quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Vasco x Corinthians, 18ª rodada

Deu tudo certo!

O Vasco é mesmo surpreendente, se abriu 3 a 1 no Grêmio, oitavo colocado e cedeu o empate em casa, na rodada seguinte encara o Corinthians que disputa o título e faz um jogo perfeito.

Por “jogo perfeito” entenda-se que fez o que deveria fazer; jogando em casa agrediu o adversário, conseguiu a vantagem e soube  administrar o resultado, cozinhando o galo sem correr riscos. Neste caso, cozinhando o gambá.

E o jogo foi parecido com o passado, o Vasco começa com tudo, sai na frente e recua. E essa recuada que ás vezes, custa caro. De um time inexperiente, o mais jovem da competição, cobrar postura deve ser complicado mesmo, mas o que acontece com o Vasco, que em alguns jogos “sobra” postura, e em outros falta?

Alguns dirão que é simplesmente o reflexo da imaturidade.

O importante é que hoje tudo correu como queríamos; Vencemos, ganhamos o Corinthians, e o Souza se deu mal.( E para quem não viu, mostrou o dedo médio para a torcida ao ser substituído. A vida vai cuidar desse zé mané aí)

Gostei das atuações de Felipe, Zé e Tiririca, mas principalmente da atuação da zaga, que não correu perigo.

De chance, o Corinthians só teve aquela bola do Iarley que perdeu pateticamente um gol na pequena área, e olhe lá. Tirando essa bobeada, a zaga foi superior o tempo todo.

Para completar, Prass defendeu um chute perigoso já no final do jogo, e deu um baita esporro num daqueles paulistas maloqueiros que não devolveu a bola em gesto de Fair Play.

Aí me vem o Wright comentar que “o jogador do Vasco demorou a tocar na bola, deu uma valorizada”. É claro meu amigo, todo time que está ganhando faz isso, seja Vasco, Corinthians ou Barcelona…até parece que o jogador fez algo “feio”. FEIO foi ver o paulista esquecer a educação lá naquela terra maldita e não devolver a bola.

Nas laterais, Carlinhos e Irrazábal não comprometeram. O segundo até deu passe para gol! Já o paraguaio pode se dizer que defensivamente funciona, mas ofensivamente é um HORROR. Fica claro que ele não faz idéia do que fazer com a bola no ataque, e não raras foram as vezes que tentou chutar a bola no adversário para ganhar lateral.

No meio, Jumar foi bem dentro das suas limitações, e mesmo assim, não nos faz sentir saudades de Nílton, já Fellipe Bastos parecia estar sintonizado na “Antena 1 light FM” tamanha sua parcimônia, em que algumas ocasiões trouxe perigo. Foi justamente sacado para a entrada de Allan, que para mim fez boa partida.Carioca não apareceu muito, mas ganhou algumas divididas importantes e não comprometeu também. Embora em certa altura tenha dado um passe alto na defesa que me lembrou aquele gol que tomamos do Atlético-MG, em erro igual. Ainda falando de meio campo, alguém precisa botar um pouco de juízo na cabeça de Renato Augusto para que ele aos 45 do segundo tempo não saia driblando no seu campo defensivo e perca a bola. Aliás, só vi ele perdendo bola. Se no Sub-23 pode fazer isso, no profissional não. Depois alguns jogadores não sabem porque a torcida pega no pé…

No ataque, o Vasco vai se virando sem um jogador fixo na área, e está funcionando assim. As infiltrações de Zé e Tiririca são mortais, e o ataque vem melhorando muito desde que Coelho foi para a toca e Felipe voltou ao time. Aliás o problema do Vasco não é criar, é concluir. Zé Roberto perdeu duas chances no jogo de hoje, uma de frente para o goleiro, chutou a bola no posto Forza na beira da avenida Brasil, e depois driblou o goleiro e tocou mal para Éder Luís.

O Vasco AINDA sente a falta de um homem de área, mas mostra que entre jogar com Coelho como centro avante e NÃO jogar com centro avante, é melhor a segunda opção.

O bom: Prass, Dedé, Cesinha,Éder,Zé,Felipe.

O mal: Fellipe, Renato Augusto e Irrazábal.

Em suma, só deu Vasco, e se não vai chegar na libertadores, pelo menos hoje mostrou que poderia, caso não tivesse perdido tantos pontos bobos.

Agora, o Vasco sai do rio e enfrenta o Atlético de Goiás em Goiânia. O atlético é um time arredio, outrora lanterna, agora ocupa a 17ª posição, quase saindo da zona de rebaixamento, e protagonizou resultados impressionantes, vencendo por exemplo os dois candidatos ao título, Corinthians e Unimed. Não será fácil não, mas o Vasco tem tudo para vencer e começar a se aproximar de fato da libertadores. A diferença hoje é relativamente pequena, 8 pontos separam o Vasco da libertadores hoje, se a CONMENBOL não devolver a 4ª vaga. Time, o Vasco já mostrou que tem, falta transformar finalmente o que vimos hoje em rotina, não surpresa.

 

O JOGO

Só deu Vasco. No primeiro tempo do duelo com o Corinthians, a equipe de São Januário foi soberana. Preocupado demais em proteger a sua defesa, desgastada pelos 14 gols em seis jogos, o Timão especulou muito no início da partida, enquanto o clube carioca aproveitou bem os espaços pelas pontas.

Foi assim que chegou ao primeiro gol aos 10 minutos de jogo. Carlinhos fez bom cruzamento da esquerda e Zé Roberto, em posição de impedimento, completou para o gol. De qualquer maneira, a zaga corintiana nada fez para tentar evitar o gol. Parou, como se estivesse em pane. Do mesmo jeito das últimas rodadas.

Melhor para o Vasco. Envolvente e com Felipe em noite inspirada, os donos da casa colocaram o Corinthians na roda. Pelas pontas, pelo meio... O Timão só chegou com perigo real aos 18 minutos, quando Danilo cruzou e Iarley perdeu gol incrível. Detalhe perto dos inúmeros erros de passe e posicionamento.

Por falar nisso, aos 21 minutos, novamente o Vasco soube, inteligentemente, aproveitar as falhas defensivas do rival. Felipe deu ótima assistência para Eder Luis. O atacante entrou em velocidade na grande área e chutou colocado, no canto esquerdo de Julio Cesar. Depois do segundo gol, os anfitriões diminuíram o ritmo.

Mas e o Corinthians? Ah, o Corinthians errou passes, perdeu bolas e não teve chance alguma de reação. E quando a fase é ruim, Chicão, exímio cobrador de falta, acertou o companheiro William em vez do gol... O Timão ainda teve uma baixa. Aos 29, Alessandro, machucado, deu lugar a Boquita.

No retorno para a segunda etapa, as duas equipes voltaram com as mesmas formações. E as mesmas posturas. O Vasco tentando o terceiro gol, e o Corinthians ainda tentando se achar em campo. Ao time carioca restava mesmo seguir como no primeiro tempo, mas os paulistas pareciam não encontrar forças para reagir.

A fase do Timão ficou representada em Souza, aos 10 minutos de jogo. O atacante recebeu passe de Roberto Carlos na esquerda da grande área e, na tentativa de deixar a bola passar para pegar mais adiante, escorregou. A torcida do Vasco, então, não perdeu tempo e riu o jogador alvinegro.

Logo em seguida, vaias. Souza deixou o campo para entrada do argentino Matías Defederico. Na saída, vaiado por corintianos e vascaínos, o atacante fez gestos obscenos para os cariocas. Ouviu em troca um “Uh, vai morrer, uh, vai morrer”.

Com a entrada do argentino, o Timão esperava ter mais velocidade. Mas não, a noite não estava para os alvinegros. Mesmo com o Vasco mais lento, cadenciando o jogo, a equipe comandada pelo interino Fábio Carille pouco fazia para reagir.

A equipe carioca, então, resolveu não correr riscos. Administrou sua vantagem, tocou a bola de um lado para o outro, deixou o adversário ainda mais nervoso e se aproveitou das bolas paradas. Mas não conseguiu ampliar o marcador. Ampliou, sim, a crise no Corinthians. E aumentou a auto-estima dos vascaínos.

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 0 CORINTHIANS

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Roberto Braataz (PR) e Enio Ferreira de Carvalho (DF)

Renda/público: R$ 207.070,00 / 9.285 pagantes

Cartões amarelos: Jumar (VAS); Jucilei, Paulinho, Boquita (COR)

Gols: Zé Roberto, 10'/1ºT (1-0); Eder Luis, 21'/1ºT (2-0)

VASCO: Fernando Prass, Irrazábal, Cesinha, Dedé e Carlinhos (Renato Augusto - 27'/2ºT); Jumar, Rafael Carioca, Fellipe Bastos (Allan - 21'/2ºT) e Felipe; Zé Roberto (Jonathan - 45'/2ºT)e Eder Luis. Técnico: Paulo César Gusmão.

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro (Boquita - 30'/1ºT), Chicão, William e Roberto Carlos; Jucilei, Paulinho, Elias (William Morais - 25'/2ºT) e Danilo; Iarley e Souza (Defederico - 12'/2ºT). Técnico: Fábio Carille.
Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), O Globo online (ficha)

 

1

2

Saudações…/+/…

13 comentários:

Liso disse...

Caracas, dessa vez fizemos o dever certinho. Estamos respirando! Felipe é o Felipe.......

Abraços

Fabinho disse...

E o nosso trio ofensivo funcionou. Felipe um maestro! Acabou a era Coelho, graças a Deus! Se não fossem os pontos jogados na lixeira, como estaríamos!?

ABraços

Lima disse...

E o Souza do Corínthians, que fez gestos obsenos para a torcida do Vasco ao ir para o intervalo, será punido pela CBF? SE fosse do Vasco ia ser um belo gancho de uns 2 jogos....

Valeu Vascão! nem me falem dos pontos jogados fora.....

Abraços

Ruy disse...

No intervalo pensei: será que viveremos novamente a síndrome do intervalo? Que nada , levamos na maciota e deu tudo certo.

Se pensarmos apenas nos jogos do (Botafogo, Gremio e Avai, estaríamos com 47 pontos.

Vamos resperando amigos!

Felipe bombou!

Abraços

Lair Dias disse...

Realmente deu tudo certo dessa vez. Jogamos exatamente como nos outros partidas: ofensivo no 1o tempo e moderado no 2o. A sorte é que o Corinthians estava entregue.

Estamos provando que com esse elenco não precisamos jogar com o tal homem-gol(?), até porque não o temos. Basta esse trio funcionar (Zé Roberto, Felipe Eder Luis).

Dedé mais uma vez perfeito.

Abraços

Digo disse...

Hehe arrebentamos no sub e o principal. Que volta para Sampa dos curintianos...... vascooooooooo

Vasconcellos disse...

Será que quando o Chinelo Alberto voltar será ainda o capitão?

Ontem jogamos com a cabeça. Agora não adianta mais chorarmos pelos resultados desastrosos. Vasco que segue.

Saudações

Lenon disse...

No jogo "a menos," esperança dos paulistas, saímos no lucro, pegamos os caras na descida!

Valeu meu Vascão.

Abraços

Carla Lia disse...

Felipe, Zé Roberto e Eder Luiz foram belas contratações. Melhor ainda são a renovações dos contratos do Déde e Fernando Prass.

Ontem já havia a faixa "Dedé e Seleção".

Eder Luiz marcou mais um gol de categoria, parabéns!

Vamos com tudo para o Serra Dourada!

ABraços

Léo disse...

Que Vitória Amigos...

Com “V” maiúsculo mesmo.

Perfeito Gabriel:

Vendo o Vasco jogar ontem, a pergunta foi inevitável: Existem 02 Vascos? Qual é o verdadeiro? O que jogou contra o Unimed? Ou contra o Santos? Contra o Inter em S.Januário? Contra o Corinthians? Ou será aquele diante do Grêmio? O que perdeu para o Guarany? Ou aquele que empatou com o Botafogo?

Pois é. Hoje, percebe-se que o Vasco verdadeiro poderia estar lutando pelo título tão almejado pelos vascaínos ha quantos anos mesmo???????

Não, não Amigos, Libertadores não dá mais. Claro, futebol é uma caixinha de surpresas, ainda faltam várias rodadas, mas não, não dá mais, pelo menos enquanto não descobrirmos qual o verdadeiro Vasco que entrará em campo daqui prá frente.

Uma coisa é certa. Parece que o planejamento para 2011 está saindo mais cedo. Aleluia. Dedé renovou, F.Prass está próximo, Felipe, Zé Roberto, C.Alberto, Fagner e até o Tiririca parecem ser realidade para a próxima temporada.

Gabriel, estamos fartos de saber os vários motivos que levaram o Vasco ao não sucesso na temporada, entre eles, falta de planejamento, um centroavante de verdade, dentre outros. Porém, parece que a diretoria acordou para a realidade e trás novos ânimos aos Vascaínos...

No pré-jogo de ontem, como não passou no canal fechado e eu detesto novela, liguei na Band e vi o Milton Leite e o Denílson (apelei mesmo hein?), apostando que o timão ganharia até com certa facilidade. Que delícia viu gente. Simplesmente o timinho não jogou absolutamente NADA.

E o Souza hein? Desde que foi para o urubu ele se acha. Bem feito, teve uma atuação bisonha...

E o Vasco hein? Pelo menos alcançou (UFA) os 40 pontos tão almejados afastando DEFINITIVAMENTE qualquer possibilidade de rebaixamento. Você poderá indagar: “Mas é pouco”. Claro que é. Entretanto, ficaremos de camarote assistindo, por exemplo, o urubu morrendo lá na rabada. Lógico, eles não caem, mas que vai ser divertido, isso vai...

Abraços...

Léo disse...

Em tempo meu Amigos:

O "trás" que eu quis dizer é com "Z" e não com "S" como assinalado. Abraços.

Manfredi disse...

Leo, Gabriel e amigos. Vocês estão tocando num tema que muito me incomoda: é de não se saber nunca que vasco estará em campo, não falo da escalação e sim da disposição, raça e vontade de vencer! Veremos qual deles iremos assistir no Domingo!

Rodrigo Caetano será fundamental nesse planejamento, espero que o Bob esteja tratando desse assunto com muito carinho.

Abraços

Reinaldo Schettino disse...

Se o nosso Computador Gusmão reclama de inexperiência do time, é em suma, por sua própia burrice. O time é jovem, muito jovem.... quase todo jogo cede o empate ao time adiversário, e mesmo assim me coloca no 2º tempo (que podemos dizer amaldiçoado este ano) um jogador que pelo ministério da infância e juventude nem poderia estar trabalhando (Renato Algusto), se o PC que cobrar maturidade, então coloque jogadores maduros e não pequenas crianças com seus poucos 18 anos.