segunda-feira, 11 de junho de 2012

[Brasileirão] Vasco 2 x 1 Bahia

 

Seguimos 100% no brasileiro, um início sensacional até aqui, aonde vamos ganhando todos os pontos disponíveis nesse início de campeonato, o que é importantíssimo nesse ( e em qualquer) campeonato.

Ano passado o Vasco “perdeu” nada menos que 5 rodadas disputando o brasileiro com reservas para que os titulares estivessem 100% na Copa do Brasil. Mesmo assim, conquistamos 8 dos 15 pontos disponíveis. Um desempenho muito bom se considerarmos as condições. Mas foram os deslizes depois da conquista da CB que fizeram o Vasco perder aquele título, como a goleada sofrida ante o América-MG. Ano passado fartei-me de dizer que o título ficaria não com quem fizesse mais pontos, mas quem “perdesse menos” já que rodada após rodada times da ponta bobeavam e o Vasco teimava em não vencer e assumir a liderança.

Esse ano não. A saída da libertadores teve talvez um lado positivo, aonde ligou o sinal de alerta no elenco vascaíno. Alerta de que tudo que eles brigaram em 2011 poderia ir para o ralo de vez, já que ao sair da libertadores a única chance de título é a conquista do brasileirão. Não tem libertadores, não tem sul-americana, não tem Copa do Brasil. Se o Vasco quer levantar algum caneco em 2012 vai ter de ser o mais difícil.

Por isso mesmo o início é meteórico, ajudado por uma tabela relativamente fácil ( Grêmio, Portuguesa,Náutico e Bahia) mas que fará toda a diferença na reta final, quando pegamos dois clássicos nas últimas quatro rodadas ( Galo, Coritiba,Flamengo e Fluminense, fora o Corinthians duas rodadas antes).

Até lá é bom que o Vasco use essa janela de transferências com sabedoria, já que todos sabemos das fragilidades do elenco. Éder Luís e Fellipe Bastos ainda não são certezas, Allan certamente irá sair e Carlos Tenório nem treina com bola ainda.

Não podemos perder mais ninguém! E a contratação de um substituto, principalmente para Allan e Tenório são prioridades! As dificuldades financeiras existem, mas a melhor propaganda de um time é brigar pelo título.

Ontem, o Vasco precisou de apenas 45 minutos para bater o Bahia fora de casa. Isso porque Juninho acertou uma cobrança de falta linda, acabando com o jejum de 9 meses sem acertar as redes dessa maneira, enquanto a defesa tratava de rechaçar as investidas do time da casa.

Após conseguir a dianteira, o Vasco como sempre, se fechou na defesa para o meu desespero, aonde até Éder Luís, que não acertou um passe, ajudava na cobertura. Por lá todos dizem que “todo mundo marca, todo mundo ajuda” e é verdade. Mas precisa ser assim?

Aos 31, Diego Souza fez uma daquelas jogadas geniais que esperamos dele, tocou de peito para Alecsandro, que devolveu de primeira, driblou dois zagueiros com uma finta de corpo e tocou por cima do goleiro ao melhor estilo Romário. Um GO-LA-ÇO!

A partir daí o Vasco se defendia, mas sabia aproveitar os contra ataques, levando perigo mais três vezes ao gol baiano. O próprio Diego Souza recebeu uma bola de frente para o goleiro e chutou de primeira muito mal, para cima.

Fernando Prass já começava a operar milagres, como o chute forte de lulinha dentro da área, e no segundo tempo continuou assim, porque o Vasco, inexplicavelmente desistiu de atacar.

Eu fico perplexo. Toda vez que o Vasco, que tem um belo time titular, jogando com todos os craques afinados, na vantagem do placar, resolve parar de atacar para passar o resto do jogo tomando sufoco. É por isso que eu não gosto do lula molusco. Sem querer entrar na discussão de ser bom técnico ou não, o estilo de jogo que ele permite ao time quando está vencendo é péssimo. Não fossem as boas defesas de Fernando Prass na etapa complementar, o Vasco podia ter perdido esse jogo, porque as chances existiram. Um jogo com um primeiro tempo categórico, e um segundo tempo pífio, que culminou com o gol baiano aos 49 no último lance.

Parte da culpa disso é do Éder Luís, que cansou de receber boas bolas longas e não conseguia dar continuidade ao contra ataques, já que errava todos os toques que tentou.

Vitória merecida pelo placar que construiu com autoridade no primeiro tempo, mas fica o alerta.

A palavra do convidado: Léo

Primeiramente, vale a pena ressaltar que o Vasco continua irresistível. Até aqui mantém os 100 por cento e é líder disparado. Valeu Vascão, sua imensa torcida bem feliz agradece.

O Vasco fez um primeiro tempo primoroso e poderia ter aplicado uma goleada histórica, já nos primeiros 45 minutos do jogo. Não o fez, acabou se retraindo na segunda etapa e por pouco coloca a vitória em risco.

O jogo começou lento, mas o Vasco deu muita sorte, quando logo aos 07 minutos Juninho Pernambucano parece ter colocado a bola com as mãos no ângulo, tal a perfeição com que cobrou a falta. Que categoria. O gol incendiou o jogo e o Bahia, ao tentar sair para o jogo, por pouco leva o segundo, quando, Alecsandro cabeceou e a bola bateu caprichosamente na trave. No minuto seguinte, num chutaço de longe, quase que o Bastos marca.

O bombardeio era tamanho que o segundo gol era questão de tempo, e ele veio numa jogada espetacular, em que começou com Fernando Prass lançando Diego Souza, que numa triangulação com Alecsandro marcou um golaço. Claro que veio na nossa mente o lance que poderia determinar nossa classificação na Libertadores. Era tudo que o Diego poderia ter feto naquele dia diante do goleiro corintiano.

Bom para o Diego, que precisava tirar o peso dos ombros, bom para o Vasco que dominou quase que todos os lances do primeiro tempo, Na única chance real do Bahia no primeiro tempo, Fernando Prass, na sua maior deficiência, defendeu uma bola para a frente do atacante, que quase marca, aos 30 minutos. Fora isso, só deu Vasco, que, como dito acima, poderia tranquilamente ter definido a fatura.

Alguém disse certa feita que 2 x 0 é um resultado perigoso. Hoje, ao recuar seu time, o Vasco correu sérios riscos. Não que tenha jogado mal, acontece porém, que jogadores importantes como Eder Luis e Juninho Pernambucano cansaram. Além disso, em 02 substituições, Dedé e Tiago Feltri voltavam de contusão, o que é sempre arriscado.

Para muitos críticos do interino Cristóvão Borges, ai está sua maior deficiência. Se o time estiver ganhando de 01 ou 02 gols de diferença, ele começa a substituir atacantes por zagueiros, ou, na pior das hipóteses, recua o time exageradamente. Hoje, o Vasco voltou para a segunda etapa totalmente diferente, segurando o resultado e com o firme propósito do contra-ataque. Para mim, era jogo para o Barbio, que tem velocidade, mas enfim, o Vasco mereceu a vitória, pois foi melhor, aliás, foi superior na maior parte do jogo.

Se o Prass não trabalhou na primeira etapa, na segunda ele foi bombardeado. Foram várias chances de gol para o Bahia, quando nosso arqueiro trabalhou bem. O gol do Bahia veio premia-lo pela luta na segunda etapa, só que o juiz, além de dar 04 minutos de acréscimo, validou o gol já quase aos 50 minutos. Antes, o Carlos Alberto havia marcado o terceiro em posição legal, no único lance lúcido do Vasco na derradeira etapa, mas a arbitragem, pra variar, invalidou mais um gol vascaíno.

Não conseguimos acumular um bom saldo de gols, porém, as vitórias continuam, estas são as mais importantes. Na próxima rodada, outro jogo fora de nossos domínios. Teremos a semana inteira para acertar possíveis erros, recuperar a forma física, etc. Ainda é cedo, mas o torcedor vascaíno continua com as esperanças de novo triunfo diante do Palmeiras, que não vive um bom momento.

Valeu Vasco, valeu liderança, valeu torcida baiana que esgotou os 4000 (quatro mil) ingressos colocados a venda antecipadamente.

Abraços e uma excelente semana para todos vocês.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 1 X 2 VASCO

Local: Estádio Pituaçu, Salvador (BA)
Data-Hora: 10/06/2012 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC/Fifa) e Nadine Camara (SC)
Cartões Amarelos: Titi, Jones, Fahel, Ciro (BAH); Fellipe Bastos, Juninho (VAS)
GOLS: Juninho 7'/1ºT (0-1); Diego Souza 31'/2ºT (0-2); Júnior 49'/2ºT (1-2)
BAHIA: Marcelo Lomba; Fabinho, Danny Morais, Titi e Ávine; Fahel (Ciro, aos 24'/2ºT), Diones, Gabriel e Diego (Magno, Intervalo); Jones e Lulinha (Júnior, Intervalo).
Técnico: Falcão
VASCO: Fernando Prass, Allan, Renato Silva, Rodolfo (Dedé, aos 11'/2ºT) e Felipe (Thiago Feltri, aos 34'/2ºT); Nilton, Fellipe Bastos, Juninho e Diego Souza (Carlos Alberto, aos 19'/2ºT) ; Eder Luis e Alecsandro.
Técnico: Cristovão Borges

11 comentários:

Digo disse...

Bela vitória, e lider! @ golaços e mais uma vez demos mole no final, tomamos 1.

Vascooooooooooooo

Manfredi disse...

Estamos realmente no caminho certo, guardando os pontinhos logo de início. Golaço do reizinho e do DS. vai ser uma pena o Allan ir embora, tá jogando redondinho!

O nosso Mito voltou, agora é pegar a forma.

Sds

Carla Lia disse...

Quanto luxo amigos, só hoje eu vi dois layouts do nosso blog, é em homenagem ao vascão 100%?

Estamos com uma vantagem de dois pontos sobre Atlético MG e isso e muito bom. Pegaremos o Palmeiras e será uma batalha muito difícil no Parque Antarctica, estou confiante.

E os golaços, que maravilha! Bom retorno ao nosso MITO.

Abraços e uma boa semana a todos.

Gilberto disse...

Ó...PAI...Í...Ó

Meus reys, tava sumidinho né? É a porra da preguiça......

Torci foi muito lá no Pituaçu, só deu arrepio foi no 2o tempo, os cabras partiram pra dentro e foi de lascar.

O novo blog tá porreta. Acho que é pra agradar o Diego pelo golaço, não é não?

E somos líder!

Axé e saravasco

Paulo da Cancela disse...

Gabriel - parabéns pela renovação do blog!

Estamos lideres e isso é muito bom num campeonato tão longo.
Do jogo de ontem, tudo já foi mencionado. Só gostaria de destacar e ressaltar o gol legítimo do CA que foi anulado. Mais uma vez não seguiram a recomendação da FIFA, na dúvida é gol. Os babacas da globofla ainda afirmam que a ponta da chuteira estava a frente e isso pode ter confundido o bandeira, isso é sacanagem. Esse gol não fez falta, mas poderia ter feito. Teremos mais uma campeonato contra tudo e contra todos.

Sds

Ruy disse...

O Paulo está cheio de razão. Fomos garfados mais uma vez!

O negócio é torcer para o Palmeiras nessa semana na copa do Brasil, assim eles vão entrar com time misto.

Líder absoluto!

Lenon disse...

Tô gostando muito. Só me preocupa é essa queda de rendimento no 2o tempo. Ontem fomos premiados com 2 golaços, presente para o Cristóvão.

Gabriel Gago disse...

Obrigado pelos elogios prezados! Realmente foi sem aviso, meio sem querer, mas é que realmente estava na hora de uma mudança. Nada radical, só para não fica na mesmice.

Eu concordo plenamente com o Paulo.
Pra onde o bandeira olha ? para os pés ou para o corpo? porque se alguém acredita que dá para focalizar os dois ao mesmo tempo, está equivocado. tenta olhar pra alguém e ver ao mesmo tempo os pés e o tronco com a mesma atenção. Não dá, é humanamente impossível, então o que vale para dar o impedimento?
Agora o estranho é que não teve tira-teima né? apenas o rplay... porque será?

Eu sempre disse aqui: Na dúvida deixa seguir, o objetivo do futebol não é o gol?
Não é demagogia não, é verdade. Sempre vai existir aqueles lances impossíveis de serem marcados com 100% de certeza na hora do lance, e como a FIFA não regulamenta o auxílio eletrônico, o melhor que se poderia fazer é valorizar o espetáculo, e deixar o lance seguir.

kiko disse...

Perfeitos Gabriel e Paulo. Porra estranhei muito a falta do tira teima, acho que não deu pra editar como já fizeram, ou então ficaram com medo mesmo de mostrar mais uma verdade, essa globo irrita! Se preparem, vamos chiar (com razão) muitas vezes.

Hoje ouvi um comentário muito bom: se o vasco não vai mais investir em contratações, o melhor investimento então, é lutar para manter o elenco, concordo plenamente.

Saravasco e deixa de preguiça, bom baiano.

Lair Dias disse...

E verdade que o nosso elenco ainda é razoável, só que nosso time está bem entrosado. precisamos melhorar mais nos rebotes na intermediária e nos passes longos.

Parabéns Gabriel, o blog está 10. Só acho que você poderia realçar mais um pouco o link destinado as inserções das mensagens, custei a localizar.

Sds

Gabriel Gago disse...

Tem razão Lair, mancada minha!
Acabo de alterar, obrigado pela dica.