segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O dia seguinte

Entre as cenas de brutalidade, um pai tenta defender seu filho enquanto torcedores correm para se degladiarem

Dá vontade de falar sobre futebol, vendo o que vimos ontem?

Por que as pessoas dão tanta importância ao futebol, ao ponto de se agredirem, de alterarem seu humor, as vezes até brigarem com seus próprios amigos?

Nesses anos todos acompanhando o esporte bretão que tanto amo, ainda não consegui entender  que faz o homem viver através do time de futebol. O cara fica de bom humor quando o time vence, de mal humor quando perde, se acha no direito de provocar o adversário ( que deveria ser só dentro de campo) quando ganha dele ou este sofre um infortúnio, e as vezes até tentar o suicídio quando vem o “desastre”.

Digo “desastre” porque é assim que este deve ser encarado. A vida de ninguém aqui vai piorar ou melhorar com os títulos ou rebaixamentos vascaínos. Temos que nos preocupar sim, é com o pai que não pode mais levar o filho pra um estádio de futebol, pois precisa implorar para não ser vítima de violência. Temos de nos preocupar é com a violência que o futebol está gerando, com a incompetência do Estado em garantir a prática desportiva com segurança para quem a assiste, e principalmente, do que será dessa cabeça-de-porco aqui em 2014 na Copa do Mundo!

Não me levem a mal! Eu não estou tirando “o meu da reta”  como mau perdedor. Estou sim triste, chateado com o rebaixamento do meu time, em ver a “marca” Vasco que amo ser achincalhada mais uma vez, mas garanto-lhes que o pacote de PPV que comprarei em 2014, não fará qualquer diferença na minha vida.

No entanto, eu entendo que o futebol, apaixonante como é, mexa com as pessoas e nos preocupemos com a instituição, afinal de contas, é para isso que estamos aqui.

E é isso que me passa na cabeça agora.

Não é por enfrentar uma série B, encarar times como Brasiliense, estádios como a Boca do Jacaré, ( isso é problema dos jogadores que são pagos para tanto) e sim com o que vai ser do clube. O Vasco não é um “time de futebol”, o Vasco é um clube enorme, que representa uma parte da história desse país e não só no campo desportivo, mas como no social, que está sendo implodindo pouco a pouco, rebaixado ( moralmente e desportivamente) mais uma vez e que não tem expectativas de melhorar tão cedo.

Ao meu ver, só existe esperança de mudanças quando essa administração sair do clube. Foram cinco anos (até então) com dois rebaixamentos, dezenas de ônus trabalhistas deixados para trás, dívidas com Deus e o mundo, e um título, conquistado com um time formado às custas de muitas dívidas.

Não é assim que se dirige um clube! Quando caímos em 2008 e vimos aquele time de 2009 sendo construído, com todas as suas limitações, pensamos ( e tomo a liberdade de falar por todos os vascaínos) que se tratava de um elenco enxuto, modesto, dentro das possibilidades de um clube com sérios problemas financeiros, e depois ficamos sabendo da verdade, as custas de quê aquele que viria a ser o time campeão da CB 2011 se formou; a de muitas dívidas, com o único intuito de trazer na praça de jogo, os resultados positivos que o Dinamite precisava para se reeleger. E o fez.

Portanto, está claro pra mim que de lá pra cá, não havendo a necessidade da disputar a reeleição, o Vasco “pagou as contas” no sentido figurado, já que como o próprio Éder Luís revelou, nunca recebeu em dia no Vasco.

E como podemos esperar que um clube assim permaneça na série A com o futebol profissionalizado ( dentro de campo) de hoje, onde os times pequenos, muitas vezes, pagam em dia e os grandes não?

O elenco, me parece claro, não é pior do que o do Bahia, por exemplo, e é óbvio que o fator GRANA decidiu o rebaixamento do Vasco, em muitos aspectos. Faltou GRANA pra pagar os atletas que saíram no início do ano, faltou GRANA para trazer reforços à altura, faltou GRANA para investir numa preparação bem feita, faltou GRANA pra bancar os jogadores que aqui estão, faltou GRANA pra manter os salários em dia e não ser sabotado por dentro do vestiário, faltou GRANA pra cumprir a promessa ao Autuori ( não que o Vasco precise dele!), faltou GRANA pra trazer um goleiro profissional, algo que batemos na tecla os doze meses do ano, faltou GRANA para bancar a permanência do único jogador que se destacou no ano, Marlone… enfim, faltou GRANA pra tudo no Vasco. GRANA essa que ficou retida na RF por conta de dívidas passadas e não honradas.

Portanto, ainda que o clube seja muito mal administrado, onde se paga um CEO profissional para fazer o trabalho do presidente, tudo se resume a GRANA. E já que a GRANA não virá fácil, ao meu ver o jeito de tornar esse time de futebol auto-suficiente, é cortando gastos, porque é melhor um time ruim recebendo em dia, que um time bom sem receber, isto ficou claro ontem, e em várias rodadas em que vimos os atletas vascaínos sem qualquer ímpeto.

Mas hoje, não adianta compilar muito “o que fazer”… no seu tempo eu darei minha opiniões aqui, hoje é dia de lamentar pelo futebol do Rio que, sem estrutura paga mico, com dois times caindo, e pelo Vasco que se apequena cada vez mais.

PS: Em 2008 eu postei aqui sobre o “fundo do poço” que era aquele rebaixamento. Se eu soubesse!…

16 comentários:

Ruy disse...

Continuo aguardando a renuúncia do boçal Dinamite!Ontem ele disse que já está planejando 2014, morri!

kiko disse...

Vergonha, humilhação!
Saravasco

Lima disse...

Essa incompetente administração do Bombinha fechou com chave de ouro. Ontem não era pra ter o jogo desde o seu início, sem segurança não se joga, a lei assegura essa decisão e mesmo depois do triste episódio, quem mandou foi o Antonio Lopes que engoliu o Bombinha. Somos um time em decadência, um clube de humilhados.

Carla Lia disse...

Estou sem palavras e arrasada.
Sds

Digo disse...

O 1o rebaixamento não serviu de lição. Só volto a acompanhar o meu Vasco da Gama que tanto amo, após a saída de merda do Roberto Falso Dinamite. Fui

Telmo disse...

Tragédia anunciada, só isso!

Manfredi disse...

Dinamite FDP, seu ciclo acabou, seja homem e vaza de São Januário.

Lenon disse...

A única coisa que se salva dessa merda toda é que o Roberto manchou a própria história e apagou seu passado e isso ele vai levar até o último minuto de sua existência. Com ele lá eu também não sigo mais o meu querido time.

Paulo da Cancela disse...

Fico aqui pensando: por que o Dinamite ainda não se mandou? Será que ele ainda acredita que poderá planejar 2014 para uma administração de apenas mais 6 meses???? Ele, mais uma vez, está de sacanagem om a instituição Vasco da Gama.

Lair Dias disse...

Que o Roberto conseguiu em pouco tempo provar sua irresponsabilidade e incompetência, isso é claro. Agora, como ex atleta ele imaginar que com esses goleiros e essa nossa zaga, chegaríamos a algum lugar é muita BURRICE. Só para ilustrar meu comentário, repasso o levantamento feito pela rádio Tupi: só em lances de falhas grotescas dos nossos goleiros e nossa zaga, entregamos 13 pontos. Basta soma-los para tirarmos nossas conclusões. Fora Dinamite, você não presta pra nada!

Caio disse...

Administração catastrófica do FDP do Dinamite foi o paraíso dos empresários, incompetentes diretores,técnicos improdutivos,refugos e roubalheira. Quem paga por isso? Nós torcedores, é claro

Zé Julio disse...

Alô torcida! vamos fazer um cordão de isolamento e impedir a entrada do Dinamite em São Januário, fica a dica.

E o tal do SENTIMENTO NÃO PODE PARAR, tem que dar lugar ao slogan ROBERTO PRECISA VAZAR!!

Ruy disse...

Aleluia, oremos, farei promessa e o que for preciso. O site Supervasco informa que hoje a noite situação e oposição estarão pedindo o afastamento do imbecil do Dinamite FDP.

Liso disse...

Deus salve o Vasco... Dinamite na rua já!!!

Liso disse...

Site da petição para a renuncia do Bob:
https://secure.avaaz.org/po/petition/Presidente_do_Clube_de_Regatas_Vasco_da_Gama_Roberto_Dinamite_RENUNCIE_Se_voce_ama_o_Vasco_saia_agora/?copy

Já atingiu 1000 assinaturas e a meta é 10,000. Vamos lá!!!!

Carla Lia disse...

A possível saída do Roberto, seria um belo presente antecipado de Natal.
Sds