do tipo “operação Salva Mano”, mas o tiro saiu pela culatra e a seleção, bem como seu treinador, saíram de campo vaiados ostensivamente, na maior exibição de descontentamento que eu já vi a canarinho sofrer.

Nada mais justo, tendo em vista o tipo de futebol medíocre da seleção. Eis que eu abro as principais páginas esportivas do país hoje, e me deparo com uma série de lições de moral para a torcida paulista, como esta, de um dos melhores jornalistas esportivos do país, Mauro Cézar Pereira:

Plateia do Morumbi mostra como será 2014. Brasil jogará em casa como se estivesse fora

Em resumo; ele critica as vaias da torcida, dizendo que futebol não é cinema ou teatro, e quem vai a uma partida de futebol deve entender que nada garante o resultado.

Olha, eu estou de saco cheio de seleção, de CBF e de Mano Meneses. Não sei quanto tempo faz, escrevi um post bastante grande aqui dizendo que, o desafio do Mano era grande, as expectativas enormes e ele não poderia contar com uma série de jogadores experientes, que deveriam fazer o núcleo desta seleção, mas que tomaram o caminho do brejo nas carreiras, como Ronaldinho, Adriano e Kaká.

Pois bem, isto faz tempo, deve ter sido nos primeiros meses do ano, e de lá para cá a seleção não evoluiu.

Eu concordo que o cara que sai de casa para, com dois minutos de jogo estar vaiando, só atrapalha. O Vasco ou a seleção .

Mas o que esperar? Quem pagou R$ 80,00, preço de espetáculo, esperava ver isso; espetáculo.

Ao invés disso, viu mais uma exibição sem sal da seleção. Um time que continua previsível, limitado, que não cria chances de gol.

Culpa exclusiva do Mano.

Ele começou com um 4-3-3 torto, com Rômulo de volante, Ramires de PONTA esquerda e Oscar direita. O meio se espalhava; Ramires naquela correria para lá e para cá sem muito propósito, junto com Oscar que também se movimenta muito, e o jogador que mais encostava no ataque era…Rômulo.

Só aos 18 do segundo tempo, com a entrada de Paulinho, aquilo virou um time, porque passou a jogar num 4-2-3-1, e logo marcou o gol, com o contestado (injustamente ao meu ver) Hulk.

Nos dois anos sem resultados expressivos sob o comando de Mano, a partida contra a África do Sul entra no grupo dos pecados mortais. Ganhar de 1 x 0 sofrendo e com o adversário reclamando de gol impedido é como empatar com a Venezuela por 0 x 0 na estreia da Copa América. Ou como ser eliminado do torneio errando três pênaltis contra o Paraguai.
Taticamente, a seleção foi ainda pior no Morumbi.
Uma parte da crise da seleção brasileira é alheia à manutenção ou troca do comando técnico: excesso de juventude. Procure na história das grandes seleções, brasileira ou não, uma equipe cujos principais jogadores tenham todos 20 anos, como Lucas, Oscar e Neymar.
Não há.
Dos grandes craques da história da seleção, Zico, Falcão, Sócrates, Rivelino, Romário... Nenhum desses era titular aos 20 anos. Pelé era, mas tinha Didi a seu lado. Ronaldo também, mas em companhia mais madura – Romário, Dunga, Bebeto! Messi jogava pela Argentina, ao lado de Riquelme.

Mas nada disso tira uma parte da razão da torcida em vaiar este time.

Em 82, a grande discussão sobre seleção brasileira era se Telê Santana deveria convocar Paulo Roberto Falcão, jogando na Itália, para compor um meio campo que já tinha Zico, Cerezo e Sócrates que jogavam no Brasil. (Discussão sim, porque ninguém discutia se Dinamite deveria ser titular, e não um Serginho chulapa domesticado como estava. Era óbvio)

Hoje, graças as leis de mercado, a seleção quase toda joga na Europa. Não é uma crítica, não sou daqueles que dizem que antigamente tudo era melhor, mas eu acho que a seleção de 82 deve ser a que mais marcou o brasileiro, mesmo perdendo, porque apenas dois ( isso mesmo, DOIS) jogadores atuavam fora do Brasil: Falcão e Dirceu. E nem por isso ela deixava de ser mágica, pelo contrário, os melhores jogadores brasileiros estava no Brasil!

Aí quando um camarada que assistiu aquele time vai no Morumbi e vê um time com garotos na base dos 20 anos ganhando a fortuna que ganham, e outros ganhando ainda mais jogando lá fora, e reclamando das vais justas que receberam, deve sentir vontade de acompanhar golfe, bocha, tênis de mesa, porque o futebol, realmente parece estar perdido.

Então que ninguém me venha com aquela história de de “ brasileiro só aceita vitória” ou que “ o brasileiro só apoia quando vence” ou essas baboseiras.

O Brasileiro gosta de futebol arte, futebol bem jogado, de qualidade. Isso sim.

Pombas, em 2005 a seleção foi para a copa das confederações contestada, mas jogando um futebol de pegada, com padrão de jogo de escola europeia. Como pode em 2012 a coisa ter desgringolado tanto?

Em 2014 quando o Brasil perder a copa, aí vamos estar discutindo o que interessa; Formação de jogadores, calendário, responsabilidade fiscal. Só que aí vai ser tarde demais.

Para quem acha que o Brasil não está “tão mal assim” faça um exercício: Assista o replay de Brasil x África e depois assista Argentina x Paraguai.

…/+/…

Falando sobre Vasco agora;

Humberto Rocha, que coordenava as categorias de base do Vasco, alvo constante de críticas, pediu o boné. No mesmo dia, a diretoria anuncia que o ídolo Mauro Galvão vai assumir em seu lugar, e Sorato será o treinador dos juniores.

Coincidência ou não, o filho do Júnior Baiano e o sobrinho do barrigudo Adriano, trocaram a base do Flamengo pela do Vasco.

Depois daquele escândalo da interdição da base, vamos entrar em um período aonde boas coisas podem acontecer:

O futebol profissional vai passar a treinar das dependências do CFZ para poupar o gramado de São Januário.

O futebol amador em breve estará em Itaguaí ( jogada do Perinho Vincençote, mais alguns milhões que devem parar no bolso de alguém) e, no mínimo, conhecerá instalações adequadas para que aquelas crianças cresçam e apendam a jogar bola, e não serem tratadas como gado.

E finalmente, o Vasco vai ter um nome de peso, acima de suspeitas, para comandar as categorias de base.

Uma boa jogada da diretoria, parabéns. Para ninguém dizer que eu só critico.

5 comentários:

Lair Dias disse...

Mauro Galvão, um bom nome!

Liso disse...

Joguinho vagabundo. Nosso time realmente acabou.

Lenon disse...

Parei de ver essa merda!

Liso disse...

VERGONHA ESSE TIME. O CRISTÓVÃO NÃO TEM NENHUMA CULPA!

Liso disse...

E O DEDÉ COM A PORRA DO MANO. TV OFF!