segunda-feira, 11 de maio de 2015

Brasileirão 2015 - 1ª rodada; Vasco 0 x 0 Goiás

O campeão carioca começou mal a sua campanha no brasileirão. Fato.

"É daí pra pior!" -Pessimismo

"Temos muito o que melhorar" - Otimismo

"Com o Thiago Neves esse time melhora" - Ilusão

Escolham a vossa versão. Certo é que se esperava muito mais do campeão do Rio na estreia em casa. O Goiás, que tem um elenco BEM fraco, veio para se defender e mendigar um pontinho, amarrar o jogo, e conseguiu. O Vasco teve quase toda posse de bola, mas falando sério; não criou. Chutou duas bolas mais ou menos no gol adversário e olhe lá!

Doriva tentou com o que tem em mãos. O time foi o Mesmo que ganhou o carioca; com três volantes - Guina, Serginho e Julio, Dagoberto se movimentando por todos os lados, e Gilberto na área. É um esquema que vai dar certo com muitos times que vão atacar o Vasco, já para times que vão se defender, carece de criação.

Falta o "tal" camisa 10, aquele cara que crie as jogadas de perigo, que arrume um passe em profundidade no meio da área, como o Felipe fazia. Aliás, esse jogador está em extinção no Brasil!

No segundo tempo, Doriva tentou algo diferente; tirou um volante, já que o Goiás não tinha volume de jogo na frente, e chamou Bernardo para um sopro de agressividade. Depois sacou o cansado Dagoberto para a entrada de Marcinho. Não adiantou, o Vasco estava numa noite apagadíssima, esse jogo podia durar 5 horas que não sairia um gol de nenhuma das partes.

É chato falar, mas esse time competitivo e difícil de vencer que o Vasco se fez, vai irritar muito vascaíno no brasileirão. O Vasco se usa de bolas paradas e infiltrações pelos laterais, e numa noite onde ambos jogam mal, pouco cria. Cristiano irritou a torcida ontem, e Madson teve poucas bolas lançadas e nas raras jogadas que conseguiu, ou não passou pela marcação, ou quando fez, tentou cavar pênalti quando podia ter tocado para trás, onde fatalmente apareceria um vascaíno para finalizar. Por sinal, é curioso que Gilberto não receba UMA bola na cabeça, com aquela altura toda...

Eu acho que dessa forma, vamos arrancar muitos pontos fora de casa, mas perderemos outros muitos para times menores. Se vai ser suficiente, só o tempo dirá. 

Poderíamos falar em "contratações", mas, com apenas um jogo, vários jogadores que nem sequer jogaram, e um elenco completamente inchado... é inútil. Agora é esperar, todos sabem que no brasileiro a coisa é diferente, cada jogo é uma final e o nível é maior. É compreensível que um time que acabou de ser campeão, em poucos dias estreia no nacional e ainda não tenha pego o ritmo. Agora que a realidade bateu na porta, é torcer para 1) o time entender que não basta correria e 2) a diretoria tenha usado esse tempo não só para inchar o elenco, mas para avaliar o que tem de sobra e o que falta, e tire um coelho da cartola. 

Mais detalhes sobre o jogo em: http://www.netvasco.com.br/n/162472/vasco-empata-com-o-goias-em-sao-januario-na-estreia-do-brasileiro-0-a-0

7 comentários:

Ruy disse...

É, não teremos vida fácil. Começamos muito mal

Manfredi disse...

Depois da euforia e do desabafo de ano, voltamos a jogar mal.

Digo disse...

Começamos desperdiçando importantes ponto num campeonato muito difícil

Zé Julio disse...

Agora o buraco é mais embaixo, não podemos desperdiçar os pontos em casa. Sempre fazem falta lá no final. Concentração, o carioca acabou.

Caio disse...

Ontem nosso futebol foi bem medíocre, perdi a conta dos passes errados.

Paulo da Cancela disse...

Doriva terá trabalho árduo pela frente. Brasileirão não é mole; Precisamos de jogadas inovadoras e qualidade nos passes.

Telmo disse...

Nosso cartão de visita nesse brasileirão e em casa foi um fracasso.