terça-feira, 8 de outubro de 2013

Mas já?


Nunca comentei com vocês que, apesar de pouco me manifestar, frequento o fórum Netvasco.
Fico impressionado com a agressividade dos comentários das pessoas que frequentam este local. Alguém não pode opinar que logo vem outro para defenestrar o comentário dele.
Nunca tive problemas lá, mas fico de olhos arregalados com algumas coisas que leio. Falando português bem claro: Existe uma quantidade enorme de idiotas que só falam idiotice, e pinçar um ou outro comentário inteligente é difícil. O que não combina com o sério e excelente trabalho do pessoal que mantém o portal no ar.
Faltando doze partidas para acabar o campeonato, e o destino do clube totalmente indefinido, já tem gente tecendo comentários do tipo “que jogadores manter e quais incluir numa barca”.
Posso ser bobo, mas em doze partidas, jogadores como Pedro Ken, que está comendo a bola, e Cris, que só faz cagada, podem mudar completamente de figura. Diogo Silva pode começar a tapar o gol vascaíno, e o Francismar desandar a fazer gols.
Por mais improvável que pareça, pode acontecer…
Antes de pensar em jogadores, o Vasco precisa definir o que quer da vida; continuar sendo um clube sem estrutura, ou entrar no século XXI.
Eu sempre disse; “quem precisa de estrutura é viaduto, time de futebol precisa de jogador bom”.
É verdade, não deixa de ser.
Mas o que a gente vem tendo não é nem um, nem outro. Nem time forte, nem estrutura. O Vasco, em 2013, ainda treina em São Januário, no CFZ que com todo o respeito, tem estrutura de CFZ, ou no CEFAN da Marinha. E não é raro ver uma nota no site dizendo que “o treino do diz X foi remarcado do local Y para São Januário”
Ou seja; É a casa da mãe Joana! O jogador não sabe ao certo onde vai trabalhar no dia seguinte, perde-se tempo levando os atletas para o local, não se consegue ficar no “encalço” de certos profissionais que deveriam ter uma dose de “vigilância” reforçada, tudo isso para manter o gramado de São Januário. E funciona? Não! O gramado de São Januário que sempre foi bem cuidado, anda uma desgraça a bastante tempo, e nem o completo replantio da grama funcionou. Ou melhor, funcionou, mas não se consegue fazer a manutenção adequada para que permaneça 100%.
Ou o Vasco consegue o aporte financeiro e constrói seu CT em local adequado ( aproveitando a mamata que a Prefeitura do Rio nos deu), ou aluga uma coisa a altura do clube como era o Vasco-Barra (que saudade), ou ainda, designa-se São Januário como local de treinamento e manda-se os jogos no Maracanã.
Sim, você leu corretamente.  E antes que me chamem de louco, respondam as seguintes perguntas:
1) Qual o aproveitamento do Vasco como mandante? (o terceiro pior)
2) Quantos clássicos o Vasco manda em SJ? (zero)
3) Que local é de mais fácil acesso à maior parte da torcida, São Cristóvão ou Maracanã?
Eu estou convencido de que os gastos que o Vasco teria mandando seus jogos no Maracanã seriam menores do que os que temos hoje alugando esses locais meia-boca para treinar. Não só isso, como o Vasco a algum tempo enche mais o Maracanã e o Engenhão do que São Januário,  a bilheteria seria maior.
Dessa maneira, que é o que os outros três times fazem, no mínimo o Vasco teria um local certo para treinar, um CT, poderíamos dizer, já que São Januário tem toda a infra-estrutura de um, e o mesmo não se pode dizer do CEFAN e do CFZ. Não digo que isso seja o ideal, mas é a melhor saída enquanto não construímos um CT do tamanho do Vasco.
Com isso pelo menos planejado, e a situação financeira estável, começamos a pensar num time, porque agora é impossível fazer essa avaliação de maneira isenta.

Edição em 09/10/2013.

Hoje vemos a notícia de que uma das maiores promessas da base do Vasco, Mateus Índio, entrou na justiça alegando atrasos salariais para rescindir seu contrato. A diretoria apresentou comprovantes e está contestando a ação, e alega que tudo será resolvido com os agentes do jogador.

O que é impressionante não é nem o oportunismo de um adolescente que talvez nem tenha perdido o cabaço, para contra o Vasco da Gama, coisa que estamos cansados de ver. A cada ano que passa essas crianças pioram, jogadores de futebol ou não. 

O que impressiona é ver que o Vasco, ou melhor, a administração Dinamite continua sendo burra ao ponto de dar precedentes legais para que jovens da base, principalmente promessas, possam ajuizar esse tipo de ação. Atrasar salários dos profissionais é uma coisa, mas de jogadores da base? 

No mundinho que é o futebol brasileiro hoje, a única maneira de um time fazer dinheiro, e ter jogadores de qualidade, é os revelando. A base do Vasco, outrora grande reveladoras de talento, hoje em dia raramente fornece um jovem de qualidade para os profissionais... e os poucos que aparecem, já chegam com o passe fracionado, como o Índio em que 20% pertence ao grupo Sonda, em mais um negócio obscuro da diretoria!

Além do CT, o Vasco precisa ter outra vez uma base forte. Mauro Galvão vem melhorando o trabalho que era feito, mas acima de tudo o Vasco precisa de estrutura para estes jovens desenvolverem seu potencial, e não só, mas também para que estes não procurem esta em outros clubes, como aconteceu com o Foguete e com o Mosquito. 

Hoje em dia não existe mais esse negócio de esconder o jogador jovem. Com 15,16 anos e até antes disso, eles já estão sendo observados por uma dúzia de olheiros e empresários a cada treino, portanto o que resulta, é o trabalho sério; amarrar esses jovens (legalmente) com contratos razoáveis, oferecendo estrutura, e quiçá, criando uma equipe B, onde eles possam fazer estágio antes de ingressar no time profissional, como o Barcelona faz. Não só isso lhes dá experiência de futebol profissional, como mostra para estes rapazes ( e aos seus pais e empresários) que o clube tem um plano de carreira para eles!

Hoje em dia, o rapaz sai dos juniores, estreia no profissional " à moda caralho" como diria meu pai, e quando se vê que obviamente ele não está pronto, retorna aos juniores. Isso desestimula MUITO um atleta jovem, porque parece que o clube não acredita nele, e na mente de um moleque de 18 anos, o que funciona é incentivo. 

6 comentários:

Ruy disse...

O Vasco não teve nenhum planejamento na era Dinamite, lástima. Vamos torcer pelo milagre.

Manfredi disse...

Tudo errado nessa administração, desastre total. Apenas a burrice impera.

Liso disse...

E hoje?????? Coração na mão!

Liso disse...

Criciúma acaba de fazer parte do milagre......

Digo disse...

Pois é Liso, o Coritiba também, que zica.

Liso disse...

É não é mole não depender dos outros. O Cruzeiro disparado ganhando de todos e toma um do São Paulo.