segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Brasileirão, 32a rodada. Vasco 2 x 1 Coritiba

 

O futebol é uma fonte inesgotável de assunto. Daqui a 100 anos estarão falando sobre os mesmos tópicos, tentando analisar o imponderável.

No chatíssimo mundo politicamente correto de hoje, onde jogador pensa que pode faltar, chegar atrasado, fazer corpo mole, e ainda me inventam esse tal de “Bom senso futebol clube”, a mania é dizer que a “culpa não é do técnico”.

Muitas vezes não é mesmo.

Mas isso não quer dizer que não funcione trocar de treinador. Nesse campeonato até aqui foram 18 trocas de treinador e apenas cinco deles estrearam com vitória. Mas em três destes times, a troca do treinador foi o estopim para uma ascensão meteórica na tabela, casos de Atlético-PR, São Paulo e Flamengo.

Então não me venham com esse papo de que “trocar treinador não resolve”. Resolve sim, desde que tenha um motivo, e não simplesmente por trocar, quando se pega o treinador para Cristo.

No Vasco Dorival parecia estar esgotado para o elenco. Era muito claro isso, porque era possível ouvi-lo gritando com o time para sair da retranca, e eles não obedeciam. Então é até bom que chegue um cara diferente, que converse, que dê carinho ao time, que traga os jogadores para perto de si, unidos pelo objetivo de tirar o Vasco dessa posição.

Para isso ele começou bem, deixando de lado jogadores que se preocupam mais com o botequim São Nunca aqui na Barra, do que com o Vasco. Escalou mal, mas mexeu bem.

Agora, se alguma coisa se salva no ano do Vasco, é o Marlone.

 

A palavra do Nildeval:

ALIVIO, ALELUIA, O VASCO VOLTOU A VENCER E, DE QUEBRA, MANTEVE NOVAMENTE VIVA A ESPERANÇA  DE SAIR DO Z-4. QUALQUER RESULTADO DIFERENTE HOJE, SELARIA NOSSO DESTINO.

Mas não foi fácil, ao contrário, a vitória veio na base da vontade, da entrega, no vocabulário dos boleiros, com o coração na ponta das chuteiras, tanto é que, aos 30 minutos da etapa final, pelo menos 03 jogadores clamavam desesperados por substituição, coisa que não poderia mais acontecer.

No segundo tempo, contei nos dedos cada minuto que se passou, pra falar a verdade, após o Coritiba fazer seu gol, a contagem passou a ser pelos segundos, ainda mais que, o juizinho deu 04 minutos de acréscimo, sendo que ainda, passou a marcar faltas absurdas contra o Vasco. Porém, nada segurou o ímpeto dos jogadores e o Coritiba praticamente foi dominado no jogo inteiro.

Com escalação ao estilo Adilson Batista, o Vasco buscou cedo o seu primeiro gol, mas errava muitos passes, aliás, isso aconteceu no jogo inteiro. Para piorar, o Juninho saiu contundido e deixou qualquer vascaíno apreensivo. Claro que para chegar ao gol, o Vasco passou a depender das bolas paradas. Numa delas, o Edmilson se antecipou a zaga e sem marcação, fez o primeiro gol vascaíno.

Incrivelmente o Vasco marcava muito bem o Alex e o Coritiba veio com tudo para a segunda etapa e sem Juninho, nossas maiores chances continuavam nas bolas paradas, contra-ataques ou numa jogada individual do melhor jogador em campo. E foi exatamente isso que aconteceu. O Marlone ganhou de 03 zagueiros adversários e bateu cruzado para o Edmilson escorar para fazer o gol, que poderia dar aquela tranquilidade ao jogo.

A partir do segundo gol, o Coritiba, com mais 02 atacantes partiu para o tudo ou nada e o Vasco começou a sofrer com as lesões e reclamações de seus jogadores. O jogo, que já estava tenso, passou a dramático com o gol do Coxa, numa bobeira geral de nossa defesa.

Faltando apenas 10 minutos para acabar, começamos a ver o retrato fiel do que será o restante do campeonato para o Vasco. Isso mesmo Amigos, vai ser assim até a última rodada, as vitórias, se vierem, serão sempre de 01 gol de diferença, e com bolas batendo nas traves, goleiro fazendo milagres e o time se salvando no último minuto.

Finalmente, a entrega dos jogadores hoje foi nítida e a aposta do Adilson no jogador Edmilson surtiu efeito. Para completar a noite, a Portuguesa perdeu para o São Paulo e estamos há apenas 03 pontinhos dela. Resta secar o Fluminense neste domingo (joga contra o Flamengo. É isso mesmo, temos que torcer para o Flamengo, vale tudo agora) e torcer para o Bahia perder do Grêmio em Porto Alegre.

O Vasco agora terá uma semana completa para repor  as energias e continuar trabalhando. A vitória de hoje não nos tirou do Z-4, porém, renovou a chance de, em caso de uma nova vitória diante do Santos, sair definitivamente do sufoco já na próxima rodada. Para os matemáticos de plantão, ainda precisamos de 04 vitórias, outros acreditam que 03 serão suficientes. Como torcedor, vou acompanhar jogo a jogo, se as vitórias vierem logo, bem, se não, que elas venham no tempo certo.

Uma excelente semana a todos!

16 comentários:

Nildeval Sten disse...

Ao final da rodada, o único resultado que não ajudou, foi o empate do Bahia diante do Grêmio em Porto Alegre. Acompanhei o jogo e só deu Grêmio, mas sem gols. O Flamengo bateu o Fluminense, o São Paulo a Portuguesa e Criciuma e Ponte Preta ficaram no empate.

Mais importante que isso, foi ver o Vasco fazer sua parte.

A vitória não foi suficiente para o Vasco sair da degola, porém, uma segunda vitória, diante do Santos, possivelmente tirará o Vasco do Z-4. Portanto, a pressão continua. Cabe ao torcedor vascaíno lotar o Maracanã e fazer o papel de décimo segundo jogador.

Lembrando que o Fluminense pega um Corinthians um pouco desinteressado fora de casa, não será jogo fácil.

O Bahia, apesar de jogar em casa, pegará o Galo Mineiro, que resolveu mostrar futebol na reta final do campeonato, também não será tão fácil.

A Portuguesa, apesar de jogar em casa, pega um Coritiba, que ainda precisa somar pontos para espantar de vez qualquer risco, jogo difícil para a Lusa. Aqui, uma curiosidade, em caso de vitoria da Lusa, o Vasco, caso bata o Santos, ficará há apenas um ponto do Coritiba.

Vejam que existem ótimas chances do Vasco já ficar numa boa no próximo domingo. Vale lembrar que o time do Santo já não tem mais qualquer objetivo na competição, portanto, uma derrota a mais para o Peixe, não fará qualquer diferença, para eles, claro.

É isso aí Amigos. O negócio agora é rodada a rodada. Claro que fica nossa torcida para os jogos futuros do Vasco. Como por exemplo, enfrentar o Cruzeiro já campeão e de ressaca em São Januario e, se precisar somar pontos na ultima rodada, pegar o Atlético Paranaense fora de casa mas já classificado para a Libertadores e precisando, quem sabe, perder o jogo para rebaixar o maior adversário, que é o Coritiba. Mas falta muito ainda. Por enquanto, é ganhar do Santos para depois pensar, por exemplo, em zerar o saldo negativo de gols diante do já rebaixado Náutico.

Abraços e boa semana. Nossa esperança se renovou.

Lenon disse...

Com os últimos resultados, precisamos ganhar de qualquer maneira do Santos. Nosso time precisará tirar garra e qualidade de tudo quanto é canto.

Liso disse...

Deu pra sentir que algumas coisa mudaram no comportamento do time, só espero que não tenha sido algo tipo aquele "tesão de mijo".

Murilo disse...

Continuo não acreditando, infelizmente. Contudo, ganhamos um oxigênio extra e se não fossem as goleadas sofridas, estaríamos na frente dos bambis.

Caio disse...

Não éramos para estar nessa situação de morte caso a diretoria tivesse trocado o narigudo há algumas rodadas atrás. Teimosia do Bob Risadinha.

Ruy disse...

Também continuo antenado com o rebaixamento e o Adilson ainda vai ter muito que trabalhar essa nossa zaga, tivemos vários momentos de desatenção no final da partida.

Manfredi disse...

Estamos respirando a base de aparelhos, que vida! Irei ao jogo contra o Santos, nosso último tiro.

Carla Lia disse...

Será que conseguiremos nos salvar?
Sds

kiko disse...

É acreditar no Edmilson e esperar que o Marlone não volte a dormir em campo, vamos que vamos.....

Saravasco

Zé Julio disse...

Nosso problema é essa zaga de merda!Adilson Batista vai ter que fazer milagre. Já que milagres existem, serei positivo!

Paulo da Cancela disse...

Não basta a crise atual e mais uma merda da diretoria arrebenta com o nosso Vasco. O Giovane Gávio ex-vólei, já penhorou a grana da Caixa, estamos fu.....

L. Augusto disse...

Só muita união desse nosso time pode nos salvar, as deficiências são muitas e não temos mais tempo para testes, experiências ou criar, até mesmo, um padrão de jogo. Agora, só muita garra!

Lair Dias disse...

Fico impressionado com a vontade que todos nutrem contra o nosso clube. Bastou uma boa apresentação do Marlone para que esses invejosos, em plena crise que já vivemos, viessem perturbar nossa paz e concentração. Todos já falam que Marlone foi sondado pelo Corinthians e Santos, que Roberto já pensa em aumenta-lo visando a multa rescisória etc etc. Isso tudo é revoltante e só es´pero que esse rapaz não perca a concentração nessa difícil reta final.

Manfredi disse...

Que beleza essa nossa torcida. Não merecemos um Dinamite estragando esse maravilhoso Clube.

Telmo disse...

É Manfredi, essa torcida é 10, espetacular. Só que não podemos entrar em campo para resolver essa nossa triste situação.

Liso disse...

PQP... que zaga, que goleiro! Fodeu...