segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Brasileirão, 28a rodada. Vasco 2 x 3 Criciuma

 

É muito chato passar rodada atrás de rodada dizendo que faltam X rodadas e Y pontos, mas faltam 10 rodadas e o Vasco precisa de 50% de aproveitamento.

Simples e difícil assim.

Você acredita? EU não acredito.

A menos que aconteça algo de diferente, como o São Paulo, Coritiba, Portuguesa, Criciuma e estes que nos rodeiam, começarem a perder uma atrás da outra, o nosso destino é negro, e o Vasco vai cair.

Sabe por que o Vasco vai cair?

Porque merece!

Em 2008 tínhamos um time mediano ( para os padrões), longe de ser ruim a ponto de cair e caímos, tal qual hoje temos um time médio, certamente muito mais qualificado do que Portuguesa, Vitória, Bahia, Atlético, Ponte, Criciuma….

Mas parece que é obra do destino, dos deuses do futebol, que esse time falha quando mais precisa, toma gols impossíveis, sofre com arbitragens tendenciosas e tudo o que é possível, para além de seus próprios problemas internos.

Tal qual como em 2008…

Um clube que vive em dívida com seus atletas e funcionários, que fica sem água, vende jogadores e toma calote, deixa morrer um menino que fazia testes na base, passa mais de um ano sem receber suas verbas por conta de penhoras, se desfaz de seus principais atletas quando finalmente consegue ter um bom time, faz negócios escandalosos por baixo dos panos, treinador o abandona, toma calote de fornecedora esportiva e a atual nem se digna a fornecer material adequado às categorias de base, gasta milhões num moleque irresponsável que vive lesionado e frequenta favela e paga salários a jogadores do tipo de Rodolfo e Enrico para nunca jogar, não tem CT…

…esse time merecer ser rebaixado.

Merece, porque em pleno dia de jogo, me sai uma nota na imprensa dizendo que os executivos profissionais estão prestes a abandonar o barco devido a problemas com o vice-presidente…

… e essa é a tônica do Vasco, Um clube que está sempre, 100% do tempo nas mãos de ladrões, e com mais duas ou três chapas de ladrões tentando beliscar uma parte do butim, e quando alguém não consegue mais morder a sua fatia, entrega a “pica” e sai de fininho.

O Dinamite vai conseguir levar o clube outra vez para a segundona, o que deve ser um recorde, e assim o Vasco vai perdendo força no cenário nacional. Apenas quando um presidente minimamente honesto e preparado assumir o Vasco, que vamos saber o que é ser um clube normal, como tantos outros por aí.

Em 2008 quando de nosso primeiro rebaixamento, eu dizia aqui que se calhar era bom, para que houvesse um choque, um trauma, que despertasse o clube para as dificuldades de hoje em dia, para as necessidades de um clube grande nos anos “2000”… e sabemos como foi; voltamos à série A, parece que o clube se acertaria, veio a Copa do Brasil, onde eu novamente alertei que o título deveria servir como uma plataforma para que o clube se profisisonalizasse em todos os sentidos, que mantivesse uma base forte… e o que aconteceu? Estamos hoje na mesma merda que estávamos em 2008.

Hoje, estamos onde estamos, e fora os adversários, ainda enfrentamos perdos de mando de campo, lesões, jogadores suspensos, e ainda vamos ver o que sai no julgamento de Dorival, Juninho e agora Willie…

Tá difícil mesmo…

PS: Ontem, tivesse o Juiz marcado a infração em Marlone, o Vasco sairia na frente do placar e o destino seria outro. Para vocês verem com o Universo está conspirando contra o Vasco! Um pênalti não marcado, uma falta que não existiu resulta em gol, e duas vezes a bola bate em alguém e entra no gol vascaíno.

 

A palavra do Nildeval:

 

Um time que toma 03 gols do poderoso Criciuma não merece permanecer na primeira divisão. Confesso que perdi as contas de quantos jogos o Vasco teve a chance de sair do Z-4 e não conseguiu. Mais um jogo de 06 pontos e, finalmente, com o time embalado, vem mais uma derrota. Falta de dinheiro? NÃO.

Na rodada anterior, NENHUM time ajudou o Vasco. Incrivelmente até o Criciuma ganhou o Grêmio fora de casa e encostou no Vasco. Hoje, a derrota era inadmissível. Agora, trocamos de posição para o próprio Criciuma.

Percebe-se, porém, que a falta de categoria é enorme.

A rodada começou boa para o Vasco no sábado. O Coritiba a Ponte Preta perderam; o Fluminense empatou. Continuou favorável ao Vasco no domingo. A Portuguesa perdeu, o Bahia levou uma goleada do Goiás e o São Paulo ficou no empate. Quer dizer, poderíamos ganhar pelo menos 04 posições e igualar com o Fluminense no número de pontos.

A medida que o tempo passa e o Vasco não sai do rebaixamento, nosso desespero aumenta. Esperávamos que o Criciuma jamais passaria o Vasco. Agora, mais um candidato a disputar ali, ponto a ponto, até o fim do campeonato. Na verdade, estamos cansados e sem esperança, e tornou-se chato usar este espaço para falar de Z-4.

Sem Juninho em campo, o Vasco parece ser outra equipe. O Criciuma, embalado por uma vitória inesperada fora de casa, mostrou logo a que veio e, a bem da verdade, contou com a sorte nos 03 gols. Numa falta cobrada na grande área, a bola bate na barreira e sobra limpa para o atacante marcar. Inacreditável, mas todas as bolas que sobraram foram a favor do Criciuma. O Vasco não ganhou NENHUMA.

O Vasco não se abalou e buscou o gol de empate e, numa falha da defesa, Marlone aproveitou e tirou com categoria do goleiro.

Como miséria pouca e bobagem e o que está ruim pode piorar, num chute de fora da área, a bola desviou no Renato Silva e tirou o Diogo Silva do lance. Notem que nos 02 gols o Vasco deu muito azar. Coitada, nossa defesa que já é uma mãe, ainda conta com uma falta de sorte de dar dó.

Para o segundo tempo, o Vasco, sem opção, partiu para o ataque e o jogador Willie, após levar um pisão (a arbitragem nunca enxerga), bem que poderia sair lesionado, pois, infantilmente, seria expulso mais tarde.

Numa penalidade meio duvidosa, o Vasco chegaria ao empate, quando o Criciuma levava o jogo em banho Maria, com toques de bola, atrasos, catimba, simulações.

No meu entender, mais uma vez o Vasco deu muito azar no terceiro gol. Lógico, nossa defesa foi totalmente envolvida e nosso goleiro fez um pênalti infantil, quando a bola fatalmente iria para fora. Com o gol e a expulsão infantil do Willie, o Vasco praticamente morreu em campo.

Nossa única oportunidade clara de gol esteve nos pés do atacante André, que, após falha bisonha do zagueiro ficou sozinho com o goleiro e chutou para fora, aos 26 minutos. A esta altura, o empate cairia muito bem. Novamente, o filme se repetiu e o Vasco não teve competência para marcar.

Não quero saber dos próximos jogos e nem de quem está logo acima do Vasco. Estamos cansados e quase vencidos. De bom, entraremos em campo sabendo do resultado de todos os outros adversários (como se isso adiantasse alguma coisa) . Nosso próximo adversário será o Goiás, que ainda sonha com o G-4 (parece piada, o Goiás no G-4), mas é a realidade. Vamos esperar para ver no que vai dar. Por enquanto, estamos onde merecemos. Infelizmente.

Abraços e ótima semana.

Ps:

. Todos os times que estavam na zona do rebaixamento venceram o Vasco, dentro ou fora de casa;

. Todos os times que ganharam pelo menos 02 partidas seguidas, conseguiram sair do Z-4.

. Quem vai tirar o Vasco do Z-4??

14 comentários:

Liso disse...

Caindo, caindo e com méritos. Segura essa Dinamite, ainda vou te dar uma bela porrada, espera!

Carla Lia disse...

Acho que acabou, não dá mais.
sds

Lenon disse...

Sacanagem não, quantos pontos esse Cris já entregou, a dívida dele é grande e o pior é vermos o Vaz no banco.

Ruy disse...

Tá muito feia a nossa situação, a próxima rodada não é nada atrativa para nossa recuperação. Depois dessa derrota para o poderoso Criciúma, eu também jogo a toalha.

Manfredi disse...

Rafael Vaz no banco e Dorival escala Renato Silva e Cris, vai entender isso! E o Montoya, fizeram o cacete pelo cara e até hoje nada.

Lair Dias disse...

Além da queda livre ainda surge a denúncia de mensalão no Vasco visando a próxima eleição. Nosso futuro é será muito triste.

Paulo da Cancela disse...

Por que será que o Dorival não escala Luan, Vaz, Montoya e Reginaldo no time, o que está faltando? Essa derrota pro Criciúma, mesmo com erros da arbitragem, foi ridícula.

Zé Julio disse...

Quando vencemos Vasco venceu 3 partidas seguidas nesse campeonato? Nunca. Como sairemos dessa? Já me considero rebaixado e se o amigo Liso precisar de uma ajudinha para enfiar a porrada no Bob, é só me avisar!

Zé Julio disse...

Acertando: Quando o Vasco venceu...

Digo disse...

Meu Deus, como pode escalar o Jhon Cley e deixa o Sandro silva no banco? E também escalar o Renato silva, com o Rafael Vaz no banco, como pode? O Montoya já deve estar com hemorróida de tanto ficar sentado no banco

kiko disse...

Como sair dessa situação de merda, se não vencemos um confronto direto???

Saravasco

Telmo disse...

Estamos uma merda, e ainda por cima o ladrão de apito nos garfa. Fica difícil.

Nildeval Stein disse...

Amigos:

Não podemos depender de ninguém, pois o Vasco é odiado pelo resto do país. Perde mando de jogos, mesmo o culpado sendo torcedor do Corinthians. Em quase todos os jogos, a arbitragem só erra contra o Vasco, nunca a favor. Sempre foi assim e não mudará.

Nosso maior erro foi aquela sequência de jogos sem nenhuma vitória. Uma hora a coisa iria pegar. Agora, cada jogo, uma decisão. Não tem mais como fugir.

Independente de erros de arbitragem, vi um Criciuma muito mais disposto em campo, do que o Vasco. Não adianta, a rodada do meio de semana é toda complicada, pode acontecer de tudo. Nossa única vantagem é entrar em campo já sabendo de todos os resultados de nossos concorrentes. No mais, é reunir a galera e questionar:

"Antes, vocês reclamavam por falta de pagamento. E agora?"

Faltam 10 rodadas e para ganhar um fôlego extra diante do Botafogo, temos que passar pelo Goiás. Empate ou derrota pode decretar nossa queda. Duro, mas real.

Abraços.

Nildeval Stein disse...

Só para complementar. Se empate ou derrota pode ser fatal, uma vitória pode até nos tirar do Z-4, dependendo de uma combinação meio complicada no momento.

Se ganhamos do Inter e do Fluminense (com o primeiro jogando bem e com o segundo mal), temos plenas condições de bater o Goiás.

Portanto, vamos esperar ansiosos por esta rodada. Podem crer, tá difícil até de dormir.