sexta-feira, 3 de abril de 2015

Copa do Brasil 2015 - 1ª fase, jogo de ida: Vasco 2 x 1 Rio Branco-AC

O Vasco voltou ao Acre após mais de duas décadas, e o amor do acreano e demais nortistas pelo gigante da colina não passou com o tempo. O que vimos foi uma torcida comparecendo em massa, entusiasmada com a possibilidade de ver o Vasco jogar na mais distante capital brasileira que se pode jogar.


Esse jogo foi especial. E daí que os reservas jogaram só o suficiente para ganhar? E daí que se aproveitou muito pouco? E daí que não se eliminou o jogo de volta? E daí?!


Eu fiquei feliz com o resultado. Enquanto nós torcíamos pela eliminação do jogo de volta, os jogadores do Rio Branco, a maioria (para não dizer totalidade) torciam pelo contrário, já que neste caso, não só perderiam a oportunidade de vir ao Rio de Janeiro, mas perdiam metade da bilheteria do jogo.


Sim, esse é o cenário do principal time do futebol acreano. Um time que, se não for campeão estadual, nem mesmo disputa a série D do brasileiro, e dispensa todos os seus jogadores, que ficariam seis meses vivendo dos seus demais empregos. O atacante Tonho Cabañas, por exemplo, é frentista de um posto de gasolina.


É uma vergonha que a CBF, tão rica, não invista o dinheiro que ganhe para o bem do futebol nacional. Como é possível que o principal time do Acre fique seis meses sem jogar? Como diabos se espera que o futebol acreano (e não só) vivam de migalhas? É uma vergonha... quem diz "Acre" podia estar dizendo "Pará", "Mato Grosso" e outras praças mais distantes, cujo futebol que nunca foi muito forte, se enfraquece. Estados populosos, que poderiam estar fabricando milhares de jogadores para o resto dos times fortes, e futuramente até para a seleção, nem mesmo conseguem fazer times para si mesmo.


Bem, sobre o jogo em si, o Vasco foi desfalcado de 8 titulares. Apenas Anderson Salles, Guiñazú e Silva se fizeram presentes, além de Bernardo que é o "13" do Vasco. (hã, entenderam?! lol )

Isso é desculpa para não vencer um Rio Braco por mais de dois gols? absolutamente não. Com três minutos estávamos na frente com um gol de Thalles, num belo lance em que dominou a bola alta, invadiu a área e fuzilou o goleiro acreano. Pensei que seria de goleada, mas o Vasco cozinhava o jogo em banho-maria, certo que demais viriam naturalmente.


Não foi bem assim. Não fosse mais um gol do Douglas Silva de cabeça, ficaria por aí mesmo, tamanho era o fastio dos jogadores. Yago, ciente de que fez um péssimo clássico, tentou se redimir e foi o mais voluntarioso em campo, atormentando a defesa do Rio Branco o tempo inteiro. Mas falta-lhe muita experiência em escolher melhor as jogadas. É um jovem cru, verde, que sempre dribla para o mesmo lado e faz a mesma jogada de cruzar para a área de cabeça baixa e torcer para cair nos pés de um companheiro. 


Bernardo fez as duas "assistências" do jogo, mas não foi bem. Nenhum lance mais agudo de um cara que, se é maluco-beleza, pelo menos se espera futebol dele. Thalles poucas chances teve, é verdade, porque nem Nei pela direita, nem Lorran pela esquerda, consehuiam enfiar UM cruzamento na cabeça dele, nem Mateus Índio pelo meio. Aliás, Índio finalmente estreou com a camisa do Vasco, e não fez porcaria nenhuma, assim como Mosquito que entrou no segundo tempo, e seu melhor lance foi aquela papagaiada de passar o pé sobre a bola.


Esse moleque merecia tomar uma voadora nos peitos, por sinal. Jogando no Vasco, entrando num segundo tempo que estava marcando 2x0 contra o pobre Rio Branco, é mole. Quero ber fazer essas babaquices contra o Flamengo na final do carioca... ZERO objetividade!!!


Então é isso, o jogo foi muito morno, o Vasco fazia o suficiente para eliminar o jogo de volta, mas quis o destino que Kinho acertasse um balaço no canto direito de Silva, de primeira. Lindo gol, que fez o Rio Branco jogar a segunda partida da competição após quatro anos, ficar com a bilheteria do jogo, e ainda vir ao Rio de Janeiro dia 15 de Abril. 


Como não ser romântico com o futebol?!


A palavra do Nildeval:


A escrita está mantida. O Vasco é o único clube grande que nunca perdeu na estreia da Copa do Brasil. La se vão preciosos 27 anos. Sem 08 titulares, poupados para o jogo, somente uma coisa a lamentar, a garotada nova poderia, tranquilamente, ter evitado o jogo de volta, mesmo porque, naquela data (15.04.15), estaremos disputando as semifinais do campeonato carioca. Mas, essa discussão fica pra depois.


Um jogo que começou de forma eletrizante, onde, com menos de 01 minuto, o Rio Branco quase abre o placar, quando, o bandeirinha marcou impedimento (que houve mesmo), porem, um lance difícil, que se passasse, poderia complicar a vida do Vasco, mesmo porque, o Martin Silva já havia feito o pênalti. Inacreditavelmente, na reposição de bola, o Tales abriu o placar para o Vasco. Dois minutos de jogo e parecia pintar uma goleada histórica.


É muito bom ver um estádio cheio e torcendo a favor, muito bom também ver os garotos da base (coisa rara no futebol moderno), tendo chances de mostrar seu futebol. Pena o Romarinho ter jogado apenas 10 minutos. O segundo gol vascaíno veio novamente de bola parada, aos 44 minutos, através do Douglas Silva. Ao final, o jogo foi muito parecido com a sofrida vitória diante do Boa Vista, porem, naquele jogo, estavam em campo todos os titulares.


Coisa mais natural do mundo, o time voltou do intervalo acomodado e o jogo ficou chato, sem lances de emoção, quando, aos 35 minutos, todos já esperavam pelo resultado, aos gritos de olé, eis que o volante Kinho acerta um belo chute, daqueles que se ele treinar, daqui a 200 anos não vai mais conseguir, indefensável para o Martin Silva.


Teremos o jogo da volta. Acredito que todos saem ganhando. O Estado do Acre, a garra, a disposição e humildade da equipe do Rio Branco, os garotos da base vascaína e finalmente nós, torcedores, que, em pleno meio de semana, poderemos ver o Gigante da Colina em atividade. Parece pouco, porem, as vezes, a quarta-feira se mostra monótona, principalmente quando não tem jogo do Vasco.


Bom feriado, boa Pascoa.







3 comentários:

Manfredi disse...

CBF = Fracasso.
Boa Páscoa a todos

Digo disse...

Mais uma pelada e os cara perderam 3 gols feitos.

Zé Julio disse...

Um jogo ue comprovou que não temos banco. Time reserva horrível