quinta-feira, 16 de agosto de 2012

[Brasileirão] Vasco 2 x 2 Coritiba

 

Como seu sempre digo; Quer aprender sobre futebol? escute o Juninho Pernambucano:

- Empatar em casa não é o ideal, mas pela reação que tivemos no segundo tempo, tem coisa boa aí. Dói mais por não termos vencido em casa, mas valeu pelo nosso segundo tempo. Não poderíamos levar esse gol. Eu tive um técnico que falava que os cinco minutos seguintes ao gol são decisivos. Hoje aconteceu isso.

Precisa dizer mais? Não, mas eu direi assim mesmo:

Uma rodada com empate do galo e do flunimed? só faltava o Vasco vencer para encostar novamente na ponta. O adversário era fácil, o Coritiba que anda desanimado após perder a CB. E o que o Vasco faz? Um primeiro tempo bisonho.

De tanto procurar no segundo, acabou achando o gol duas vezes, o da “vitória” aos 43 do segundo tempo.

Aí o time relaxa, acha que a fatura está liquidada e para. Aconteceu o que todos sabemos. Uma vergonha. Uma piada.

Eu disse e repito: o Vasco NÃO TEM ELENCO para ganhar esse campeonato. Aliás, numa rodada como essa, eu arrisco dizer ainda mais; Não temos time também! Se o Vasco pôr em campo a equipe titular pelo resto do campeonato, num cenário hipotético, também não vence. Como eu disse antes, para que o Vasco vencesse esse ano, precisaria fazer valer seus jogos, e torcer para tropeços dos adversários. Pois, os adversários tropeçam, e nós também.

Me desculpem, não quero ser “corneteiro”, mas é como eu vejo a situação. Perdemos jogadores importantes como Rômulo, Fágner, Diego Souza e Allan,(sem contar Bernardo e outros antes dele) e em apenas um caso, do Wendel, eu acho que o Vasco saiu ganhando. Outros como Éder Luís não conseguem jogar o esperado deles. Nas laterais falta muita qualidade, que o Auremir pelo menos tenta compensar com vontade, mas é pouco comum ver as laterais do Vasco funcionando. A zaga constantemente joga remendada devido a lesões, suspensões, documentações, convocações e outras “ões”. No meio o jogador mais talentoso fica no banco, e no ataque pouco se cria chances de gol.

Estão aí elencados os problemas do Vasco. Agora, apesar deles o time não é presa fácil para ninguém. Mesmo com isso tudo permanece em um G-4 porque também possui qualidades, mas que provavelmente não serão suficientes. Pelo menos para falar em título.

Contudo, nenhum time do campeonato é perfeito, e ninguém está jogando um futebol maravilhoso. Nem mesmo o galo. Falta muito campeonato e corrigindo esses defeitos –pelo menos alguns- o Vasco certamente fica no G-4, porque ainda assim é melhor que grande parte dos outros times. O que não é nenhum demérito. Significa uma vaga na libertadores e consolida o trabalho que vem sendo feito pela comissão, que também não é mágica.

Meu raciocínio, desculpem a franqueza, é bastante lógico: O campeonato vai seguindo, e equipes que possuem elenco mais qualificado, ou que perderam menos jogadores na janela internacional, começam a jogar melhor, como Fluminense, Corinthians ( que está a dez jogos sem perder) e Internacional. Já o futebol do Vasco está estagnado. Não melhora, nem piora.

Como o futebol é uma caixinha de surpresas, a gente espera. Esperança é a ultima a entender a piada. Ou será que quem rí, morre por último?

 

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 2 CORITIBA

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 16/08/2012 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Ailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e José Carlos Oliveira dos Santos (BA)
Renda/Público: R$ 161.220,00 / 5.013 pagantes
Cartões amarelos: Juninho, Fabrício, Carlos Alberto (VAS); Willian (COR)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Junior Urso, 21'/1ºT (0-1); Felipe, 3'/2ºT (1-1); Wendel, 42'/2ºT (2-1); Everton Ribeiro, 44'/2ºT (2-2)
VASCO: Fernado Prass; Auremir (Jonas - 41'/2ºT), Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Felipe (Fellipe Bastos - 29'/2ºT), Wiliam Barbio (Carlos Alberto - Intervalo) e Alecsandro - Técnico: Cristóvão Borges
CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Pereira, Escudero e Lucas Mendes; Willian, Junior Urso, Robinho (Gil - 25'/2ºT), Rafinha (Lincoln - 30'/2ºT) e Everton Ribeiro; Anderson Aquino (Alex Santos - 15'/2ºT) - Técnico: Marcelo Oliveira.

 

A palavra do Léo:

Galo 1 X 1 Atlético – GO

Cruzeiro 1 X 1 Unimed

Grêmio 1 X 2 Lusa

Porco 1 X 0 Urubu

Corinthians 1 X 0 Inter.

Faltou o que nesta rodada? Nada, nada mesmo. Alias, faltou o Vasco golear e agradecer aos nossos Amigos os presentes...

Um time que empata em casa com o quase rebaixado Coritiba merece ser campeão?

Quando todos tentam ajudar, o Vasco não aceita. O filme do ano passado parece se repetir.

O Vasco mais uma vez teve uma atuação bisonha. Sinceramente, não consigo entender um time que se mantém varias rodadas sem levar gols de times que estão brigando pela parte de cima da tabela, pega um time candidatíssimo ao rebaixamento e faz o que fez hoje. Tal como em 2011, pontos facílimos, preciosíssimos vão ficando para trás e dificultando, mais uma vez, o titulo que se mostra tão latente.

Perdemos para o líder no domingo, hoje porém, era a chance mais clara para estraçalhar o adversário e ficar a apenas 02 pontinhos do líder, além de ganhar moral para o primeiro dos 02 clássicos a seguir.

O Vasco não se achou em campo em momento algum do jogo. Foram erros grosseiros de passes a curta distancia, além da velha falta de vontade, aliada aos velhos e já conhecidos problemas da equipe, como a falta de agressividade dos 02 laterais e um banco de reservas dos mais fracos dos principais times do campeonato. Com estas deficiências, o mínimo que se espera da equipe, é o famoso dever de casa, ainda mais contra equipes fracas, como o Coritiba. Não tem desculpas, goleada seria o mais viável.

Surpreendentemente o Vasco veio a campo com Willian Barbio de titular. Pelo menos nossas duvidas foram totalmente esclarecidas neste jogo. Carlos Alberto em fase ruim é bem melhor que este Willian que só sabe correr e mais nada.

O Vasco começou o jogo lentamente. O Coritiba mostrou que veio para o jogo buscando o contra-ataque. Fez o feijão com arroz e saiu de São Januário com um pontinho que teve o valor de uma vitória. Eu, particularmente, jamais esperava que o Vasco tomaria 02 gols desta pelada.

Errando simplesmente tudo, o Vasco passou o primeiro tempo acreditando nos lances de bola parada do Juninho. As faltas aconteceram o jogo inteiro, mas sempre longe do gol, o que dificultou e muito. Nossa defesa hoje não estava bem e tomamos um gol bobo no primeiro tempo, e não soubemos reagir.

Por sorte empatamos logo no inicio da segunda etapa, aos 03 minutos e parecia que a partir dali, somente o Vasco jogaria. Ledo engano, o Coritiba não se abateu, continuou com seu joguinho, sempre irritante, com demora na devolução das bolas, fazendo aquela cera e o Vasco, embora melhor que na primeira etapa, não conseguia assustar.

Num lance de pura sorte aos 42, Wendel fez o gol de desempate após bola lançada na pequena área. Pois é gente, era tudo de que precisávamos para fechar uma rodada generosa, gostosa, amiga. Comemoramos apenas por 02 minutos. Depois, desespero, choro e aquele olhar de quem não estava acreditando. Como explicar que o quase rebaixado Coritiba empatava o jogo e nos tirava 02 pontinhos que nos deixariam sorridentes e esperançosos para o restante deste longo campeonato? Porque não fechar a defesa colocando 200 homens para marcar o que foi praticamente o ultimo lance do jogo.

13 comentários:

Zé Julio disse...

Eu disse que iriamos pagar o preço pelo desmanche e já estamos pagando.

G4 vai ser difícil! Entregamos a rodada!

Digo disse...

Coitado do Cristóvão, leva a culpa de tudo, até do gol aos 47.

Lenon disse...

Por que o idiota do Mano convocou o Dedé?

Ruy disse...

Ainda revoltado. Agora é esperar pelo urubu e torcer pelo foguinho. A rodada era nossa

Manfredi disse...

darei mais um domingo de crédito, irei ao Engenhão....

bom jogo a todos

Liso disse...

Meu Deus, 5 minutos e já erramos 4 passes.

Liso disse...

cansativo essa quantidade de passes errados, que coisa!

Liso disse...

deixaram o Ramon chutar, Prass falhou e vão vaiar o Cristóvão.

Liso disse...

Nosso maior recurso: CHUTÂO!

Liso disse...

Isso mesmo CA, já que ninguém chuta o negócio é tentar todas.

Liso disse...

Porra 2o milagre do Felipe. urubu cagão!

Liso disse...

Tô vendo jeito não, 25 do 2o e nada de criação.

Liso disse...

Ooooo Bob, desmantelou o time, dançou! 2012 já era!