quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Copa do Brasil, oitavas de final, jogo 1; Vasco 2 x 0 Nacional-AM

 

Não sei se foi a eufórica torcida manauara…

…o clima de oba-oba…

…o estádio, pequeno, acanhado, espezinhado de gente por todos os lados…

…o campo curto e estreito…

…mas este foi um dos piores, jogos do Vasco, que eu já tive o desprazer de assistir. Não digo que foi o pior, porque me lembro aqui do Baraúnas, XV de Campo Bom,Gama…

Não é admissível, que um time de primeira divisão – quanto mais o VASCO!, seja agredido como foi pelo nacional. Se o Leonardo soubesse que deveria estar atrás da linha da bola para completar para as redes, com cinco minutos de jogo estaríamos perdendo.

Tamanha era a confusão da zaga, e de todo time vascaíno, pixotando bolas para lá e para cá, errando passes de um metro, levando dribles desconcertantes de atletas que disputam a série D (!), que o Nacional perdeu, no mínimo, três ou quatro chances claras, fora os tirambaços de fora da área que Diogo Silva salvou. Sim, Diogo Silva, o goleiro que transpira insegurança, vaiado no jogo anterior, foi o melhor em campo e o salvador da pátria cruzmaltina. Como não ser romântico sobre o futebol?

Não é que o Vasco não tenha criado chances. De fato criou em número muito menor, mas criou. É que desperdiçou todas! E no segundo tempo, não criou uma sequer, se não contarmos aquela bola que Rafael Mourisco entregou de graça para Éder Luís sofrer o pênalti – menos mal, porque já ia perdendo o gol…

Então pergunto; Como pode um time de série A, passar esse sufoco?

Como podemos não criar chances contra o Nacional? Como podemos ter uma posse de bola apenas ligeiramente superior, e uma quantidade de finalizações muito inferior? Futebol não é um jogo de estatística, mas a matemática me diz que, quanto mais chutes ao gol, maiores as chances de marcar. E bastava UM daqueles chutes do Nacional entrar, para virar a torcida local de a favor, para contra.

Quem se limitar a ver apenas o scout final da partida, não vai entender a sorte que foi este placar. Um placar de 2 gols a favor, fora de casa, que praticamente sela o futuro manauara. mais do que isso, ficou evidente que, sem os reforços que chegaram ao longo do brasileirão, André, Juninho e Rafael Vaz, o Vasco é um time limitadíssimo, mesmo com Fágner em campo. Cris, Tenório, Éder Luís, Wendel… jogadores caros que brigam COM a bola, ao invés de liderar o time. Apontar culpados em uma noite em que todo o time jogou como peladeiros do aterro do Flamengo seria covardia, mas não dá para passar despercebido.

 

A palavra do Nildeval:

NACIONAL 0 X 2 VASCO

A Copa do Brasil é o caminho mais curto para se chegar à Libertadores, além de dar ao campeão o titulo do segundo campeonato mais atraente do país. Diferente dos anos anteriores, quem participou da Copa Libertadores, entra no torneio a partir das oitavas de final. O Vasco entrou somente agora, pela sua classificação no brasileirão do ano passado.

Pouco atraente até as oitavas, na verdade, o Vasco deu muita sorte ao pegar o Nacional-AM. Como disse anteriormente, somente um desastre tirará nossa classificação, ou seja, para o Vasco, a Copa do Brasil começará de verdade nas semifinais.

Outra atração da Copa do Brasil é o regulamento, que permite um time de menor expressão eliminar um considerado maior, pois, o gol marcado na casa do adversário tem peso dobrado. Sendo assim, equipes como Juventude, Criciúma e o inesquecível Santo André já se sagraram campeões. Hoje, com a entrada dos que disputam a Libertadores, fica mais difícil, não impossível.

O jogo de hoje foi uma das maiores peladas dos últimos tempos. Mesmo com um time repleto de reservas e sem sua principal estrela, o Vasco é infinitamente superior ao Nacional, que, aliás, poderia até ter levado uma goleada histórica, num gramado irregular, onde o Gigante da Colina jogou o suficiente para garantir os 02 gols, e o jogo de volta será apenas para cumprir calendário.

Bom para jogadores como Cris e Montoya que vão aperfeiçoando a forma, se entrosando e mostrando que podem brigar pela vaga de titular. Bom para o Tenório, que se quiser se manter no elenco, tem que começar a fazer gols, hoje, ele fez dois e nos deu a vitória e consequente classificação. Outro que se destacou foi o Diogo Silva, com boas defesas nos poucos momentos de inspiração do time do Nacional-AM.

O que mais me chamou a atenção foi o fato da maioria absoluta estar torcendo para o Vasco. Realmente nossa torcida está espalhada pelos 04 cantos do planeta, pena que a partida não tenha sido disputada em um estádio com capacidade para abrigar uma maior torcida.

Próxima parada, campeonato brasileiro contra o Corinthians no Mane Garrincha, mesmo o mando sendo do Vasco. Boa sorte e bola pra frente.

Abraços.

4 comentários:

Manfredi disse...

Que pelada feia. Se já não temos toque de bola em gramados de 1a, imagina naquela várzea?

Liso disse...

E o Diogo foi o craque do jogo! Pelada do ano!

Ruy disse...

Se teve algo de bom nesse jogo, foi o show da nossa torcida local.

kiko disse...

Torcida e nosso goleiro, o resto esquece.
Saravasco