domingo, 27 de abril de 2014

Campeonato Brasileiro, 2ª rodada: Vasco 1 x 2 Luverdense-MT

Eu não tenho a menor dúvida de que o Vasco sai da segunda divisão este ano mesmo. A menor. Até por que desta vez são quatro times que sobem!

Mas até agora o Vasco não entrou na competição, só figurou. Nestes dois jogos, tinham onze camisas do Vasco, mas não o time do Vasco. Não aquele time que merecia ter sido campeão carioca, pelo menos. Aliás, desde aquela final, o Vasco não entra em campo; jogamos muito mal contra o Resende, mas vencemos porque a disparidade era enorme. E nesses dois jogos da série B, o que eu vi foi um time apático, desinteressado, burro e que parece pensar que o adversário vai ser igual àqueles times do carioquinha.

Não vão. A série B não é um passeio no parque, ela é dura, longa, desgastante, e embora lhe falte a qualidade técnica da série A, a bola entra no gol do mesmo jeito, e se o adversário marca mais do que você,é derrota na mesma, não importa a porcentagem de posse de bola ou o tamanho do salário no fim do mês.

Ontem, eu vi o Douglas, jogador de 150 mil reais por mês, ser o pior em campo. E o Edinho, AQUELE Edinho lateral, um dos melhores, senão O melhor. Essa é a tônica da série B; vontade, raça e coração na ponta da chuteira fazem mais diferença que a qualidade técnica. Vi um time do Vasco jogar sem qualquer interesse, como se disputasse uma pelada, e tomar um OLÉ do pequeno Luverdense. UM OLÉ! Nunca pensei que veria uma coisa dessas, nem nos meus piores exercício de “futurologia”, que um dia o Vasco iria inaugurar um estádio e apanhar do Luverdense com direito a olé. Vi um garoto que fazia apenas seu segundo jogo como profissional, mesmo com sua limitação técnica, onde suas pernas se mexiam mais rápido do que seu cérebro processava a coisa, ser o melhor do Vasco. E de quebra marcar o único gol da equipe. Porque a ele, não faltou vontade.

Mas mesmo marcando, o Vasco acendeu o jogo cinco minutos e parou por aí. O luverdense, que já estava dando de calcanhar  e firulando, se apavorou, porque do outro lado, era o Vasco. Começaram a chutar pra onde o nariz apontava e prender a bola. E é mesmo o que o Luverdense podia fazer, era a estratégia certa pra eles, souberam “jogar o jogo”, e o Vasco não. Pouco agrediu, e se limitou a trocar passes de um lado pra outro na entrada da área, cruzar algumas bolas. Vejam só; no segundo tempo chutamos duas bolas de fora da área, praticamente. Um foi gol, no outro, Rafael Vaz obrigou o goleiro fazer uma grande defesa. No único dois-toques, Thalles deixou Diego Renan na cara do gol, e marcado,chutou mal, a bola bate no goleiro e vai em direção ao gol….e toca na trave. Fosse o Vasco um pouco mais agressivo, e minimamente organizado,( porque era um tal de zagueiro canhoto na frente e na direita, lateral no meio, atacante na lateral) teria empatado. A bola do Diego Renan merecia ter entrado, mas os deuses do futebol sopraram ela na trave para que o Vasco perdesse e ligasse o sinal de alerta.

Agora, é claro, só resta ao Vasco pôr a cabeça no lugar, entender a competição que está disputando ( e não me venham com salários atrasados, que a maioria dos times do Brasil devem salários), coisa que o time de 2009, bem mais limitado que este, compreendeu logo (tinha seis pontos e era o quinto colocado após duas rodadas) e mesmo com todas as limitações, sagrou-se campeão antecipadamente.

Ao que parece, nesta semana desembarcam quatro boas contratações, fato que me surpreendeu. Claro que não estamos falando de atletas de seleção, mas Rafael Santos e Anderson Sales, se destacaram no Ituano, campeão paulista, Henrique, ex-São Paulo, bom volante que se não se lesionar pode ser titular fácil no time, e finalmente, comunicado hoje, Guilherme Biteco, habilidoso meia do Grêmio. Um zagueiro, um volante, um meia e um atacante. Ou seja; uma espinha dorsal completa. São boas contratações dadas as circunstâncias, sem dúvida, mas para mim, não resolve a principal carência, que é um meia habilidoso que dite o jogo e abra espaços na defesa.

A palavra do Nildeval:

Jamais pensei que sobreviveria para assistir o Gigante da Colina perder para o modesto e desconhecido Luverdense. Pior, com direito a gritos de olé.

Pois é, dos 06 pontos disputados até aqui, conquistamos apenas 01. Nem bem começou a patética serie B, e o Vasco já deixou bem claro como será o sofrimento de seu torcedor no restante da temporada. Modéstia ‘a parte, ganhar do Luverdense seria tarefa para os juvenis...

No campeonato, o Vasco será o time a ser batido. Todos, sem exceção, farão historia se conseguirem derrotar o Vasco. Vejam, porém, que nosso elenco, já precário, com 02 ou mais desfalques, vira um time típico de segunda divisão mesmo. Com os desfalques de hoje, esperava-se que jogadores como Douglas e Tales, por exemplo, fizessem a diferença. O que se viu, entretanto, foi o contrário.

Verdade também seja dita, Felipe Bastos, Bárbio, Reginaldo, Aranda, são jogadores que realmente não servem nem para reservas na segundona. O Vasco de outrora, nem pensaria em tais contratações. Começo a pensar que teremos que nos conformar com tais figuras, mais, a administração Dinamite, pode se tornar o maior fiasco de todos os tempos, pois, outros adversários mais tradicionais na serie B, logo, logo, poderão abrir boa diferença para o Vasco, transformando assim em pesadelo, a principal missão do time para o ano da Copa do Mundo no Brasil...

Apesar do gol de placa do garoto Yago, o que ficará marcado nesta data será mesmo o gol de número 01 da nova Arena Pantanal e o vexame histórico do Vasco da Gama. O tal gol inaugural, então, não deu para entender, o lateral adversário saiu driblando quem estava pela frente e deu um corte desconcertante no atabalhoado Luan, não fez o gol pela intervenção do Diogo, mas poderia até ter seu nome eternizado na historia do futebol...

Apesar da malandragem do atacante do Luverdense para o segundo gol, no penal, o juiz não teve a menor duvida em marcar. Poderia ter feito o mesmo, no lance em que o Tales fora derrubado na área, mas não, já viu né, tudo contra o Vasco. Apesar disso, fiquei impressionado com a passividade do Vasco, mesmo perdendo de 02 gols de diferença, não fez absolutamente nada em campo até os mais de 30 minutos de jogo, quando o Yago tentou o gol de longe e foi feliz.

Resumindo, prepare o seu coração, o restante do ano promete.

Um excelente domingo...

9 comentários:

Ruy disse...

Cansei. Só vergonha!

kiko disse...

Tomar olé do Luverdense é sacanagem!

Saravasco

Ruy disse...

Troca logo a merda desse técnico. Vamos aproveitar o intervalo da copa e treinar mais esse time, pois é o que tenos.

Lima disse...

Tá esquisito!

Lima disse...

Tá esquisito!

Digo disse...

Todos comecem a rezar!

Paiulo da Cancela disse...

Um técnico retranqueiro que nos fará sofrer!

Zé Julio disse...

Barbio? Nem na C!

Estamos FU!

Manfredi disse...

O Adilson Batista até que faz uma tremenda farra na área reservada, só que nada acontece.