domingo, 18 de agosto de 2013

Brasileirão 15a rodada. Vasco 2 x 3 Grêmio

 

Vou deixar o sábio Nildeval discursar sobre o jogo, e vou apenas comentar rapidamente;

  • Jamais vi uma partida de futebol debaixo de tanta chuva! Pela televisão, houveram momentos em que não se via a bola! E o mais incrível é que o gramado fico impecável, sem nenhuma poça d’água!
  • Quisera o destino que Cris, recém-contratado, com uma semana de clube, e execrado em seu último time, por acaso o próprio Grêmio, estreasse no lugar de Jomar, doente. O preço de escala-lo e não Renato Silva foi que com cinco minutos, ele já mostrou para quê veio e furou miseravelmente o corte  no lance do primeiro gol (E também foi driblado como uma criança no terceiro). Começar o jogo assim, debaixo daquela chuva, minou as forças do Vasco.
  • Outra vez, gols do Vasco oriundos de bola parada. Não é sorte, é treino, mas anda faltando treinar com a bola no chão, então…
  • No momento que o jogo estava igual, Diogo Silva toma aquele gol do meio da rua. Queria eu que no futebol fosse simples analisar o jogo de um atleta, como no beisebol, onde há números para tudo que o atleta fez em jogo, onde erros são deduzidos e acertos creditados. Acontece que não é, avaliação de jogador, no futebol, é sempre subjetiva e necessita de um pouco “sexto sentido”. Eu não gosto do Diogo Silva, me dói vê-lo com a camisa do Vasco e não enxergo nele a segurança que um time da grandeza do Vasco precisa. E parece que não sou só eu, porque Dinamite disse hoje que vai atrás de um Goleiro.
  • Recorde de passes errados. Parece que o Vasco piora, ao invés de melhorar neste sentido.
  • Como é irônico um time fazer campanha para a torcida comparecer, e joga melhor fora de casa….

A palavra do Nildeval:

Incrível como o Vasco continua decepcionando, quando todos esperam algo mais. Após conquistar 04 pontos, em 02 jogos fora de casa, a torcida compareceu em bom numero para uma noite de sábado e com muita chuva. Isso só demonstra o quanto ainda estamos abaixo daquelas equipes que lideram o campeonato. Foi a terceira vitória seguida do Grêmio, que entrou na briga pelo titulo. Quanto ao Vasco...

Pra falar a verdade, ninguém jogou absolutamente nada neste jogo, e o time continua com aquela velha sina de atuar muito bem longe de casa, e geralmente acontecer um apagão em São Januário. Ganhar como mandante neste campeonato, é fundamental para qualquer equipe que deseja chegar um pouquinho mais longe.

Por ironia, na estreia do Cris, aos 05 minutos, numa falha bisonha, o Barcos abriria o placar, escolhendo o canto com muita facilidade. Num campo muito molhado, tomar gol logo no inicio fica difícil recuperar. A boa equipe do Grêmio veio toda fechadinha, com 03 zagueiros e 03 volantes, explorando os contra-ataques. O gol ajudou muito a equipe gaúcha, que marcava muito bem a saída de bola vascaína.

Somente aos 24 minutos o Vasco chegava ao empate, como sempre, num lance de bola parada, com Juninho Pernambucano batendo com a velha categoria e a bola desviada pela zaga gaúcha. Não podemos depender somente desta jogada do Juninho, o Vasco precisa criar mais. O Pedro Ken, muito bem marcado, desapareceu em campo. O Eder Luís não joga mais.

Quando o jogo estava equilibrado, eis que nosso goleiro aceita uma bola do meio do campo, adiantado, não pode evitar um chutaço do atacante gremista, que nem esperava o gol de placa. Culpar nosso terceiro goleiro seria uma injustiça de outro mundo, por outro lado, porém, o goleiro Dida, dava toda tranquilidade para a equipe gaúcha poder trabalhar.

O Vasco voltou para o segundo tempo com Montoya e Tenório. O primeiro mostra a cada rodada que tem condições de ir longe, quanto ao segundo, sinceramente, o prazo dele no Vasco já venceu faz muito tempo. Hoje, o Tenório foi nulo. Errou todos os passes, participou muito pouco das jogadas e não tem mais mobilidade alguma. Um zero e esquerda.

Assim como no primeiro tempo, aos 05 minutos, novamente o Barcos saiu driblando toda nossa defesa para decretar o terceiro gol gremista. Ninguém discute a categoria do argentino, mas, cadê o zagueiro para fazer pelo menos a falta? Este gol simplesmente selou qualquer reação vascaína. Imagine você ter que tirar 02 gols de diferença com um gramado prejudicado e com uma equipe tão limitada?

Pois é Amigos, aquela velha desconfiança nossa se fortaleceu. Acredite, não temos time suficiente para brigarmos na parte de cima. A temporada vai se mostrando perdida. Nem deu para comemorar o segundo gol vascaíno...

Nem quero discutir o fato de termos encarado uma das melhores equipes do brasileirão, e olha que o Grêmio estava desfalcado de 03 de seus titulares, Elano, Zé Roberto e Vargas, imaginem este time completo? Claro também, que os 02 primeiros gols deles foram de falhas bisonhas de nossa equipe. Entretanto, a atuação impecável diante do Coritiba e o bom jogo diante do Santos, acabaram por maquiar as fraquezas de nosso elenco.

Na terça-feira teremos um jogo fácil nas oitavas da Copa do Brasil. No sorteio, o Vasco se deu bem e deve passar fácil de fase. No brasileirão, jogaremos mais uma vez em São Januário diante do Corinthians, no próximo final de semana. Difícil prever qualquer resultado...

Aquele abraço.

12 comentários:

Liso disse...

Jogamos muito mal, só isso!

Digo disse...

Putz, foi o jogo das falhas.

Manfredi disse...

Tenório é outro que já era! Estamos fu!

Lenon disse...

Valeu Cris, bela estréia.

Ruy disse...

Será que foi verdade que o Jomar passou mal?

Paiulo da Cancela disse...

É só vergonha e sofrimento.

Carla Lia disse...

Acredito que a chuva tenha prejudicado em muito o nosso time. jogamos muito mal.
sds

kiko disse...

Não temos toque de bola e o nosso passe é horrível.

Saravasco

Lair Dias disse...

Tanto sofrimento. Quando teremos o nosso Vasco da Gama de volta, quando?

Vascocellos disse...

Por onde andam as certidões?

Liso disse...

Enquanto isso em Manaus..... vaza Henrique!!!!

Liso disse...

1o tempo em Manaus, que peladão da porra!