quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Brasileirão, 14a rodada. Vasco 1 x 1 Santos.

 

Seguindo meu recente hábito de ser sucinto neste espaço:

No apagar das luzes, Rafael Vaz salvou a noite do Vasco, que jogou melhor na maior parte do tempo, mas pecou MUITO na hora de finalizar.

Perdemos um caminhão de gols, alguns deles na cara do goleiro, porque jogamos melhor, sem trazer o jogo para dentro de nosso campo, mas se aproveitando do contra-ataque. É o que sempre digo; não é preciso trazer o adversário para jogar na sua área, para usar o contra-ataque.

Essa quantidade de gols perdidos, passa pela recente “moda” entre os técnicos de usar de um atacante só. Sim, porque Éder Luís não é atacante; é um meia que joga pelas beiradas e chega ao ataque. É o hábito de copiar a formação do Barcelona, achando que o que ganha as partidas do azul-grená é esta, e não a filosofia de jogo…

Para jogar dessa maneira, é preciso ter um meia que se projete da área, que jogue de falso-atacante. É o que o limitado Pedro Ken vem fazendo, e surgindo de surpresa na área, marca gols como aquele contra o Coritiba… com Montoya caindo pelas pontas, Éder Luís caindo pelas pontas, Wendel, Abuda e Filipe Soutto no meio… quem diabos faria esse papel?

Ainda assim, repito; fomos melhores. Até o Santos achar seu gol, merecíamos estar liderando por dois ou três de vantagem. Acontece que após o gol, o Santos não se fechou, como o Vasco costuma fazer, e sim se lançou a frente e quase marcou mais três ou quatro, dado o número de vezes que nos salvamos através de Jomar, Diogo Silva ou a falta de pontaria de Leílson e Montillo.

No fechar da cortina, uma bola marota sobrou para Rafael Vaz marcar mais um com a camisa do Vasco e trazer um ponto de São Paulo. Hoje o Vasco foi a Ponte Preta do Santos…

A palavra do Nildeval:

O Vasco, mais uma vez, jogou muito bem. Com um pouquinho mais de capricho, poderia sair com a vitória da Vila Belmiro. Faltou tranquilidade, malandragem, principalmente do estreante Montoya, que precisa aprender a chutar com os 02 pés. O André pouco apareceu.

O Santos começou o jogo com tudo. Em apenas 15 minutos chegou 04 vezes ao gol do Vasco, que, assistia ao adversário jogar, sem sequer ver a cor da bola.

A partir dos 20 minutos o Vasco equilibrou o jogo e teve 03 oportunidades claras de gol. Aos 21, com Montoya, que chutou para fora, cara a cara com o Aranha. Em seguida, numa falta perigosa, a bola foi batida com força, para longe (era para ser colocada). Por fim, com André, que perdeu sozinho com o goleiro, numa falta batida na área pelo Wendel.

O segundo tempo começou como o primeiro, mas as melhores chances foram do Vasco, que simplesmente não as soube aproveitar. Montoya, mais uma vez, perdeu gol feito, mas mostrou que tem categoria. Dribla bem, parte pra cima, mas tem que treinar finalizações. Claro, após 60 dias só treinando, tem que ter um desconto.

Aos 07 minutos, Montoya deu lugar ao garoto Marlone, que mais uma vez, incendiou o jogo. O Vasco continuava a perder gols, e o castigo veio num lance em que o lateral do Santos voltava de impedimento, mas faltou um pouquinho de malandragem da nossa zaga, que não soube fazer a chamada linha burra.

Seria uma das maiores injustiças do futebol se o Vasco saísse derrotado, pois jogou melhor a maior parte do jogo. No futebol, porém, isso não existe. Premia-se quem faz gols e pronto. O Santos, após o gol, ainda teve algumas chances no contra ataque, não aproveitou e, quando contava com a vitória, levou o gol no apagar das luzes. Méritos para o time de Dorival, que não desistiu em momento algum. Acreditou, foi lá e buscou o que parecia impossível, quase aos 48, e com um zagueiro, pois se o ataque não faz...

Bater o Santos na Vila Belmiro não é tarefa fácil, tanto é que lá se vão uns 200 anos sem uma vitória do Vasco. Dava para ganhar? Sim, mas temos que entender que nossos jogadores mais experientes do elenco estavam de fora. Nunca vou concordar que o empate seja um bom resultado, mas, pelas circunstâncias...

Portanto, nem bem vamos respirar e já teremos o confronto contra outra boa equipe, o Grêmio de Renato Gaúcho, em pleno sábado as 21 horas. Diferente dos outros jogos como mandante, o time vai ganhando confiança e acredito que a vitória é totalmente possível. Um pouquinho de tranquilidade, um pouquinho de malandragem...

Abraços.

7 comentários:

Lima disse...

Perder esse jogo seria muita injustiça, fomos melhores e o time está pegando jeito.

Digo disse...

Ah, essas nossas finalizações!!!! Hoje se o Juninho estivesse em campo, sairíamos com a vitória. Gostei da raça.

Manfredi disse...

2 jogos fora e 4 pontos, tá beleza. Montoya vai dar caldo.

Liso disse...

Dessa vez fomos nós que aproveitamos o minuto final, foi feita justiça.

Ruy disse...

Montoya até que estreou bem, pena que perdeu 2 gols. Acho que ele e Juninho farão uma bela dupla. Tomamos mais um gol de bola parada e vacilo da zaga! Jogamos melhor que o fraco time do Santos.

Lair Dias disse...

Jogamos melhor e não podemos mais ficar perdendo gols feitos. Nossa zaga precisa ficar atenta os 90 minutos.

Paulo da Cancela disse...

14a rodada e ainda não temos um time formado. Os erros continuam. Claro que evoluímos , porém sem consistência. Gostei do empenho do time, não ficamos abatidos quando tomamos mais um gol por descuido da zaga.