domingo, 27 de maio de 2012

[Libertadores] e[Brasileirão]

 

Amigos, eu estive fora do estado nessa semana sem um acesso a internet, por isso não atualizei após o jogo da libertadores.

De volta ao batente, vamos falar sobre o que aconteceu desde Domingo passado;

Quarta-Feira jogamos nosso sonho do bi da libertadores fora. Foi um dos jogos mais brigados e disputados que eu já vi, cada palmo de grama era palco de uma batalha entre jogadores do gambá e do Vasco.

Jogamos bem, agredimos o dono da casa e nunca recuamos. Nunca recuar, nunca se render, esse é o espírito. Mas infelizmente os paulistas fizeram o mesmo e apenas nos minutos finais encontraram o gol. Encontraram mesmo, porque o empate seria o resultado justo. Um lance que para mim, foi mais polêmico que o gol perdido de Diego Souza, pois Paulinho subiu livre e desimpedido para cabecear aquela bola inexplicavelmente.

O lance do Diego Souza ao meu ver, foi uma infelicidade. Para o Diego, porque o Cássio operou um milagre. 90% das pessoas disseram: “Ah mas porque não driblou o goleiro?”

Certamente seria um golaço se isso tivesse acontecido, mas eu tenho certeza que o camisa 10 teve a melhor das intenções ao bater e bem, no canto. Pensou que driblar o goleiro aquela altura do jogo, em uma partida de tanta importância seria uma imprudência. E é verdade. Certamente Romários, Edmundos e Bebetos teriam deixado Cássio no chão e empurrado nas redes, mas o Diego Souza não é Romário, nem Edmundo, nem Bebeto.

Portanto ele é culpado até a página 2. Ele é tão culpado quanto o Jorge Henrique que dentro da pequena área chutou no canto e Fernando Prass tirou com a perna direita.

No mais, o jogo foi decidido nos detalhes. O resultado, ou melhor, a falta de resultado no jogo de ida foi determinante. A chuva que caiu aqui foi uma tragédia ao meu ver, pois impediu um jogo melhor tecnicamente e um resultado positivo.

O importante, embora uma eliminação ser sempre um desastre, é que desta vez, perdemos na bola. Para variar uma arbitragem em jogo do Vasco não foi tendenciosa, pelo contrário, Leandro Pedro Vuaden apitou MUITO bem esta partida. O que me deixa surpreso já que, me corrijam se estiver errado, é o mesmo canalha que apitou Vasco x Galo em São Januário e não deu UMA falta pra gente em 2011.

Tudo que eu exijo dos jogadores do Vasco é que eles honrem a camisa que vestem. Esse grupo honra. Mesmo convivendo com salários atrasados, falta de um CT e outros problemas, não se entregam e estamos sempre disputando as competições para vencer, e isso muito me orgulha. Todos odiamos perder, e como vascaínos nos acostumamos a vencer, mas eu pelo menos, estou em paz com o Vasco e com esses jogadores.

A verdade é que nós viemos de uma década de má gestão, e não vai ser de um ano para o outro que as coisas vão se consertar. Deve se melhorar a cada ano um pouquinho, e se pensarmos bem, a pouco tempo estávamos na série B. De lá para cá o Vasco só subiu, a cada ano melhoramos um pouco. Fizemos um ano mediano em 2010, um ótimo ano em 2011 com uma taça, e em 2012 fizemos duas finais embora perdidas e chegamos nas quartas da libertadores. O ano ainda não acabou, pelo contrário, não estamos nem na metade e ainda pode vir coisa boa por aí. Se não o título brasileiro, uma vaga na libertadores é bem possível, e libertadores é isso mesmo, você disputa uma, duas três vezes ou mais até estar pronto para vencer, e nem sempre isso acontece.

Ano que vem, certamente estaremos lá outra vez.

Durante a semana, só notícias ruins; Dívidas com o elenco, em especial Juninho...Perdemos o Kim para o Náutico, que embora não seja um craque fez alguns poucos jogos bons e diminuiu o nosso já pra lá de enxuto elenco…e aconteceu o que eu já sabia que ia acontecer; Thiago Feltri se lesionou e para por 10 dias. A responsabilidade cai nos ombros do garoto Dieyson que é promissor mas está longe de poder assumir a lateral do Vasco…

Para falar do jogo de ontem, eu deixo com o Léo:

Portuguesa 0 X 1 Vasco

Valeu a vitória por 03 motivos.

- Jogo fora – importantíssimo somar pontos.

- Adversário – a Portuguesa é candidata ao rebaixamento.

- O gol de placa do Alecsandro - valeu o ingresso.

Fora isso meus Prezados e Bons Amigos, o jogo foi horrendo, parecia uma pelada entre amigos, aquelas dos sem-camisas contra os com-camisas.

Ainda sob os efeitos da marcante desclassificação da Libertadores, o Gigante da Colina entrou em campo completamente de ressaca para o jogo desta noite. Foi nítido o abalo que tomou conta de nossos atletas. Um jogo muito fraco tecnicamente. Por sorte, marcamos o gol logo no inicio da primeira etapa (gol este que será o mais bonito da rodada), que acabou nos proporcionado os 03 pontos e a liderança provisória do longo e cansativo campeonato brasileiro.

O Vasco venceu hoje muito mais pela fragilidade do adversário do que pelos próprios méritos. Fez um bom primeiro tempo, mas foi dominado no segundo. Acreditem, foi ataque contra defesa. O Vasco foi incapaz de proporcionar o contra-ataque, fez de tudo para levar o empate. A Portuguesa pagou caríssimo por não ter um jogador de uma categoria um pouquinho melhor para empurrar a bola para as redes. Mas vejam, foram tantas as oportunidades, que, revendo os lances, o placar foi muito, mas muito injusto.

A vida continua. Ainda estamos frustrados. Eu, particularmente me sinto como se tivesse levado uma porrada no meio da cara. Creio ainda, que este é o sentimento da maioria. Agora, só se cura esta ferida com vitórias. Vai ser difícil apagar da mente, porém, começamos muito bem o campeonato, e, apesar da fraca apresentação de hoje, mais importante, no final, foram os 03 pontos.

Após a fatídica desclassificação da Libertadores, os problemas até então ocultos, começam a aparecer. Leio que os salários do Vasco estão com 02 meses de atraso e os de imagem com 03. Gente, não podemos de maneira alguma entrar no mérito da parte administrativa do clube, agora, por favor, a diretoria não pode cair no mesmo erro da anterior. Não consigo assimilar um clube da importância do Vasco, deixar se levar por crises financeiras, onde, clubes de menor ou nenhuma expressão conseguem recursos capazes de sustentar elencos no ano inteiro.

Força diretoria, estamos confiantes. Renovem os contratos de Felipe Bastos e Eder Luís, eles merecem. Não deixem o Juninho sair agora, Ele precisa encerrar a carreira no Vasco, pois,assim como Romário e Edmundo, ele deu sangue todas as vezes em que vestiu esta camisa.

Amigos, uma excelente semana a todos. De acordo com a tabela, o Vasco só volta a campo em 06.06.2012, onde pegará o Náutico em casa. Haverá tempo suficiente para treinar, recuperar o Dedé e outros que estiverem no departamento médico. Enfim, arrumar a casa. Abraços.

 

Para encerrar:

Com o fim da libertadores mais cedo, o jeito agora é aproveitar que começamos com o pé direito, três vitórias, e torcer contra Corinthians e Santos que caso estivessem fora da libertadores, seriam favoritos ao título. Faltam duas partidas para Corinthians ou Santos, e como a gente sabe, cada ponto é um metro mais perto da taça nesse brasileirão. Ano passado ficamos a uma vitória da taça, por isso eu não estou nem aí se vencemos a portuguesa bonito ou não. Se tivéssemos vencido o Figueirense em casa, seríamos penta em 2012.

16 comentários:

LÉO disse...

Somos lideres ao lado do Botafogo. É importante somar o maior número de pontos logo de cara, pois, num campeonato longo, só sobrevive que tem um elenco de qualidade. Logo, logo, aparecem os lesionados, os suspensos, aqueles que caem de produçao, enfim.

Como só nos resta este campeonato no ano, temos que buscar, no mínimo, a volta para a libertadores. Está só no início, mas já promete.

Boa semana a todos.

Gabriel Gago disse...

Exato.
Além do mais, tem a janela de transferências daqui a muito pouco, e sabemos que vários craques vão embora, como provavelmente leandro damião. muitos vão perder titulares. Se o Vasco não perder ninguém mais, e tomar vergonha e contratar reforços, mas reforços mesmo, para aonde precisamos, podemos ir longe.

Por isso, volto a dizer; Ganhamos feio, mas ganhamos. Além do mais, a bicicleta do Alecgol já pode ir pra lista de gols mais bonitos do ano.

Liso disse...

A do DS, foi uma fatalidade, jogamos muito bem!

Ontem, com o golaço do Alecgol, juntamos mais uma gordurinha importante.

abs

Ruy disse...

O adeus a Libertadores, só tem um culpado - a diretoria. Sim, ela não contratou ninguém para as nossa deficiências (defesa uma delas). O Diego não pode ser crucificado.

Acho que esse nosso time atual, será muito desmantelado.

2a rodada, 6 pontos. Maravilha!

Paulo da Cancela disse...

Não foi um bom jogo contra a Lusa, mas os 3 pontos estão lá, afastamos a crise da Libertadores e com golaço.

Hora de tirar todos do DM.

abs

Manfredi disse...

Não tem jeito, Libertadores agora só em 2013, vamos correr atrás. Sábado, mais uma vez recuamos e tomamos um tremendo sufoco. Valeu + 3 pontos importantes fora de casa!

Carla Lia disse...

Também não culpo o Diego Souza pela nossa eliminação, demos uma bobeira no final, diversas faltas na entrada da nossa área e chutões. Dava pra levar para os pênaltis.

Muito importante essas 2 primeiras rodadas, ponto fora de casa é sempre muito bem-vindo!

Abraços e boa semana a todos

Lair Dias disse...

transcrevo notícia do jornalista André Marques via twittwe: O Mito Dedé está preocupado com a crise financeira do Vasco e torce para que os companheiros pensem como ele e continuem...

Eu estou preocupado com o nosso elenco.

Vamos vascão, sempre em frente!

Lair Dias disse...

Corrigindo - Twitter

telmo disse...

Gabriel -Veja essa mensagem que recebi ao acessar o blog:
Detalhes:

Página Web:
http://apalavradoalmirante.blogspot.com.br/2012/05/libertadores-ebrasileirao.html

Descrição:
O acesso a esta página web foi bloqueado pelo %produxt_name%.
A página web está na lista de websites com conteúdo potencialmente perigoso

telmo disse...

Gabriel e amigos - Me ajudem. Uso o antivirus ESET NOD32 e ao acessar o blog, recebo uma msg avisando que o endereço do blog está na lista de páginas suspeitas. Será que isso só está acontecendo no meu computador? abs

Lenon disse...

Telmo é melhor trocar o seu antivírus pelo AVIRA.

Boa sorte

telmo disse...

Valeu Lenon, funcionou e a msg parou.

abraços

Gabriel Gago disse...

Opa Telmo
Desculpe só te responder agora, mas o que o Lenon disse seria a minha resposta também.
Eu usava o NOD 32, mas depois de que eu conheci o Kaspersky nunca mais quero outro antivírus.

Zé Julio disse...

Muito preocupado novamente com essa nossa situação financeira e atrasos de salários. Uma coisa eu vou logo avisando: se o Fellipe Bastos ou o Eder ou o Fagner deixarem nosso time para algum outro clube aqui do Brasil, eu esse ano não irei mais acompanhar o nosso time.

Ruy disse...

A porra do "Almirantinho" criado pelo Ziraldo para a Revista OFICIAL do Vasco, já está em 2 milhões de divida. PQP, é muita incompetência. Ele já acionou o clube. Difícil sobreviver!

SDS