sábado, 14 de dezembro de 2013

Puxando o tapete.# Só que não.

Em outro capítulo triste de nossa história, o Vasco foi mesmo a frente e entrou com ação pedindo os pontos da partida contra o Atlético. Um autêntico puxar de tapete, porque certamente não o fariam se o Vasco tivesse ganho a partida.

Que ela não poderia ser reiniciada,  é fato porque está nas regras. Como eu já disse, se alguém tivesse as lido, saberia disso e forçaria a remarcação da partida.

Mas aconteceu, e tomamos uma cipoada de 5. Time que toma cipoada de cinco três vezes no campeonato, perde pra Criciuma, Ponte Preta, passa o ano todo atrasando salários e com goleiro que escorrega na casca de banana, não merece ficar na série A.

Portanto, jogar a série B, não é “melhor” em nada, mas é o que nos cabe. É o honesto, o digno a fazer.

Clubes grandes também caem. Quem não caiu ainda, um dia vai cair. Quem já caiu, uma hora cai de novo. Um ou outro podem escapar disso, mas é um ciclo normal. E a palavra é essa; “ciclo”.

O ciclo dessa diretoria está prestes a acabar. Junho não tarda a chegar e certamente teremos novo presidente ( coisa absurda eleição no meio da temporada). O futuro do clube a Deus pertence.

Mas como ainda faltam seis meses para isso, é obrigação da diretoria fazer o melhor para o clube. Não vou entrar no mérito fora de campo, pois estou farto de falar sobre falcatruas e quero apenas me limitar ao futebol.

Quando o Roberto trouxe Ricardo Gomes de volta, meio que sem detalhar a função desse, o próprio disse que a cobrança deveria ser em cima dele. “Podem cobrar” . Bom, o resultado está aí.

Como todo vascaíno, tenho uma gratidão pelo Ricardo, que comandou o time num raro momento de felicidade da última década, mas o cara teve um AVC, ainda fala com dificuldade, e um ano depois já estava assumindo tamanha responsabilidade? Não me parece correto, e pior ainda que este tenha acumulado a função de diretor de futebol quando o René saiu.

Nas palavras do próprio Ricardo, “pensei que lutaríamos pela libertadores”. Porra! Se ele não enxergava que esse time não poderia chegar no G4 NUNCA, não é bom sinal. Me parece que ele tinha ainda alguma afinidade com o grupo dos tempos de treinador, e não soube analisar o time com frieza.

Não estou defendendo sua saída, mas acho que o Vasco pode começar trazendo um diretor de futebol de currículo, ( e deixando Ricardo com o futebol dentro de campo) um cara que saiba gerir recursos, prospectar atletas baratos e enxergar as fraquezas do elenco, além de manter o pessoal “na linha”, coisa que faltou diversas vezes esse ano. O Vasco em 2013 foi a casa da mãe Joana. Teve atleta tomando porrada na favela, jogador freqüentando mais balada que treino, e gente que não saia do boteco “São Nunca”. ( que agora é club Platinun) E como cobrar um pessoal que trabalhou “ fiado “ ?

Depois, manter o Adílson Batista que chegou e chacoalhou o time, espremeu um mínimo de futebol e botou ordem na putaria, não teve medo de barrar jogador que não estava comprometido com o time, e que está dentro de todas as características de um treinador para a série B. Este merece desenvolver um trabalho de longo prazo e não só pegar “rabudas”.

Jogar a série B, pelo menos, pode servir para botar ordem na casa. Organizar um time a partir do zero sem medo de ter que encarar time grande atrás de time grande. Todos sabemos que é uma baba, a cada time grande que cai, o número de rodadas com que eles garantem o acesso aumenta. A diferença de orçamento é tão grande para os outros times da B, que apenas o salário do Fred no Fluminense equivalia a toda folha salarial da Chapecoense, que foi vice-campeã. Cortando o orçamento pela metade do que foi esse ano, o Vasco ainda teria 200% a mais de orçamento que a Chape.

Então chega de ser barriga de aluguel e trazer um time todo de emprestados! Thalles, Henrique, Jomar, Luan, Marlone (se ficar), John Cley, Baiano… esses são os caras que precisam fazer a maior parte do elenco, atletas formados no Vasco. Estamos cansados de torcer para onze jogadores diferentes todo ano.

Isso não quer dizer que podemos passar da série B sem reforçar o elenco, porque 2014 não vai ser de férias para o Vasco. Jogar a série B não é fácil (apenas dentro de campo), os gramados são ruins, as viagens longas, e um dia se pode estar em Caxias do Sul numa friaca do cacete, e no outro em Fortaleza num sol de doer. Para nós, passar a série B só pode servir para esboçar um time que precisa estar de volta à elite em 2015, e metade dos que estão aqui não merecem vestir essa camisa.

Falaremos mais sobre isso em breve.

6 comentários:

Ruy disse...

Puxando o tapete = mais um grande mico dessa desastrosa diretoria de merda!

Zé Julio disse...

udo normal esse papo do tapetão, tínhamos que terminar omo começamos, SÓ VERGONHA!

Liso disse...

Vasco do Dinamite Bosta está tão desmoralizado que até a Nissan quer vazar, fechem o caixão que esse defunto já vai começar a feder!

Digo disse...

Vaza logo seu banana Dinamite, você já fez cagada suficiente. Deixa outro tentar salvar 2014.

kiko disse...

E a casa da Mãe Joana do mal continua: Conselho Fiscal reprova as contas do Vasco pelo quarto ano consecutivo
saravsco

Liso disse...

KKKKKK e acaba o julgamento!!! babaca Dinamite e sua competente administração e o belíssimo jurídico, acabam de tomar a última goleada do ano... chupa Bob