terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Resumão 2011

 

No colégio onde me formei ( que fiquei sabendo, será fechado em 2012) todo final de ano tínhamos que preparar um resumo de cada matéria sobre o que foi aprendido ao longo do ano.

Eu preparei um resumão sobre essa temporada do Vasco:

Campeonato carioca:

Começamos feio, insistindo em um treinador que estava óbvio que só traria desgraça ao clube, e a merda atingiu o ventilador após a derrota para o Boavista com a queda de PC Gusmão. O Vasco fazia o pior início de ano de sua história e o otimismo que havia após o final de 2009 com um ano seguro e o começo da nova temporada se transformava em preocupação. Carlos Alberto (certamente ) e Felipe (erradamente) foram pegos para Cristo, assim como PC.

A chegada de Ricardo Gomes trouxe uma paz que o jovem elenco do Vasco precisava e nunca tinha conhecido, reintegrando Felipe e decidindo definitivamente pela separação do Vasco com Carlo Alberto, RG começou imediatamente a colher frutos. As vitórias foram aparecendo e o outrora candidato a rebaixamento chegou a final do returno contra o Flamengo, mas três pênaltis mal batidos deixaram escapar a taça.

Copa do Brasil:

A Copa do Brasil já estava rolando enquanto isso, e o Vasco começou enfrentando bagaças do estilo de Comercial-MS e ABC-RN. O primeiro adversário de peso foi o Náutico, e jogando nos aflitos o Vasco fez sua primeira grande exibição do ano derrotando o mandante por impiedosos 3-0 e empatando o jogo de volta sem gols. Depois disso foram seis jogos duros contra o Atlético-PR, Avaí e finalmente Coritiba. Se tecnicamente o Vasco não foi brilhante na reta final, soube ser eficaz e ainda vimos grandes jogos, culminando na final mais aguardada da década vascaína. Os reforços que vieram após o início miserável de ano; Diego Souza e Alecsandro já eram peças fundamentais do Vasco que iniciou o…

brasileirão arrebentando o Ceará e o América-MG com o time reserva. Uma derrota inesperada por 5x1 para o mesmo Coritiba que viríamos a vencer na final da CB foi a primeira derrota do Vasco que após o título inédito fraquejou nos quatro jogos seguintes; Empate de 1 x1 contra o Figueirense, empate de 1 x 1 com o Grêmio, vitória magra sobre o Atético-GO por 1x0 e derrota para o Corinthians por 2x0.

A partir da vitória contra o Inter-RS (2x0) que marcou a volta do reizinho, o Vasco encaixou uma série de mais cinco jogos sem perder e já estava embalado, mostrando um futebol vistoso que perdurou até o final do campeonato.

No entanto, o Vasco foi irregular e perdeu pontos preciosos contra o Botafogo (0-4), América-MG (1-4),Figueirense (1-1),Atlético-GO (1x1),Corinthians(2x2),Inter-RS(0-3),Atlético-PR(2x2),São Paulo(0x0),Santos(0-2), e Palmeiras(1x1). Todos jogos contra adversários menores, ou ainda que contaram com erros grosseiros de arbitragem, a exceção de Santos e Inter-RS aonde fomos batidos na bola.

A temporada acabou contra o urubu, e o Vasco precisava de vencer e contra com uma derrota do Corinthians/CBF para o time SAFADO do Palmeiras, que não aconteceu. Fomos roubados em um pênalti, o que se tornou corriqueiro e assim não tiramos o império do mal da libertadores, ( o que acabaria não acontecendo porque Coritiba e Figueirense não venceram seus jogos) o que iria atrapalhar MUITO os planos da Globo. Era o “título” que restava porque a …

Sul-Americana já estava perdida assim como o sonho da tríplice coroa. Palmeiras, Aurora-BOL e Universitário-PER foram superados, mas não “la U” com seu futebol rápido e eficaz, mas principalmente descansado.

Time: Depois do início da temporada o mercado de jogadores no Vasco ainda foi ativo. Perdemos Ramon e Anderson Martins, titulares da campanha vitoriosa da CB e trouxemos o mediano Renato Silva e o apagado Julinho para seus lugares. O primeiro por força do destino e falta de opção firmou-se titular, e o segundo pouco jogou, mas quando fez não empolgou. Além deles, Marcel pediu para sair ainda no carioca porque não gostou de ser banco do Elton que mais tarde fez diversos gols salvadores na Copa do Brasil e no brasileirão (barrando até Alecsandro). Jéfferson,Enrico,Carlos Alberto e Caíque foram emprestados e apenas o primeiro fez falta, além de Fernando que ficou sem contrato e rumou para o Americana, que Deus lhe ajude pois é um grande profissional e pessoa.

Victor Ramos, Kim, Leandro, (que chegou ainda no início do campeonato) Misael e Chaparro nunca jogaram alguma coisa que se preze sendo que o último só jogou duas vezes e por pouco tempo.

Mas por outro lado, vimos o crescimento de Rômulo que chamou a atenção até de Mano Menezes, e de Allan que virou um coringa no elenco, jogando de lateral ou meia com qualidade, Fernando Prass jogar TODAS as partidas no ano e falhar muito pouco, Dedé ser soberano em todos os sentidos, o renascimento de Diego Souza para o futebol de primeiro nível, a polivalência de Jumar (que teve que segurar o rojão quando o Cristóvão viu que poderia juntar Marcio Careca e Julinho e não teria UM lateral esquerdo) jogando de lateral esquerdo, a volta de Nilton após duas sérias lesões sem lembrar aquele volante perigoso (para nós!) do campeonato de 2010. Vimos o Vasco criar uma dependência de Éder Luís muito grande, que pode ser bom quando ele está bem e mal quando ele não joga nada, vimos um Fágner se tornar o melhor lateral direito do país e  além disso, vale a pena mencionar o Alecsandro que teve um longo período sem fazer gols mas em um contexto geral fez gols de suma importância como na final da Copa do Brasil e nas oitavas da Sul-Americana contra o Universitário-PER.

Surgiu também um tal de Bernardo que tem a rabiola virada pra lua, já que faz muitos gols importantes e casou com a camisa vascaína.

Como se não bastasse, o Vasco jogou metade do campeonato brasileiro e o resto da Sul Americana se seu treinador, Ricardo Gomes que sofreu um AVE e graças a Deus resistiu, mas só voltará ao clube em meandros de Fevereiro de 2012.

Fomos o terceiro colocado no turno e quarto no returno do brasileiro, segundo no geral. Colocamos três jogadores na lista dos melhores do campeonato ( Dedé-Zagueiro pela direita), Fágner (lateral direito), Diego Souza ( Meia pela direita), e Rômulo que ficou em segundo lugar na disputa como volante pela esquerda, além de o melhor treinador que ficou com a dupla Cristóvão/Ricardo Gomes e o título de craque da galera para Dedé. Sendo que o último prêmio é escolhido pelos votos populares, em um campeonato que teve Neymar, Damião,Borges e etc.

Acho que falei tudo. A temporada terminou e agora que os jogadores estão descansando o trabalho da diretoria começa de verdade para definir os contratos que serão encerrados no fim desse ano ( Elton, Bernardo e Juninho) e observar os possíveis reforços para 2012, mas isso é assunto pra um tópico mais a frente.

8 comentários:

Anônimo disse...

Gabriel.

Seu resumo está perfeito. O saldo do Vasco no ano é altamente positivo e cremos sim que com um bom planejamento (nossa diretoria já provou que sabe administrar), chegaremos longe em 2012.

Só a título de esclarecimento. Mesmo que o Vasco ganhasse do Flamengo, este ainda ficaria em sexto lugar, com vaga na Libertadores, só trocando de posiçao com o Internacional. Para o flamengo ficar de fora, era preciso que Coritiba ou Figueirense ganhasse seus jogos, o que acabou nao acontecendo.

Uma coisa eu aprendi (ainda que tarde), realmente a rivalidade (falo da rivalidade saudável), só existe mesmo no Rio de Janeiro. Em S.Paulo, todos ajudaram o Corinthians e em Minas, o Galo tomou um sacode que nao é normal, livrando o Cruzeiro do rebaixamento... Já no Rio, todos os times vibraram pelo fato do Vasco nao ser campeao...

Abraços.

Léo disse...

Perdao este anönimo acima sou eu.

Ruy disse...

Depois de um início de ano turbulento, a calmaria reinou na Colina histórica. 2012 promete!

sds

Zé Julio disse...

Hora das férias, só que a direção já tem que estar trabalhando 2012. Dispensar contra-pesos e contratar com objetividade (dentro do orçamento e jogadores que queiram somar). Quem vier, precisa estar nessa sintonia de 2011.

Vascooooooooooooooo

Murilo disse...

Não estou aqui para polemizar no blog. Só que peguei o exemplo do foguinho com o Jobson e pensei: não seria, em função da Libertadores, bater um papo reto com o CA? Quem sabe a lição foi absorvida e ele voltaria com um contrato vinculado a produção e comportamento!? Na nossa campanha para o retorno a série A, ele foi importante e poderia nos ser útil nessa fase. O time está equilibrado e ele não é mais a estrela do time... quem sabe? Tiago, também poderia reforçar nosso gol, como tb vejo o Jéfferson como reforço.

abraços

Lima disse...

É Murilo, não tenho dúvida que se o CA quisesse ele seria muito útil e poderia até ter estado na naquela ridícula festa sendo premiado, a opção foi dele. Agora, todo mundo pode mudar sim!

Acho que a grande prioridade agora é o Dedé, que está pedindo ao Vasco um plano de carreira, isso é planejamento. Espero que o Dinamite não perca essa oportunidade!

Beleza o resumão, Gabriel.

Abraços

kiko disse...

AINDA MUITO REVOLTADO TRANSCREVO AS PALAVRAS DO VASCAÍNO ADALBERTO FERREIRA DA SILVA(Cuiabá-MT) Supervasco:


O que fizeram contra o Vasco não é nem um pouco diferente do que fazem com o povo no Brasil. As tramas sujas de Ricardo Teixeira e Andrés Sanches não são diferentes das mutretas das figuras nefastas que ocupam cargos políticos. Por isso que deixar um RECADO AOS CORINTIANOS E FLAMENGUISTAS: SÓ GENTE SEM CARÁTER, SEM MORAL, compactua com a injustiça, porque o ser humano justo combate a imoralidade e injustiça. Ou a imoralidade deixa de ser imoralidade quando nos beneficia? Isto chama-se falta de princípios éticos e morais. O futebol é uma extensão de nossas vidas,nas quais manifestamos o nosso caráter. E aqueles que estão vibrando com a imoralidade dão uma prova eloquente do caráter que possuem. O mundo dá muitas voltas. O mundo do futebol, mais voltas, ainda. E no dia que os Corintianos e Flamenguistas forem vítimas do mesmo mal, podem ter a certeza que contarão com a solidariedade dos vascainos, cujo sentimento de justiça é inerente à nossa formação moral. Lutamos contra o rascismo, e lutaremos sempre pela igualdade e justiça.
==

Dedé prioridade zero, ele está querendo.

Saravasco

Paulo da Cancela disse...

Irritante, até na Conmebol o Corinthians-CBF, levou vantagem na tabela. As últimas rodadas do brasileiro foram ridículas; vasco 3 clássicos seguidos e eles apenas 1. VERGONHA!

abs