sábado, 23 de outubro de 2010

Vasco x Urubu, 31ª rodada Pré-Jogo

Olá meus caros amigos!

A semana foi de trabalho lento aqui no Palavra, mas espero que tenha sido justamente o contrário na colina, afinal de contas, amanhã encaramos eles:O inimigo, o coisa-ruim, o tinhoso, o lado negro da forca…

É brincadeira. Amanhã enfrentamos o Flamengo ( notem que é a primeira vez que uso este nome no blog) e como sempre a apreensão e a vontade de vencer são muito maiores do que em qualquer outro jogo, e… para por aí.

Eu, não sou daqueles que juram ódio ao Flamengo, que torcem pelo seu infortúnio, que, como diria Eurico “Quer que o Flamengo exploda!”

Eu penso que a rivalidade é esportiva, e como tal, deve ser baseada em respeito ao adversário primeiramente. Respeito, mas sempre com vontade de superar o outro, e só.

Se o Vasco e o Flamengo fazem o “clássico dos milhões” é devido à importância dos clubes, à grandeza de sua torcida e a importância de suas conquistas. Mas o que mais interessa é o seguinte: É só futebol!

E futebol deve servir para entreter, para dar exemplo. Se futebol é arte, e a vida imita a arte, acho que queremos que ela seja feita de bons exemplos, não?

Então como exigir que o povo carioca, brasileiro enfim, seja mais educado, cortês, se o futebol, que deveria dar espetáculo, tantas vezes serve como mal exemplo? Se tantas vezes proporciona cenas de verdadeiras batalhas campais?

Eu ABOMINO qualquer demonstração de violência no esporte, e principalmente vinda dos jogadores do meu time. Se eu estou assistindo o jogo com meu filho e um jogador dá uma bofetada na cara do adversário, sou EU que tenho que explicar a ele que a vida não é assim, que violência não leva à nada, e que o “moço malvado pediu desculpas ao outro moço” ( mesmo sabendo que não).

Então, para mim, muito me preocupa as declarações de Luxemburgo, afirmando que “como Flamenguista sempre iria querer vencer o Vasco ( até aí a recíproca é verdadeira) e sempre iria torcer contra o Vasco”

Porque? O que o Wanderley ganha quando o Vasco perde? A menos que seja dinheiro em casa de apostas ( atividade proibida no país) NADA. E o mesmo serve para o Vascaíno.

Existe uma expressão na língua Germânica, que exprime o sentimento de estranha felicidade quando vemos outra pessoa se “dar mal”, sendo fisicamente ou não, desde um tropeção seguido de tombo a perder uma aposta verbal: Schadenfreude”

Embora eu duvide que Luxemburgo tenha sequer ouvido falar nela, acho que explica muito bem a situação, e acredito que isso só pode ser explicado da seguinte maneira: Inveja.

Pois fique sabendo Sr. Luxemburgo, que se o Sr. é incapaz de obter felicidade apenas pelos seus feitos, necessitando de uma ação feia dessas, tenho-lhe muita pena. O Sr. é um técnico muito capacitado ( embora tenha feito um papel RIDÍCULO no Galo), pessoa até que se prove contrário, cumpridor de suas obrigações, e formador de opinião. E como tal, deveria pensar melhor nas consequências de suas declarações, se isso pode desencadear uma violência numa tarde que deveria ser de festa, e de repente um pai de família não voltará para casa. Vascaíno ou Flamenguista.

Amanhã, assistirei a partida em casa, no conforto do meu condicionador de ar e meu sofá de couro, acompanhado de diversos amigos, Vascaínos e Flamenguistas, e ao apito final iremos todos tomar nossa cervejinha e dependendo de quantas, falar bastante besteira e confraternizar-mos, coisa que no Engenhão, sei que não vai acontecer.

VASCO X FLAMENGO - 24/10/2010 - CAMPEONATO BRASILEIRO
VASCO: 1-Fernando Prass, 23-Fagner, 3-Cesinha, 16-Dedé e Diogo; 8-Rafael Carioca, 37-Romulo, 21-Fellipe Bastos e 6-Felipe; 10-Zé Roberto (9-Nunes) e 7-Eder Luis. Técnico: Paulo César Gusmão.

FLAMENGO: Marcelo Lomba; Léo Moura*, Welinton, David e Juan; Maldonado, Willians, Kleberson, Renato; Diego Maurício e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo**.
*Ex-jogador do Vasco
**Ex-técnico do Vasco

Saudações…/+/…

PS: A primeira oportunidade de Wanderley como profissional fora das quatro linhas foi no Vasco, sendo auxiliar de Antônio Lopes.

De nada, Wanderley.

7 comentários:

Zé Julio disse...

Wanderley é babaca! fugiu de Minas e quase foi para o Chile!

Caio disse...

Amanhã, mesmo com sérios desfalques, calaremos esse Luxembrega!

FICA CAETANO........

SAUDAÇÕES

Liso disse...

Mesmo desfalcado de 3 titulares, tenho fé que vamos meter o ferro na mulambada,

saudações

Liso disse...

Fim 1o tempo, estamos jogando com 10, Nunes não faz nada!

Vamos vascão.

abraços

Liso disse...

Nada de recuar, hein PC!

Vascoooooooooooo

Liso disse...

Roubados e não entendi a permanência do Nunes. Recuamos muito antes da expulsão injusta do Dedé.

abs

Léo disse...

Mais uma entrega, mais um empate:

É incrível como o ano do Vasco já acabou,faltando ainda várias rodadas para acabar o campeonato. Ninguém se empenha mais. Não há mais luta. Se pelo menos os jogadoresa mostrassem um pouquinho mais de vontade, ainda existiria uma sensação de libertadores. Mas nem isso.

Vascaíno, feliz 2011.