terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O ano que vem... (13)

Já faz mais de uma semana que nos falamos, amigos, e nesse meio tempo, finalmente... reforços!!


O primeiro, fora das quatro linhas; Através de Umbro, Banco BMG e CBF, o Vasco levantou 12 milhões de reais, usados para pagamento de dívidas fiscais relativas ao exercício 2014, que impediam o recebimento da última parcela de patrocínio da Caixa, que terminou em Agosto, portanto a quatro meses, e tampouco a sua renovação.


Essa, é de longe, a melhor notícia. Não se sabe como onde nem como Eurico conseguiu levantar essa grana, informação que eu acho importante ( que afinal, não adianta se gabar que pagou 12 milhões atrasados, se se buscou esses 12 milhões em empréstimos que no final custarão 24 milhões), mas o importante é que já se retirou uma barreira para a renovação com o principal patrocinador. E patrocínio, amigos, tá BRABO de conseguir. O mercado está restrito e já não paga as importâncias qe os clubes acham que merecem, daí que vários times de série A, não tiveram e continuam sem um.


De jogadores, não quis falar muito até houver notícias oficiais. Agora, já se apresentou o Marcinho, ex-Vitória, com passagem pelo Urubu, Eurico confirmou a vinda de Julio dos Santos, e Angioni as vindas de Erick Luis, Bruno Rodrigo e Jean Patrick.


Marcinho é bom jogador. Muito melhor que Dakson, por exemplo...mas tá longe de ser o 10 do Vasco dos meus sonhos. 


Julio é um jogador que, no Brasil e na Europa, foi um fracasso. Apenas no Paraguai, jogando pelo Cerro, obteve algum sucesso, sendo inclusive artilheiro da última libertadores ( Com "incríveis" cinco gols, sendo três de pênalti!!!). Parece que tem qualidade, mas, um contrato de três anos com um jogador estrangeiro de 31 é perigoso. Se não der certo, ficaremos com uma baranga. E ao julgar pelas mensagens de alívio da torcida do Cerro na internet, com a notícia da saída de Julio....não me animo.


...agora, o mesmo não se pode dizer de Érick Luis. Sou o primeiro a apoiar essa contratações de desconhecidos, desde que haja um critério, uma observação, uma perspectiva de crescimento. Erick não se encaixa nesse prospecto. É um rapaz de 22 anos que já passou por vários times e não se firmou em canto nenhum. Inclusive, é conhecido do Angioni dos tempos de Olaria, e também dos tempos de Bahia. 


Um cara que era reserva do Bragantino não pode ser coisa boa, mas fica aqui a minha torcida, para que esses caras saibam algo que eu não sei. Era interessante saber quanto esse rapaz, que vai tirar espaço de pratas da casa, vai ganhar, devido à sua suspeita ligação com Angioni.


PS: Vasco contratou um lateral do Luverdense que é volante de origem, mas passou batido pelo Raul Prata, este sim um lateral de "gabarito" que foi o destaque do Luverdense em 2014.


Ou seja; contratações que não empolgam nem velho com um bolso cheio de viagra. Mas, há que se apoiar. Eu já disse e repito que; não me importo que não contratem NINGUÉM. usa-se o carioca, que não serve mesmo pra nada, para testar o que se tem em casa, e contrata o que faltar para o brasileiro. 


Desse jeito, dá pra economizar bastante, pois poupa-se uns quatro ou cinco meses de salários com gente que viria imediatamente fazer número. Pode não parecer muito, mas um cara que ganha 200 mil, em cinco meses, representa 1 milhão de reais gastos sem muita necessidade.


Dizem que o Mateus Índio também vai voltar, à custo zero. É esperar para ver, mas acho que se ele fosse isso tudo mesmo, já tinha jogado pelo Santos. Além disso, bancaram a contratação do Christiano, lateral do Bangu. Lembro dele, fez um ótimo carioca este ano.


Alternativamente, dos jogadores que encerram seu contrato amanhã, dia 31, isto é; André Rocha, Douglas Silva, Fabrício,Dakson e Edmílson, apenas aquele que já foi anunciado para 2015 terá seu vínculo renovado. Isto é; Douglas Silva.


Acho um ato falho. Edmílson não é um grande atacante, mas faz gols. Basta ver seus números em 2014. Não há no mercado, opções realistas melhor que ele... portanto fico na torcida para que, seu desligamento represente a vinda de um outro atacante, porque com Thalles sendo constantemente convocado para a seleção Sub20, neste momento não temos reserva para a posição.


Os outros, já vão tarde. Tinha grandes esperanças que o Fabrício fosse se reencontrar no Vasco, porque futebol sei que ele tem... mas parece que a vontade dele é ZERO. E eu prefiro um cara mais ou menos que jogue com a faca nos dentes, que um metido à besta que não se sujeite à ralar a bunda na grama.


Aos poucos o elenco vai tomando corpo. Willian Barbio foi emprestado à Chapecoense, Nei e Sandro Silva, que estiveram afastados durante o ano todo serão aproveitados, Bernardo conta com o apoio (ao menos inicialmente) de Eurico e Doriva, Aranda foi emprestado de volta ao Olimpia ( infelizmente nunca jogou aqui o que jogava lá), Diogo Silva foi emprestado à XV de Piracicaba,  Michel Alves também dá Adeus...e é com esse bando de degenerados que teremos que contar em 2015.


Aliás, sobre Nei e Sandro Silva, é bom que se diga que; Jogaram neles a responsabilidade pelo rebaixamento, enquanto o maior responsável foi o Renê Simões e os três goleiros que tínhamos, que não davam um. Concordo que se negociasse ambos, caros e com pouco rendimento, mas, à partir do momento que chegamos no fim da janela de transferências em 2014, sem negocia-los, era para terem sido aproveitados.






Um comentário:

Digo disse...

Vamos aguardar. Um feliz 2015 a todos os vascaínos.