sexta-feira, 4 de maio de 2012

Fumacê

 

Como vocês já devem ter percebido, a algum tempo eu comecei a diminuir a atualização do blog, e praticamente eliminei os posts referentes a assuntos gerais do clube, focando apenas sobre os jogos. Os motivos não vêm ao caso, mas hoje será exceção;

Algo suspeito acontece nas divisões de base do Vasco. Volta e meia surgem notícias de descaso do clube como no trágico episódio da morte de um menino que participava de uma peneira em Itajaí, até denúncias graves sobre livre ação de empresários aliciando os cadetes vascaínos.

Hoje foi noticiado que Thiago Mosquito ( que para mim é gato ) acertou sua ida para o São Paulo, fato que revoltou o presidente Dinamite.

Entre Novembro e Dezembro Yago Morais saiu do Vasco afirmando que existia favorecimento a alguns jogadores por parte de funcionários do Vasco, e logo depois acertou com o Flamengo. O mesmo fez o jovem Raphael Henrique também dando declarações complicadas no seu twitter:

"@RafaelHenriiq A partir de hj não faço mais parte do C.R Vasco Da Gama, o ciclo se encerrou. Que Deus perdoe essas pessoas ruins"; e,

"@RafaelHenriiq Porque o vasco é muito maior do que essas coisas, um dia tudo isso acaba, espero!!".

Na mesma época, o lateral direito Heitor que havia ganho a titularidade foi sumariamente afastado a mando supostamente, do coordenador das divisões de base do Vasco, o Sr. Humberto Rocha, em um episódio que supostamente envolvia uma retaliação ao caso Yago. Ainda neste período

Antes disso, em Janeiro de 2010, o então amador Muralha, hoje profissional do Flamengo, deixava o clube após 10 anos de formação por causa de uma divergência menor que um salario mínimo.

Sabem em que posição o Vasco terminou o torneio OPG do ano passado entre os oito clubes do estado? em último! mesmo contanto com jovens talentosos como o zagueiro Jomar que já fez algumas partidas como profissional, e Luan. Marlone e Arthur são jogadores ótimos no meio de campo e o ora lateral, ora atacante Washinton é um atleta versátil, habilidoso, de encher os olhos, além de outros jovens bons de bola como Marcus Vinícius, Romário ( que entrou no jogo contra o Macaé), Romarinho e Rodrigo Dinamite.

Semana passada o ex craque do Vasco, Geovanni atacou o Vasco reclamando da falta de oportunidades para seu filho, Andrey, mesmo com o desempenho ruim dos juniores.

Agora eu pergunto: Qual o último craque revelado pelo Vasco? Alguns irão dizer Phillipe Coutinho que foi vendido cedo demais pelo sapo gordo para a Inter de Milão, que por sua vez está fazendo de tudo para fuder com a carreira do menino. Outros, mais exigentes, irão dizer Helton ou ainda Edmundo… é por aí mesmo.

Enquanto eu escrevia isso aqui em cima, saiu a notícia na Rádio Tupi que o Allan teria sido vendido para um clube da Itália. Os direitos econômicos do jogador pertencem ao clube Deportivo Maldonado, um time uruguaio de empresários, e existe uma cláusula no contrato que determina a multa na quantia de 3 milhões de euros. O Vasco receberia 20% desse valor.
Recentemente, o clube sofreu com o mesmo problema quando o zagueiro Anderson Martins e o volante Jumar saíram do Vasco e o cruz-maltino nada pôde fazer. Mas sinistro mesmo é entender a situação do Allan, que era do Madureira, veio para o Vasco, voltou para o Madureira, que vendeu ele para o Deportivo Maldonado (sem comunicar ao Vasco), sendo que nessa volta, o acordo era que o Vasco teria o direito de compra do passe por XX milhões. O Vasco acionou o Madureira na justiça e foi decidido que o clube suburbano indenizaria o Vasco em torno de R$ 1 milhão. Deu para entender?

Algo de muito sinistro acontece com o Vasco nas suas categorias de base, mas não para por aí. Diversos jogadores têm seus passes nas mãos de empresários ou de outros clubes e sempre que alguém sai do Vasco, a notícia é a mesma; De que o Vasco “não podia fazer nada”.

Podia sim, não se sujeitar a ser marionete. Estipular contratos compensatórios para o clube, não só ao jogador e seu empresário, e dar mais valor, mas principalmente atenção, a sua categoria de base.

Em outros tempos, craques era formados todos os anos pelo Vasco. E ainda podem ser, basta o clube agir com seriedade. Dono da segunda maior torcida do estado e terceira maior do país, basta o Vasco organizar peneiras regularmente que vai encontrar uma centena de jovens promissores todos os anos. Mas de nada adianta se uma vez no Vasco, jogarem os “apadrinhados” e não os talentosos.

Algo precisa ser feito.

Se o Dinamite não estiver ciente do que acontece, deveria ficar. Se está, então é pior ainda, e Deus me livre pensar que ele faz parte.

3 comentários:

Zé Julio disse...

PODRIDÃO!

kiko disse...

O nosso Vasco não é do Vasco, é propriedade dos expertos.

saravasco

Digo disse...

4a Dedé tá fora..... F&5d&u!