sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A nossa casa

 

Eu sou de 1986, na minha infância vi aquele time sofrível de 94 e 95, mas também acompanhei o início daquele que seria o elenco campeão de brasileiro de 97 (no maracanã), carioca de 98 (em Moça bonita), da libertadores ( em São Januário), do Rio-São Paulo de 99 ( no Morumbi), tetra brasileiro em 2000 ( no Maracanã) e da Mercosul, no palestra Itália.

E depois que os títulos diminuíram,  carioca de 2003 no Maraca e da Copa do Brasil no Couto Pereira em 2011.

Porque estou dizendo isso?

Dos oito últimos títulos do Vasco, apenas um foi em São Januário. Ainda que em alguns casos o primeiro jogo da final tenha sido lá, como no brasileiro de 97, e na copa do Brasil.

De resto, o Vasco ganhou fora de casa, ou no Maracanã.

A verdade é que o Vasco caiu na historinha que se criou nos anos 90 de que o maracanã é a casa do Flamengo. A nós, “sobrou” aquilo que é nosso, com muito orgulho, mas que mal nos acomoda.

Muito se fala em mandar os clássicos em São Januário, mas a verdade é que o Vasco não é o Fluminense, e muito menos o Botafogo, que cabem num estádio pequeno. O Vasco é o Vasco, time que lota um Maracanã com facilidade.

A prova disso, é que mesmo com um time desacreditado, os vascaínos comparecem em peso e ocuparam boa parte do Maraca ontem.

Nas condições que estamos, foi algo fora do comum.

O que só prova que, São Januário é muito bonito, é uma parte linda de nossa história, é patrimônio do Vasco e tem que ser cuidado e bem aproveitado…

…mas não é mais o local mais indicado para do Vasco.

Parte da culpa é do próprio Vasco que não adequou o estádio às demandas modernas, não criou conforto para o seu torcedor, não tornou a vinda ao estádio atrativa…e parte da culpa é da prefeitura do Rio de Janeiro, que ignora o entorno de São Januário, segrega aquele bairro como uma periferia ( no mau sentido) e não lhe dá o devido respeito e atenção que o bairro de São Cristóvão, que já foi morada da família real, merece.

Hoje, São Januário é um estádio de difícil acesso, num bairro perigoso, e que tampouco faz bem ao time, porque transfere a pressão que deveria ser no adversário, para o próprio time do Vasco. Isso torna o clube um dos piores mandantes do brasileirão, esvazia ainda mais um estádio de capacidade pequena, e traz prejuízos técnicos e financeiros ao clube.

Já falei aqui antes, que o Vasco pode e precisa utilizar o Maracanã. O Maraca não é mais “nosso” no sentido que é admnistrado particularmente, mas continua sendo uma bem-feitoria os clubes do Rio, que não faz sentido que ajudemos a pagar em forma de impostos, e não usufruimos.

Além do mais, é muito mais fácil de acessar, e agora que foi recosntruído, é o mais moderno estádio do Brasil e dos mais confortáveis, se esquecermos todos os escândalos da sua construção.

Esse Vasco x Goiás provou isso; mandar os jogos no Maracanã é certeza de casa cheia e time embalado, e em São Januário não.

Então, mais uma vez, eu defendo que o Vasco faça com os outros clubes e utiliza mais  o Maraca. O Maraca é nossa casa também, não é porque temos estádio que devemos nos contentar apenas com ele, usemos o que está a nossa disposição.

E para um clube que não possui CT, essa situação pode ser ainda um mais-valer ao Vasco, que pode aproveitar a sua sede para isso, e não precisar gastar alugando locais de pouca infra-estrutura.

Fora que, todo jogador gosta de atuar no Maracanã.

2 comentários:

Digo disse...

Maraca já!!!!!

Lenon disse...

O Juninho foi liberado para o jogo contra o coxa, acho que foi compensaram o roubo que sofremos.