domingo, 12 de agosto de 2012

[Brasileirão] Vasco 0 x 1 Atlético-MG

 

Nada bom amigos, nada bom.

Justamente o jogo mais importante do primeiro turno para o Vasco acabou em derrota. Assim o atlético abriu 4 pontos de vantagem, com um jogo a menos ( contra o urubu, ou seja, vitória garantida) ainda por cima.

No fundo, foi a vitória do time que mereceu mais. Se no primeiro tempo o Vasco tomava uma pressão normal para quem está jogando fora, mas tinha a situação sobre controle, no segundo que começou com Tenório sacudindo a roseira e botando o Alecgol na cara e perdendo, só deu galo. Vejam bem, tirando essa conclusão errada, só o Atlético atacou. O Vasco não tinha meio campo para segurar a bola, a zaga tomava bola atrás de bola nas costas pelas laterais, e no ataque o camisa 9 ficava rondando sozinho a área mineira. No tempo que o Demolidor esteve em campo, foi o melhor do time.

Falar que o Vasco precisa de reforços pontuais para qualificar o ELENCO, é chover no molhado. EU até estou de saco cheio, porque todos nós sabemos disso, mas parece que eles lá não.

Não por hoje, esse jogou não aumentou ou diminuiu essa necessidade, apenas ajudou a clarear ainda mais. Vejam só; Sem Felipe, constantemente lesionado, se Juninho jogar mal é indício que não ganharemos. O Carlos Alberto oscila demais, e Éder Luís nem preciso dizer. Os laterais só sabem, quando muito, marcar; Auremir mais do que William, de quem sinceramente, não enxergo nada a mais do que o Thiago Feltri.

Para mudar a cara do jogo, Cristóvão tentou pôr um volante no lugar de Carlos Alberto. Fez o certo, já que tomávamos bola atrás de outra enfiada. Mas quem ele tinha disponível? Fellipe Bastos. Tenório se lesionou outra vez, e quem entrou? William Barbio… assim fica difícil exigir alguma coisa do treinador, que precisa tirar leite de pedra.

Acima de tudo, esse jogo mostrou que a tabela está certa. O Vasco hoje não tem mais time, nem elenco que o Galo. Com um Fágner, um Diego Souza, um Rômulo, um Éder Luís jogando bem, um Felipe curado e jogando, aí sim tinha.

E por incrível que pareça, o atlético tanto atacou, mas o gol saiu em um lance aonde Fernando Prass falhou, espalmando bola para trás na pequena área.

Fora um toque de mão na área do zagueiro atleticano. Se foi intencional ou não, só ele sabe porque não somos telepáticos para descobrir, mas que atrapalhou o ataque do Vasco, atrapalhou.

Vejam, eu não estou agora, depois de uma derrota, sendo pessimista. Não é nada disso, mas para mim, está claro que esse time vinha jogando acima das suas reais capacidades. Ou melhor, das suas reais qualificações. O elenco do Vasco NÃO é qualificado, depois desse desmanche todo, para ganhar o brasileiro. Pode acontecer? pode. Mas os adversários vão ter que ajudar, e os atletas do Vasco de maior qualidade vão ter que contribuir muito, porque de 2011 para cá esse elenco não melhorou.

Menção honrosa ao Nilton que brigou uma barbaridade.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 1 X 0 VASCO DA GAMA

Local: Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 12/8/2012 - 16h (de Brasília)

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse (SP) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)

Público/Renda: 19.650 pagantes / R$ 719.015,00

Cartões Amarelos: Tenório e Juninho (VAS); Jô, Leonardo Silva e Escudero (CAM).
Cartões Vermelhos: Não houve

GOL: Jô, 25'/2ºT (1-0)

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Guilherme (Escudero, 15'/2ºT), Ronaldinho Gaúcho (Richarlyson, 44/2ºT) e Bernard (Serginho, 38'/2ºT); Jô - Técnico: Cuca.

VASCO: Fernando Prass; Auremir, Douglas, Dedé e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Carlos Alberto (Fellipe Bastos, 20'/2ºT); Eder Luis (Tenório, Intevalo (William Barbio, 29'/2ºT)) e Alecsandro - Técnico: Cristóvão Borges.

A palavra do convidado: Léo

Galo Mineiro 1 X 0 Vasco da Gama

No jogo da rodada, justamente o que valia 06 pontos, o Vasco perdeu. Não foi uma boa atuação, principalmente quando se espera de jogadores como Eder Luis e Carlos Alberto e eles não correspondem. O Galo abriu 04 pontos e, com resultados sempre de um a zero, vai se mantendo na frente.

Um primeiro tempo onde reinou o equilíbrio. As duas equipes criaram muito pouco, embora o jogo tenha sido bem movimentado. Com Juninho em tarde não inspirada, o Galo começou pressionando o Vasco, mas pecava na conclusão. O poder ofensivo do Vasco mais uma vez deixou a desejar.

Sinceramente, do primeiro tempo somente uma bola do Carlos Alberto em que o zagueiro tirou com a mão, mas que o juizinho ignorou. Ora, pode até ter sido involuntário, mas atrapalhou a trajetória da bola e o gol vascaíno, logo, penalidade não assinalada. Fora isso, muito pouco para um time que briga pela parte de cima da tabela.

Para o segundo tempo, o técnico tirou o inoperante Eder Luis para a entrada de Tenório. Com apenas 01 minuto de jogo, ele deu um passe açucarado para o Alecsandro que chegou atrasado. O jogo passou a ser de um time somente. O Vasco recuou totalmente e o Galo dominava todas as jogadas. Com 20 minutos do segundo tempo, deu para perceber que o banco do Vasco é fraquíssimo. O técnico trocou Carlos Alberto por Felipe Bastos, mas o quadro não mudou nada.

Nossos laterais simplesmente não sabem atacar. Fazem o feijão com arroz e nada mais. Se o Juninho não está bem, o meio de campo fica totalmente perdido e a bola não chega ao ataque. Depois do lance do Tenório no primeiro minuto, o Vasco conseguiu chegar somente aos 35 numa cobrança de falta do Juninho que passou rente a trave. Vejam que foram 34 minutos sem qualquer ataque vascaíno.

Não foi fácil para o Galo Mineiro. Criou muito no segundo tempo e mereceu a vitória. Aliás , num lance onde o Auremir tomou um drible desconcertante do Gaúcho e Fernando Prass falhou na saída do gol. Mas o resultado premiou o time que buscou insistentemente o jogo.

As deficiências vascaínas aos poucos vão aparecendo, principalmente a medida em que vamos enfrentando times melhores. Nossos laterais são fracos, no meio dependemos muito do Juninho e o Alecsandro continua isolado na frente. Se não bastasse nossa maior esperança se contundiu novamente. Ficamos na torcida pela sua recuperação.

Num campeonato longo, não podemos nos desesperar. O problema consiste em não errar, ou errar pouco. Times como Corinthians e Palmeiras não estão interessados no campeonato e podem ser presas fáceis para o Galo. Outros como Flamengo, São Paulo, Inter e Cruzeiro fazem campanhas fraquíssimas. Com isso, o Galo continua reinando e tudo indica que o titulo ficara mesmo entre os que estão nas quatro primeiras colocações.

Outro detalhe muito importante diz respeito a tabela, que prejudica demais o Vasco, pois até o final do primeiro turno, teremos 02 clássicos regionais, o que é sempre complicado, já o Galo terá apenas o Cruzeiro, que, não fosse pela rivalidade local, seria uma baba. Vamos aguardar. Ao Vasco, seria fundamental pontuar nos 03 jogos seguintes, principalmente contra o Unimed, que hoje assumiu a segunda colocação.

Ótima semana a todos.

14 comentários:

Liso disse...

Time que tem Bárbio no banco, não quer ser campeão!

Digo disse...

Fomos atrás de 1 ponto e deixamos 6 pra eles. Pior que o flor chegou!

Ruy disse...

Quantas vezes já falei nesse tema!? A qualidade do nosso passe é horrível, a bola não chega redonda na turma da frente. Assim fica difícil.

Biravix disse...

Saudações,

Ao contrário de muito de vcs, eu não acho que o título está tão obstante assim. Em minha opinião perdemos para um time que tem uma defesa pior do que a nossa, um meio de campo igual e um ataque também igual. A diferença são as características, pois o que o time deles corre é brincadeira. Ainda mais num campo minúsculo como o do Independência. Como disseram no POST o 1º tempo foi controlado. O segundo começou errado pois o nosso LULA MOLUSCO (Cristóvão) sacou o Eder Luis e abriu ainda mais a defesa vascaína. O Eder não estava ontem tão mal quanto nos últimos jogos. Também não estava bem como nos acostumamos a vê-lo ano passado. Mas taticamente ele estava ajudando e muito na marcação. Com a entrada do Tenório o Vasco se abriu e não conseguiu assustar o Galo a não ser aquela jogada aos 2 min do 2º tempo. Se conseguirmos nos manter no G4 até o fim do turno, temos tudo para darmos uma nova arrancada no começo do 2º devido a tabela. Acredito muito nisso.

Abraço a todos.

Paulo da Cancela disse...

O amigo Biravix está certo, não podemos nos desgarrar do G4. Espero que o Tenório não fique no estaleiro muito tempo!

abs

Vasconcellos disse...

É muito difícil e injusto um time depender de um craque de 37 anos. Acorda diretoria!

sds

Léo disse...

Amigos:

Vocês estão certíssimos. Se o Vasco conseguir se manter entre os 04 primeiros (terá ainda 02 clássicos), ao final do turno, estará de bom tamanho.

A diferença do Vasco para o Galo hoje é que eles tem um ou outro jogador que pode fazer a diferença num jogo difícil. Ontem foi assim com o R.Gaúcho. Nós temos o Juninho, mas somente em lance de bola parada, o que é muito pouco. Ontem, por exemplo, foi somente uma bola próxima a área (nem tão próxima assism), e quase que ele marcou. Sem essa bola, somos um time previsível e limitado.

Vale observar também que nosso banco de reservas é muito fraco. Se precisarmos mudar o destino de um jogo, teremos que contar com os titulares atuais.

Mas, claro, como bem colocaram, foi apenas mais uma partida, mas é bom tomar cuidado, pois o Galo ainda tem um jogo a menos e tudo indica que garantirá os 03 pontinhos. Quer dizer, com 07 à frente, fica um pouquinho mais complicado. Outra coisa, uma hora a casa cai. Um time não consegue se manter tanto tempo sem perder.

Como dizem os entendidos, ao final do turno, teremos a medida certa do que estaremos brigando, título ou Libertadores. Aguardemos.

Lair Dias disse...

Amigos, não sou de ficar aqui falando de arbitragem. Mas que ontem o sr. Seneme trancou o nosso time, isso é fato. Enquanto isso o Atlético jogava mais solto. Se aquela jogada do CA, tivesse sido na nossa área, o pênalti seria marcado, não tenho a menor dúvida.

Sds

Lenon disse...

O Éder Luis anda realmente fora de forma, só que ontem com a saída dele, o Galo cresceu, teve mais liberdade para atacar, a pressão aumentou e muito.

Manfredi disse...

Liso está muito certo. Contar com o Bárbio para mudar a história de um jogo é o mesmo que esperar que o sargento Garcia prenda o Zorro!

Zé Julio disse...

Acho que o Alecsandro foi ao jogo ontem por questões familiares, queria encontrar o irmão no dia dos pais, não criou nem finalizou nadinha! A ordem é segurar o G4. Título será muito difícil!

Carla Lia disse...

A pressão atleticana no segundo tempo foi forte. Prass deu azar ao rebater aquela bola. A pressão já era esperada. Encarar o líder na casa deles, não poderia ser diferente. Queria muito a nossa vitória, seria um belo presente a todos os pais vascaínos e principalmente para o meu, que me ensinou a amar esse nosso time.

abraços

Kiko disse...

Ontem quando vi o vasco entrar na técnica do chutão pra frente, pensei... vamos dançar e não deu outra. Chutávamos e rifávamos a bola pra frente e lá vinham eles na maior pressão. Ou melhoramos nosso passe e controle no domínio da bola ou rezemos para ficarmos no G4.

Saravasco

Caio disse...

Nosso time estava invicto 9 jogos e sem tomar gols a sete, bola pra frente. O negócio agora é pensar no coxa e na urubuzada!

vascooooooooooo