sábado, 10 de agosto de 2013

Brasileirão, 12a rodada. Vasco 1 x 1 Ponte Preta

 

Amigos, desculpem o atraso.

Vasco x Ponte preta tinha TUDO para ser o reencontro do gigante da colina com a vitória depois de duas rodadas de resultados extremamente ruins. Após o empate com o Goiás, e derrota no clássico com o Botafogo, a moral do time que subia após vitórias contra Fluminense e Criciúma, parece ter despencado.

Isso fica óbvio, quando vemos o Vasco recuar novamente, trazendo o jogo para dentro de sua área após sair na frente do placar. Não é que a qualidade do elenco seja abundante, mas não é coincidência que o Vasco saia na frente de equipes fracas e ceda o placar, mas corra muito atrás, quando enfrenta equipes fortes.

Isto é falta de maturidade, e daquele ego que todo jogador precisa na medida certa. Um ego saudável, que é a diferença entre um Nei e um Daniel Alves, onde um some após ser vaiado, e outro corre atrás. Um ego que bata à consciência e diga; Eu sou Vasco, e dentro de São Januário, é o adversário que deve dançar conforme a minha música.

Não temos isto. Quando vejo o Vasco abrir o placar, ao invés de comemorar, fico apreensivo, pois sei por FATO, que o time vai recuar, trazer o jogo para dentro de seu campo, e mais hora menos hora vai entregar a paçoca. Essa tática defasada, do tempo que se amarrava cachorro com linguiça, não dá em nada. Eu desafio aos colegas que me apontem um time, de qualquer lugar do mundo, que jogue desta maneira e consiga resultados positivos e em sequência. Não há. Todo grande time no mundo hoje, pratica um futebol de jogo coletivo, rápido e de posse de bola no campo adversário. Não há nada de errado com cautela e usar de contra-ataques na hora certa, mas isto não significa permitir o adversário trocar passes a frente da área, inverter a jogada para laterais desmarcados, e entrar tocando na área a base de 1-2. O Vasco não tem a qualidade, consistência, ou consciência defensiva que o permita fazer isto. Temos um péssimo goleiro, uma zaga ruim com Renato Silva e pior sem ele, e dois laterais que pouco defendem e pouco roubam bola. Um atributo inclusive em que o Vasco é o segundo pior time do campeonato. A pior defesa e o segundo pior número de roubadas de bola; só podia dar nessa defesa patética que temos.

Portanto, o jogo tem de ficar LONGE da nossa área, não perto. Porque do meio para frente, o Vasco está bem-servido. Este tipo de jogo que o Vasco vem praticando, não combina com seus jogadores de frente; Juninho, Ken, André. O último, tem a boa vontade de se movimentar bastante, mas logo cansa e passa a desperdiçar lances bobos por falta de fôlego. Ou seja, o Vasco joga numa correria desenfreada, atrapalhando a maior parte de seus jogadores, para beneficiar Éder Luís, atacante que fez seu melhor jogo nos últimos dois anos. O problema é que enquanto Éder corre, e normalmente perde a bola, os outros se cansam. Este precisa correr com a bola sim, mas encontrando um time postado no ataque, e não botando a língua de fora para acompanhar o lance. Noção básica de futebol; O melhor esquema de jogo é aquele que seus jogadores permitem. O Xavi, embora grande jogador, não serviria para jogar no Brasil por exemplo, já que aqui se joga muito com a bola nos pés e pouco sem. No Barça é o contrário, a movimentação é constante, fruto de uma equipe bem planejada, que biótipo e estilo de jogo semelhante, onde apenas ele, Xavi, se diferencia.

E mesmo assim, ainda que o Vasco se defendesse com perfeição, um único lance de marcação frouxa na área é o suficiente para ceder o gol, como aconteceu. Willian, atacante falastrão mas de qualidade, estava livre e desimpedido dentro da pequena área, para chutar uma bola que já saia, mas foi posta de volta em jogo pelo lateral da Ponte, enquanto o vascaíno se limitou a olhar.

Errando deste jeito, não dá. Pegar a Ponte, candidata ao rebaixamento, e jogar dois pontos no lixo, é sinal de que o trabalho não está sendo o suficiente, e se não dá para fazer um perna de pau jogar bola, dá para fazer com que ele entenda um plano tático, e como evitar riscos.

Embora, reitere; Não é apenas a instrução do treinador ( e as vezes esta não existiu!) que precisa mudar, mas como a mentalidade da equipe. É preciso pensar grande, para frente, e passar a jogar na retranca e a base de contra-ataque, com placares bem maiores que 1-0.

A palavra do Nildeval:

 

Torcer para o Vasco hoje tornou-se uma das tarefas mais ordinárias para o tão sofrido torcedor. Se levar em conta que você poderia ter ido ao shopping ou cinema com seu filho então...

Esperávamos uma vitória, ainda que sofrida, mas os 03 pontos já estavam contabilizados e nosso final de semana garantido, mas...

Ganhar em casa é obrigação diante de qualquer adversário. Se considerarmos o fato da Ponte Preta no final, lutar apenas para não cair, fica difícil aceitar este empate.

Um jogo chato, previsível, em que somente aos 35 minutos de jogo, após o penal sofrido pelo Eder Luís é que se viu um bom futebol. O que era improvável aconteceu e o Juninho acabou por perder a penalidade, após bater displicentemente. Lembram do que falei no post anterior? Pois é Amigos, não podemos ficar somente na dependência de 01 jogador, ele também erra.

A partir deste lance, a Ponte, até então desacordada, levantou a cabeça e sentiu que o Vasco não é lá essas coisas, mesmo em São Januário. No lance seguinte, seu ataque chegava com perigo e carimbava a trave do Diogo Silva.

Na volta do intervalo, com as substituições do inoperante Nei pelo Fagner, o jogo melhorou muito e logo de cara o Vasco chegava ao seu gol, num lance de bola parada, com o André, que a cada dia vai mostrando seu oportunismo. Mas faltava alguma coisa. O time estava atuando até bem, mas nossa defesa, e porque não dizer o time inteiro precisa tomar mais cuidado, principalmente quando sai na frente do placar.

Quando tudo parecia caminhar para uma sofrida, mas certeira vitória, eis que a Ponte chega ao empate e joga aquele balde de água fria na nossa cabeça.

Não tem jeito, com praticamente um terço do campeonato em andamento, estamos apenas com 15 sofridos pontos, com isso, ao final, a média será mesmo aquela que faz qualquer coração bater mais forte. A luta constante contra o rebaixamento.

Um bom final de semana...

ps: Em outros tempos, o Vasco seria franco favorito diante do Coritiba, hoje, nem tanto.

8 comentários:

Liso disse...

Li em algum lugar e gostei "FIASCO DA GAMA"

Digo disse...

É muito simples- recuou, dançou! Dorival pisou na bola!

Ruy disse...

Preparem-se para amanhã, será outra vergonha!

Manfredi disse...

Muito triste ver um time se acovardar, dentro de São Januário, esperando o time adversário empatar ou até mesmo virar o jogo! Também acho que passaremos vergonha no Couto pereira, será o presente do dia dos pais.

kiko disse...

caracas, nada de Montoya. PQO diretoria, que saco!

saravasco

Caio disse...

Dorival pediu para o time recuar, esse é o fato! Time medíocre e covarde!

Carla Lia disse...

Já não consigo expressar mais nenhuma palavra sobre esse nosso time.

Um bom dia dos pais a todos os amigos.

Murilo disse...

A cara do Dorival já não é mais a mesma, está caindo na real e, está ficando muito complicado torcer para o Vasco!Os jogadores entram sem sangue, sem raça e se confiança! Nossa torcida ainda está apoiando e isso não vai durar muito!