sábado, 9 de outubro de 2010

Vasco x Grêmio, 29ª rodada

Está respondida a pergunta de em qual metade da tabela o Vasco brigará.

Mais uma vez, a décima-quarta ( Décima quarta? odeio hifens) o gigante da Colina empata, e mais uma vez depois de estar na frente do marcador ( três vezes) e mais uma vez diante de sua torcida.

Não é pelo “errar” que a torcida está de saco cheio, é pela quantidade de vezes que o Vasco erra! Após estar vencendo de 3 a 1, o Grêmio diminuiu e o filme seguia o mesmo roteiro, apenas em episódio diferente ( tipo Sexta Feira 13 ).

E o Grêmio, valente, foi atrás e marcou, duas vezes,e fez o Vasco entregar a paçoca outra vez.

Jonas, o artilheiro do campeonato, quem todo o mundo sabia que deveria ser perseguido de perto, marcou duas vezes; Tragédia anunciada.

Como disse mais cedo, já que a chance de rebaixamento é de 0.5%, o negócio é pensar em 2011, porque o papo de libertadores não engana mais ninguém.

E tudo bem, vida que segue, para um time que veio da série B, só o fato de passar bem longe dela é uma conquista.Claro que estamos falando de VASCO, e não um clube qualquer mas, como disse José Mourinho: “Ovos… omeletes.Sem ovos, sem omeletes”

Eu só não quero é ser tratado como idiota, como Prass e Ernâni entre outros tentam fazer, dizendo que “a briga é por libertadores”.

Só se for a de 2012, ganhando a Sul-Americana ano que vem.

O resultado em si, não foi de todo péssimo, temos que reconhecer a força do atual Grêmio, mas um time de libertadores não cede empate em casa após estar vencendo por 3 a 1.

 

O Bom: Éder, Zé, Felipe e Cesinha ( que diferença)

o Mal: Fágner ( Estava demorando para se contundir),Ernani, Allan, Rômulo e Irrazábal.

O JOGO

A chuva fina não afastou o público de São Januário, que compareceu de forma razoável em São Januário. O Vasco começou tentando pressionar o Grêmio. Tinha mais a posse de bola e até chegava bem pela direita com Fagner. Mas não assustava. Felipe, que voltava ao time após se recuperar de lesão, estava preso na marcação e era lento na movimentação. E as tentativas nos chutes de fora da área eram lamentáveis. Sem qualquer direção... Enquanto isso, o time gaúcho sabia atacar com perigo. A preocupação dos defensores vascaínos era com Jonas, artilheiro do Brasileirão. Mas foi o meia Lucio quem entrou na área, deixou Cesinha na saudade e chutou rasteiro. A bola bateu na rede pelo lado de fora. Alguns gremistas gritaram gol pensando que a bola havia entrado.

O Vasco parecia depender da inspiração de Eder Luis. E o atacante, em boa fase, resolveu aparecer. Primeiro, fez um giro em cima de Rafael Marques e soltou a bomba de fora da área. A bola explodiu no travessão. No minuto seguinte, Zé Roberto deu um ótimo passe para o jogador, que apareceu livre à frente do goleiro Marcelo Grohe. Um toque sutil foi o suficiente para enganar o camisa 1 e marcar o primeiro gol cruzmaltino. Vasco 1 a 0. Foi o sétimo gol de Eder Luis no Campeonato Brasileiro.

O gol não desanimou o Grêmio, que tocava melhor a bola. Sempre com Douglas, que jogava com liberdade, comandando o time. E após uma triangulação pela direita, Gabriel cruzou e Jonas desviou para o gol antes da chegada de Fernando Prass. O atacante saiu comemorando, mas o árbitro Alício Pena Júnior anulou o lance marcando impedimento.

Para tentar anular o ataque gremista, o Vasco buscava congestionar a intermediária com muitos jogadores. E passou a jogar no contra-ataque explorando principalmente a velocidade de Eder Luis pelo lado esquerdo em cima do lento zagueiro Paulão. Mas era pouco. O Grêmio foi, aos poucos, dominando a partida.

Durante o primeiro tempo, o time carioca perdeu o lateral-direito Fagner, que saiu de campo com um problema muscular na parte posterior da coxa direita. O paraguaio Irrazábal entrou. Aproveitando a mudança, o Grêmio passou a explorar mais o setor. Foi por ali que André Lima recebeu livre e chutou cruzado. Fernando Prass, em grande defesa, evitou o empate.

O jogo era bom. O Vasco tinha lampejos de criatividade. Principalmente quando a bola parava nos pés de Zé Roberto. O meia, mais uma vez, conseguiu deixar Eder Luis na cara do gol. Só que o chute saiu fraco e o goleiro Marcelo Grohe defendeu. Do outro lado, Jonas não quis saber de toquinho. Soltou a bomba da entrada da área após dar um drible de corpo em Rafael Carioca. Fernando Prass se esticou, mas não tinha como defender o chute. Bola na rede. Tudo igual: 1 a 1. Foi o 18º gol do atacante no Brasileirão.

E quando o primeiro tempo parecia terminar com um justo empate, o Vasco achou um gol em cobrança de escanteio. Após a bola ser cruzada para a área, Dedé subiu mais alto do que a marcação e tocou de cabeça para Cesinha, entre três gremistas, desviar para o gol e deixar o time carioca novamente em vantagem: 2 a 1.

O segundo tempo começou sem mudanças nos times. O Vasco voltou com uma outra postura e, mesmo em vantagem, tentava marcar sob pressão a saída de bola do Grêmio. Com isso, o jogo ficou equilibrado, com boas chances dos dois lados.

Felipe passou a jogar mais perto dos atacantes vascaínos. E cresceu de rendimento. Colocou uma bola entre as pernas de Vilson. Depois, o meia dominou na entrada da área e chutou forte. A bola saiu com muito perigo. André Lima fez o mesmo logo em seguida para o Grêmio. A bola tinha endereço certo, mas Fernando Prass se esticou todo e tocou com as pontas dos dedos para escanteio.

Paulo César Gusmão passou a colocar o lateral-esquerdo Ernani como um terceiro zagueiro para reforçar a marcação em Jonas. Com isso, conseguiu dificultar as ações do atacante gremista. E o terceiro gol surgiu em uma jogada curiosa. Felipe receberia bola de Éder Luís, mas deixou a bola passar após escutar Lúcio gritar "deixa!". O árbitro, em cima do lance, percebeu e marcou falta técnica a favor do Vasco. Na cobrança, Felipe rolou para Felipe Bastos, que soltou a bomba. A bola desviou na barreira e enganou o goleiro Marcelo Grohe. Festa na Colina. Vasco 3 a 1.

O jogo parecia decidido. Mas ainda no calor da euforia do terceiro gol, o Grêmio aproveitou uma bobeira da defesa vascaína e diminuiu. Jonas recebeu ótimo passe de André Lima e mandou para a rede de Fernando Prass. Mais um gol do artilheiro do Brasileirão: 3 a 2.

A poucos metros do lance, o técnico Paulo César Gusmão ficou muito irritado com o erro da defesa vascaína. Resolveu tirar Rafael Carioca e colocar Rômulo para reforçar a marcação. O Grêmio foi para o tudo ou nada. E levava muito perigo nos cruzamentos para a área. Em um deles, Lucio conseguiu cabecear bem no canto esquerdo. Fernando Prass salvou o Vasco. E no abafa, o time gaúcho chegou ao empate. Aos 43 minutos, a bola parou nos pés de Gabriel após ótima tabela pela direita, que chutou forte no canto esquerdo. Um belo gol. Tudo igual em São Januário: 3 a 3.

FICHA TÉCNICA

Vasco 3 x 3 Grêmio

Local: estádio de São Januário, no Rio

Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG)
Auxiliares: Helberth Costa Andrade e Guilherme Dias Camilo

Público: 10.743
Renda: R$ 242.135,00

Cartões Amarelos: Fábio Santos, Rafael Marques, Gilson, Vilson e Paulão (Grêmio) e Dedé e Jumar (Vasco)

Gols: Éder Luís aos 15 e Cesinha aos 45 minutos do primeiro tempo e Fellipe Bastos aos 24 minutos do segundo tempo para o Vasco e Jonas aos 40 minutos do primeiro tempo e aos 28 minutos do segundo tempo e Gabriel aos 43 minutos do segundo tempo para o Grêmio

Vasco: Fernando Prass, Fágner (Irrazábal), Dedé, Cesinha e Ernani; Jumar, Rafael Carioca (Rômulo), Felipe (Allan) e Fellipe Bastos; Zé Roberto e Éder Luis. Técnico: PC Gusmão.

Grêmio: Marcelo Grohe, Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos (Gilson); Vílson, Ferdinando (Diego), Lúcio (Edilson) e Douglas; Jonas e André Lima. Técnico: Renato Gaúcho.

1

2

 

**** A tabela atualizada deixará de fazer parte do post do jogo, uma vez que eu incorporei a tabela dinâmica, atualizada on-line na couna direita do blog.

 

Saudações…/+/…

6 comentários:

Liso disse...

Quanta bobeira meu Deus.
~

Tô de saco cheio

CAIO disse...

Quantos pontos dados molinho.....

Ta difícil


abs

Léo disse...

È Amigos:

Mais um, infelizmente, mais um empate. Eu, nem ligo mais, pois, há muito que venho falando que nosso Vascão só está esperando o final da temporada e nada mais.

É parar e se programar para 2011. Mais umas 02 ou 03 rodadas, com o time já garantido em 2011, é começar a dispensar a maioria dos jogadores, diminuindo drasticamente a folha salarial, investir mais na base, lançando e promovendo jovens talentos, e, claro, vendo o que deu certo ou não.

O que não pode acontecer é essa velha rotina. Forma-se um time com jogadores que se destacaram em clubes de segunda categoria, mesclado com 02 ou 03 estrelas para ver no que dá; percebendo-se o fracasso, começa o desespero contratando quem vê pela frente para tentar salvar o ano. Não pode ser assim. Tem que começar agora.

Acredito eu que nós, pobres vascaínos, estamos precisando de um título há muito tempo. O que acontece hoje é mais ou menos assim: Se o time vai bem no Carioca e se torna campeão (não só o Vasco, como os outros), aí, mais 02 ou 03 reforços já são suficientes. Depois, vem a C.Brasil, Sul Americana (prá quem se classifica) e finalmente, se não obtém sucesso, já no desespero, tenta-se salvar o ano, contratando-se o que ver pela frente para o brasileirão. Vejam: "É SEMPRE A MESCA COISA".

As desculpas? as mesmas: Não tem dinheiro em caixa; certidões negativas para receber patrocínio; não existe técnico de primeira disponível; o parocinador não quer pagar o que a marca vale; as cotas de TV já foram antecipadas, etc, etc. Amigos, já estamos cheios de tanto blá, blá, blá. Será que não mudam?

O Pc vem á público pedir que a torcida não vaie o time para não atrapalhar neste momento tão difícil. Ué, como não vaiar um time que está ganhando um jogo por 3 x 1 e toma 02 gols já quase no final da partida?

Vamos esquecer Amigos. Eu, particularmente já não aguento mais ver tanta justificativa para empates. É um tal de falar que "pelo menos não perdemos";"poderia ter sido pior"; "foi um empate com sabor de derrota"; "estamos invictos".

Vamos esperar 2011 e pronto.

Abraços...

Ruy disse...

Acabo de chegar de viagem e leio a mensagems do Leo, perfeita!

eu agora só espro ao término e nada mais. |té parece que nosso time não treina.

ABRAÇOS

Digo disse...

Time de volantes só pode dar mole e viver ematando...

também to de saco cheio

Paulo da Cancela disse...

Mais uma pedreira hoje meus amigos. Espero que não seja outro empate dado!

abraços