quarta-feira, 20 de junho de 2012

[Brasileirão] Vasco 1 x 1 Palmeiras

 

O Vasco ia para São Paulo em busca de um recorde contra o Palmeiras? balela. O Vasco foi para São Paulo fazer o que vinha fazendo até agora; Entrar em campo e somar pontos. Somamos apenas um, o que é ruim já que o Vasco é muito mais time que o Palmeiras, mas se a história desse confronto mostra alguma coisa, é a de que não existe um Vasco x Palmeiras fácil.

Não foi dessa vez que a escrita foi quebrada, o time paulista começou o jogo voando enquanto os cariocas tentavam colocar a bola no chão e controlar a partida, mas não conseguimos; O Palmeiras marcava com eficiência, e não permitiu que o Vasco criasse uma chance de gol sequer. Prova é de que a dupla de zagueiros alviverdes foi a melhor da rodada. Para piorar, essa estória de Felipe na lateral esquerda ainda vai dar o que falar:

Para que o maestro ocupe a lateral, algum volante precisa cobrir seus avanços, já que com 34 anos é impossível que ele aguente 90 minutos de sobe-e-desce pela lateral. O Nílton entendeu essa necessidade e está jogando pela esquerda, mas o Rômulo não, e joga centralizado, como sempre jogou. Acontece que o Fágner é um lateral que serve principalmente para atacar, e nesse jogo pouco pôde o fazer, e quando o fez, não havia cobertura, porque Nilton estava na esquerda e Rômulo no meio. Daí que a lateral direita foi a avenida que Luan precisava para atormentar o Vasco. Aos 18” o palmeirense se lesiona, e dá lugar a Mazinho. Sorte nossa? que nada! aos 11” do segundo tempo o próprio finta Dedé e Fágner com um só come e chuta cruzado para o gol, que Fernando Prass podia ter pego, não caísse tão atrasado.

Depois do gol o Vasco acordou e passou a comandar as ações da partida, mas esbarrou na falta de criatividade para criar situações de gol, em um dia que as atuações individuais de seus jogadores foram muito ruins; Alecsandro, Felipe, Diego Souza, Fágner, especialmente Éder Luís. Até mesmo Juninho apesar de seu grande gol de falta não estava em seus melhores dias.

Além disso, Felipão colocou Henrique, que é bom jogador, na dianteira da zaga, tal qual Edmílson na copa de 2002. O Ataque vascaíno foi anulado assim, povoando a área e isolando Alecsandro, atacando intensamente pelas pontas, forçando os laterais vascaínos a avançar pouco. E funcionou. Era o que eu vinha dizendo, essa estória de Felipe na lateral era muito boa até que algum time explorasse isso. Agora que está provado que o Maestro não pode ser sacrificado na lateral, é bom que o Cristóvão Borges invente outra maneira de escalar Juninho e Felipe juntos.

( Para mim, o que iria funcionar para o Vasco de hoje, é a contratação de um lateral esquerdo que atue como zagueiro pela esquerda, tal qual o Abidal faz no Barcelona; pouco ataca, mas fecha o lado esquerdo, compondo a zaga que sempre tem pelo menos dois jogadores, liberando assim o lateral direito, que por lá é o Daniel Alves, de caraterísticas muito parecidas com o Fágner, e de quebra, dispensando a escalação de um segundo volante. Dessa maneira Juninho, Felipe, Diego Souza e Rômulo fazem o meio, Éder Luís e Alecsandro no ataque, sendo Éder fazendo como Messi, caindo hora pela esquerda, hora pela direita)

O importante é que o gol de falta do reizinho assegurou um pontinho fora de casa contra um adversário perigosíssimo, e ainda estamos na liderança.

PS1: É bom que a Globo, através do seu comentarista de arbitragem tomem cuidado. Instantes finais de jogo, Rodolfo e o argentino Barcos se enroscam na área e o palmeirense desaba no chão. Leandro Pedro Vuaden manda o jogo seguir corretamente.

Eis que Renato Marsiglia, comentarista de arbitragem da Globo ( engraçado, como apenas juízes questionáveis são funcionários da Globo) bate o martelo veementemente e diz que foi pênalti. Luís Felipe Scolari, que já não é flor que se cheire, nada reclamou do lance em campo. Mas antes da coletiva, questionou um repórter sobre o lance e ficou sabendo da opinião do sujeito supracitado. Mesmo sem ver o replay, Felipão explode de raiva e abandona a coletiva sem falar com a imprensa.

O detalhe é que só Renato Marsiglia acha que foi pênalti. É verdade, podem procurar nos blogs dos principais comentaristas, como Paulo Vinícius Coelho e Mauro Cezar Pereira, por exemplo.  Engraçado como isso pode ser pênalti, e isso aqui não:

pule direto para 1: 55

 

É com você, Léo:

 

O que é o futebol minha gente. Quando até o mais pessimista dos vascaínos espalhados pela face da terra acreditava numa vitória do Gigante da Colina nesta tarde, eis que veio o empate, para frustração da galera.

O Vasco jogou muito mal e poderia até ter perdido o jogo para um Palmeiras mais preocupado em não levar gols, do que fazer. Coisas do futebol.

Um primeiro tempo irreconhecível do Vasco. A bem da verdade, fica até difícil apontar algum culpado nos primeiros 45 minutos, já que ninguém se empenhou. Jogadores como Eder Luís, Diego Souza e Felipe (este último, até podemos dar um desconto, pois jogou de lateral), não fizeram absolutamente nada, o que dificultou muito para nossa equipe.

De bom mesmo no primeiro tempo apenas 03 finalizações do Vasco, com Eder Luís, Alecsandro, de cabeça e Romulo, num chute sensacional de fora da área, quando o Alecsandro havia sido derrubado por trás, dentro da pequena área, e o juizinho ignorou(mais uma vez pra variar). Aqui, cabe até uma reflexão. Realmente os juízes tem medo de marcar lance capitais a favor do Vasco, principalmente quando eles acontecem longe de São Januário.

O panorama da segunda etapa não mudou muito. Um jogo morno, sem emoção, com os jogadores se arrastando em campo e nosso técnico, digo, interino, sem coragem para mexer.Quem sou eu para ficar criticando, agora, tem que tentar alguma coisa. Hoje, ele colocou o Carlos Alberto faltando 20 minutos para acabar o jogo, depois, faltando 10, trocou 06 por meia dúzia, ao colocar Feltri no lugar do Felipe.

Estava claro que o jogo só melhoraria se houvesse um gol para qualquer lado. Infelizmente este gol veio para o adversário, após Felipe perder uma bola boba e dar o contra-ataque ao Palmeiras.

O gol incendiou o jogo e o Vasco finalmente acordou. A partir daí houve de tudo. Zagueiro do Palmeiras cortando a bola com a mão dentro da área (ESCANDALOSAMENTE). Diego Souza perdendo um gol, numa falha bisonha e, no gol de falta do Juninho, o zagueiro palmeirense teria que ter sido expulso no lance, já que estava pendurado com o amarelo.

Não quero nem pretendo reclamar de arbitragem, ainda mais quando o Vasco não jogou nada. Mas como erram contra o Vasco. Para completar a tarde infeliz, Alecsandro fez um gol, quando estava 01 milímetro impedido e o bandeirinha... (AGORA ELE NÃO TEVE DÚVIDA).

Ainda somos o líder, mas é bom tomar cuidado. Como disse anteriormente, estes 03 pontos já estavam computados, e não vieram. Agora, serão 02 jogos em São Januário, inclusive, o próximo será contra o segundo colocado (pelo menos quando escrevo o post). Quer dizer, uma chance e tanto de se manter mais líder que nunca, ainda mais, quando o jogo se dará no sábado. Quem entrar em campo no domingo, não terá chances de ultrapassar o Vasco.

Ótima semana a todos.

Ps. l. Enquanto isso, no Rio, o Flamengo passava aperto contra os reservas do Santos. Estou longe de ter o poder da mãe Diná (rs), mas ficou fácil imaginar que o juiz inventaria alguma coisa. Pois é, o jogador do urubu se jogou na área, o juiz que fica perto do gol sinalizou que não houve nada, mas, mas, mas, pênalti e gol com 03 pontinhos para o saco. Só para lembrar. No ano passado, houve 02 penais ESCANDALOSOS nos 02 jogos contra eles e... perdemos o campeonato.

Ps. 1. Pelo que vem jogando,  Eder Luís passa a ideia de que está mesmo querendo sair. A conferir...

Abraços.

6 comentários:

Digo disse...

Pô, eu acho que houve ma fé da arbitragem, rolou o apito amigo. Esse masiglia é um bundão

Lima disse...

Está dando raiva ver o Éder Luiz jogar...

Paulo da Cancela disse...

Estou com o Digo. O jogo contra a raposa é muito importante, eles estão em segundo e temos que abrir uma vantagem confortável.

Sds

Carla Lia disse...

Uma vergonha: " a ponta da chuteira do Alecsandro estava um pouco a frente". Queria ver se fosse o Flamengo ou Corinthians a opinião da Globo no lance. Onde está a recomendação da Fifa? Isso será o campeonato todo, uma vergonha. Nem falo do pênalti, pois para a Globo foi bola na mão, outra vergonha!

abs

Zé Julio disse...

Impossível assistir jogo pela Globo, pois em todas as partidas eles acham um pênalti contra nós. Sobre a recomendação da FIFA, deve estar escrito, que não se aplica a favor do vasco da Gama.
O resultado em si, não foi dos piores. Lideres absolutos.

abs

Ruy disse...

Realmente é uma vergonha a Flaglobo e essas arbitragens. Aquele lance da falta inventada do Felipe foi outro absurdo, todos enxergaram a simulação do porco só esses pilantras não!

Contra tudo e contra todos estamos na ponta!

vascooooooooooo