segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Brasileirão, 13a rodada. Vasco 1 x 0 Coritiba

 

Vamos lá direto ao assunto:

Parece que alguém andou lendo o “Palavra” e entenderam o que eu quis dizer. O Vasco saiu na frete do placar, assim como contra Goiás e Ponte, mas desta vez não se acovardou e sentou na defesa esperando o gol adversário sair; tocou a bola no campo adversário, levando o jogo para longe de sua meta.

Simples.

No segundo tempo isto não deu tão certo, o Coritiba voltou melhor e agrediu o Vasco desde o início. Felizmente, a zaga jogou bem, e pouco errou posicionamento. Ainda assim, o coxa teve pelo menos três chances claras, em uma delas, Diogo fez defesa espetacular, coroando eu primeiro jogo sem sofrer gols.

A diferença é que desta vez, tivemos chances claras de matar o jogo em contra-ataques. Desperdiçamos todas. Outra vez. Está faltando a qualidade e a calma para dar o último toque e colocar alguém na cara do gol. E quando Marlone faz aquela jogada de Messi, mas perde na cara do goleiro, é para matar qualquer um do coração. Faltou-lhe confiança. Um jogador com a cabeça tranquila leva a aquela bola para dentro do gol, mas Marlone olhou para trás várias vezes, procurando alguém para receber em melhor condição, e quando não encontrou, ficou nervoso e chutou de qualquer jeito.

Temos que tirar o chapéu para o garoto Henrique, que fez uma partidaça, nada parecida com sua estreia. Parecia um veterano jogando, e um bom veterano. Jogando dessa maneira, é sério concorrente ao peruano, que ainda vai desfalcar o Vasco muitas vezes este ano.

Pedro Ken. Tá aí um cara engraçado. O japonês parece que corre em câmera lenta. Embora seja um jogador pouco espetacular, vem fazendo um trabalho sólido, tático, e volta e meia aparece dando um toque para gol, ou marcando o seu. Neste jogo, cansou no segundo tempo e perdeu muitas bolas. Para um jogo de contra-ataque, não dá para ter Juninho e Pedro Ken cansados ao mesmo tempo.

E por fim, Fágner já melhorou o nível do time, e do Éder Luís.

Agora, é pegar o Santos sem Juninho, mas com finalmente a estreia de Montoya. Precisamos vencer outra vez para dar uma injeção de ânimo que este time precisa.Disse várias vezes que não falta qualidade individual no Vasco, mais do que em 90% dos times do campeonato, apenas precisavam ser trabalhados corretamente, o que vem acontecendo. Mas jogar bola é questão de confiança, e isto só vem com vitórias.

A palavra do Nildeval:

Um jogo de primeiríssima categoria, para deixar qualquer papai orgulhoso. Uma vitória com “V” maiúsculo. O futebol apresentado pelo Vasco nesta tarde de domingo foi impressionante. E olha que ganhamos do terceiro colocado, com Alex e Cia, que não costuma perder em seus domínios.

O Vasco começou o jogo marcando sobre pressão, dificultando e muito a saída de bola do Coritiba, que praticamente não passou do meio de campo na primeira etapa. Deu certo, logo aos 4 minutos, abriu o placar com oportunismo do Pedro Ken. Tenho criticado muito este garoto. Hoje porem, tenho que tirar o chapéu para ele. Correu muito, deu passes perfeitos, buscou o jogo e ainda nos deu a vitória com seu gol. Parabéns Pedro Ken.

Com André suspenso, o Vasco entrou com Tenório, que literalmente deu sangue enquanto esteve em campo, não decepcionou, mas foi substituído pelo Edmilson ainda no primeiro tempo, que quase amplia o placar.

Precisando da vitória, o Coxa voltou para a segunda etapa e tentou pressionar o Vasco. Não contava porém com uma atuação perfeita da sua defesa vascaína. Com Fagner na lateral direita (ainda bem que o Dorival Junior viu em tempo), o futebol do Eder Luís enfim desencantou. Ele deixou a defesa do Coxa doida. Um pouquinho mais de treino nas finalizações e o Eder poderia ter feito uns 02 gols.

Com uma postura ofensiva (desta feita o time não recuou em momento algum), o Vasco poderia ter aplicado até um placar maior, não fosse as chances desperdiçadas aos 21 minutos com Fagner, na trave e, ao final do jogo, 02 vezes com o garoto Marlone, que inclusive, também fez uma ótima partida, e premia um jogador da base. Outro a mostrar as caras foi o garoto Dakson, que pensávamos que estava de saída.

Sinto-me um Pai honrado, vi um Vasco completamente diferente em campo neste domingo. Não posso prever melhoras, mas, a bem da verdade, o time ganhou moral para a sequencia do campeonato. Nossa próxima parada outro jogo difícil diante do Santos na Vila Belmiro. A postura deve ser mantida, afinal, encostamos novamente na parte de cima...

Uma excelente semana a todos.

ps. 1 Obrigado Pedro Ken, continue Assim.

      2 Os entendidos de futebol davam como certa a vitória do Coritiba. Quebraram a cara.

8 comentários:

Digo disse...

Belo presente para o da dos pais. Valeu vascão, meu pai ficou muito feliz!

kiko disse...

palavras do Dorival:;"Fico contente com o momento, mas ainda precisamos de muita coisa e muito trabalho para jogar bem com regularidade". Então, vamos trabalhar.

saravasco

Ruy disse...

Alô direoria, faça agora a sua parte resolvendo o caso Montoya, que novela!

Murilo disse...

Pontinhos na hora certa, pois teremos 4 jogos pedreiras pela frente. Fagner é Fagner, já deu outra cara ao time.

Carla Lia disse...

Que presentão para todos os pais vascaínos. Vamos agora torcer muito para que o André marque seus gols contra o seu ex-clube.
Sds

Paulo da Cancela disse...

Maravilha de resultado. acredito que com a entrada do Cris e Montoya(quando?) dará outro ritmo ao time.

Liso disse...

Que essa excelente vitória dê mais moral ao grupo. Santos, outro osso duro de roer.

Vascocellos disse...

Gostei do lateral Henrique e o Diogo também foi muito bem.