domingo, 17 de outubro de 2010

Vasco x Atlético-GO, 30ª rodada

Viram como o Vasco é surpreendente?

Após dar uma lição de futebol no Corinthians, vai à Goiás e toma 2 x 0 do time da casa, que briga para não cair.

Surpresa.

O time não jogou! Aceitou desde o início a pressão do Atlético, e não soube contra-atacar (Contra atacar? odeio hifens), simples assim.

O Atlético iria jogar para cima, e dificultar o jogo do Vasco, até aí todo mundo sabia por dois motivos: 1) Está na briga contra o rebaixamento e jogando em casa e 2) Sempre faz seus melhores jogos contra times grandes ( como ganhou do Corinthians e Fluminense[ se é que Fluminense é time grande!]) o que ninguém entendeu até agora é como o Vasco não quis jogar, não lembrou em nada a equipe de Quarta-Feira.

Em um campeonato difícil como o Brasileiro, não basta ter qualidade, é preciso determinação e sangue frio. E estas são duas coisas que volta e meia somem do Vasco, como hoje, e ninguém nunca sabe quando voltam, como os jogos de Fluminense,Santos e Corinthians, e essa letargia só pode ser retribuída assim, com derrota.

Quem apontar como pior em campo, ou piores? Carlinhos que foi expulso? Allan que cometeu pênalti? é difícil dizer, principalmente quando se pensa na idade desses jogadores, e na responsabilidade que eles carregam.

Mas até quando isso servirá de desculpa? Até que ponto a idade e conseqüente imaturidade da maioria dos jogadores do Vasco livrarão-os de serem apontados como culpados?

Façamos o seguinte? Eu direi apenas que Fernando foi o melhor em campo, mais uma grande apresentação deste tremendo arqueiro que completou 100 partidas por este nobre emblema, e vocês me dirão em vossa opinião quem foram os piores, combinado?

Saudações…/+/…

O JOGO

A chuva que caía em Goiânia deixou o campo mais pesado e parece ter criado uma dificuldade extra para as equipes. Nos primeiros minutos de jogo, foi possível somar mais tombos do que chutes a gol. Mas a quantidade de água vinda do céu foi diminuindo e as chances aumentando.

Para animar os vascaínos que estavam na arquibancada em maior número do que a torcida da casa, Felipe fez bonita jogada e mandou uma bomba para o gol. Márcio defendeu, mas a bola sobrou para Zé Roberto. Porém, o meia chutou torto, a bola passou em frente ao gol e caiu nos pés de Eder Luís. Com o gol vaziou, o atacante deu apenas um toque e mandou para...a placa de publicidade atrás da meta. Eder colocou a mão na cabeça e não acreditou na chance que acabara de desperdiçar.

As oportunidades do Vasco no primeiro tempo se resumiram a essa chance e a um chute de longe de Fellipe Bastos. Com os laterais mal no apoio, o time ficava refém de alguma jogada de Felipe ou de Eder Luis. Muito marcado e sem ajuda pela direita, Zé Roberto estava apagado.

Se faltava criatividade do lado cruzmaltino, o mesmo não pode se falar do Atlético-GO. O Dragão pressionou muito o Vasco, mas falhou excessivamente nas conclusões. Juninho teve duas chances. Na primeira, estava sozinho na área e chutou fraco para fora. Na segunda, marcado por Carlinhos, pegou mal na bola, que saiu por cima. Thiago Feltri arriscou uma bomba de longe, mas também errou a mira.

O placar de 0 a 0 definia bem o que foi o jogo no primeiro tempo: poucas chances e erros de finalização de ambos os times quando as criaram.

O Vasco voltou melhor para o segundo tempo. Felipe ditava o ritmo do meio-campo e Eder esbanjava a habitual raça, mesmo sem tanta precisão como nos últimos jogos. Após passe do maestro, Irrazábal apareceu sozinho na direita mas errou o cruzamento. Logo depois, mais uma vez o meia fez bonito passe para Eder, que bateu cruzado e errou.

PC, que assistia ao jogo na casa de um amigo por conta de um problema estomacal, pediu que Acássio colocasse Allan em campo com a ordem: “movimenta o jogo”. Mas nem que quisesse o volante conseguiria fazer isso. Logo depois que ele entrou no lugar de Fellipe Bastos, Carlinhos fez uma falta boba na lateral e tomou o segundo amarelo. Além do vermelho, o lateral ganhou uma senhora bronca de Eder Luis.

Mesmo com um a menos, o Vasco seguiu procurando o gol. Após boa jogada de Allan, Eder Luis recebeu na entrada da área, mas bateu muito mal. O Atlético-GO parecia não saber como se organizar e se limitava a parar as jogadas com falta. Os cartões amarelos se multiplicavam para o Dragão.

Para tentar dar mais força ofensiva para o Atlético-GO, o técnico René Simões colocou Josiel no lugar de Marcão. Em sua primeira jogada, o atacante em nada lembrou o artilheiro do Brasileiro de 2006 pelo Paraná. Na realidade, relembrou os tempos de Flamengo, quando a torcida do time carioca se desespereva com os gols perdidos. O atacante recebeu livre na área, mas chutou mal e acertou o volante Jumar. No rebote, deu de joelho na bola e não conseguiu dominar.

Mas o atacante conseguiu se redimir. Aos 36, recebeu na entrada da área e bateu com força no ângulo. Fernando Prass fez uma defesa espetacular, mas Anaílson pegou o rebote e mandou para o fundo do gol.

O Vasco partiu para o tudo ou nada, mas de forma desorganizada. Com isso, dava espaço para os contra-ataques do adversário. Em um deles, aos 42, Allan derrubou Juninho dentro da área. A torcida pediu e Márcio foi bater. Com precisão, o goleiro colocou a bola no fundo do gol e deu números finais ao placar.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 2 X 0 VASCO

Estádio: Serra Dourada, Goiânia (GO)

Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Julio Cesar Rodrigues Santos (RS) e José Eduardo Calza (RS)

Cartões Amarelos: Adriano, Rômulo, Daniel Marques, Gilson, Robston, Pituca e William (ATL-GO); Carlinhos, Jumar e Allan (VAS)
Cartões Vermelhos: Carlinhos, aos 17'/2ºT (VAS)

Gols: Anaílson, aos 36'/2ºT, e Márcio, aos 42'/2ºT (ATL-GO)

ATLÉTICO-GO: Márcio; Adriano, Gilson, Daniel Marques e Thiago Feltri; Rômulo (Renatinho, aos 23'/2ºT), Pituca, Robston e Anaílson (William, aos 37'/2ºT); Juninho e Marcão (Josiel, 15'/2ºT). Técnico: Renê Simões.

VASCO: Fernando Prass; Irrazábal, Dedé, Cesinha e Carlinhos; Jumar, Rafael Carioca, Fellipe Bastos (Allan, aos 13'/2ºT) e Felipe; Eder Luis (Nílson, 35'/2ºT) e Zé Roberto (Jonathan, aos 22'/2ºT). Técnico: Acácio.

Fonte: GloboEsporte.com (texto), Globo Online (ficha)

1

8 comentários:

Léo disse...

Pois é Amigos:

Se ainda restava uma pontinha de esperança, esta se foi neste domingo.

O Vasco já definiu o ano dele. Sua posição será mesmo aquela lá do meio da tabela (de décimo a décimo-quinto). Sul Americana? Acho que sim.

Sobre o jogo, nem vou comentar, afinal, exaustivamente já havíamos previsto (e isto foi fácil) o nosso futuro.

Feliz 2011 para toda Nação Vascaína.

Liso disse...

A esperança já era. Fim de 2010.

Hoje faltou raça e determinação...

Carla Lia disse...

Leo a amigos, que 2011 o vasco nos faça bem felizes.

Hoje, depois de tanto comentarmos, o time que entrou em campo foi aquele outro Vasco da Gama.

Abraços

Ruy disse...

Não aguento mais essa cisma do PC em jogar com 3 volantes, ainda mais contra um time que frequentou quase que o tempo todo a zona da degola. Ninguem aguenta mais isso!

Jonathan sempre que entra nada faz.

Agora vamos pegar a mulambada embalada...

Ô,Ô,Ô,Ô,Ô,Ô,Ô,Ô,... Fica Caetano !!!

Abraços

Lenon disse...

Dessa vez a culpa é do Carlinhos.. Ahhhh Desculpas.

Quem inventou esse Irrazabal?

Abs

Zé Julio disse...

A grande característica desse nosso time é a IRREGULARIDADE!

Esse Acácio,está fazendo o que no Vasco?

Saudações!

Manfredi disse...

O jogo de ontem era para arriscar tudo! PC(Acácio) tinha que tentar de tudo para vencer o Atlético-GO.

Jogamos de forma covarde!

Abraços

Manfredi disse...

O jogo de ontem era para arriscar tudo! PC(Acácio) tinha que tentar de tudo para vencer o Atlético-GO.

Jogamos de forma covarde!

Abraços