sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Brasileirão, 10a rodada. Vasco 1 x 1 Goiás

 

O ditado é muito antigo; “O medo de perder, tira a vontade de ganhar”

Ainda que se pese que o Vasco está passando uma fase de transição de comando, e que seja verdade que jogo após jogo vai aparecendo um esquema tático lúcido… não podíamos ter deixado escapar estes dois pontos!

Fizemos o mais difícil, que é sair na frente, começar o jogo agredindo o time da casa, abrimos o marcador e jogávamos melhor… aí o Vasco deixa de jogar e se limita a contra-atacar.

O futebol mudou. Esse negócio de contra-ataque, jogar na retranca, etc, é coisa do passado. Demodé. Ultrapassado.

Não há nada de mais em se proteger e esperar um momento certo de liquidar o jogo, mas dar o campo ao adversário e trazer a partida para dentro da sua área, é pedir para dar merda. E deu! Mesmo um time ridículo como o Goiás, de tanto insistir, uma hora encontrava um passe dentro da área, um atacante livre, um pênalti maroto…

E a três minutos de acabar o jogo, Diogo Silva faz aquilo. Todo jogo é a mesma coisa; salva um gol e entrega outro.

Não vou falar muito; dos 9 últimos pontos, conquistamos 7. Devemos 6 a Juninho, subtotal “positivo” de 1. Aplica-se o ponderador “time ruim que deveríamos ter ganho”, e o saldo é –1. Matemática básica  !  ;D

 

A palavra do Nildeval:

Sem Juninho Pernambucano em campo, o Vasco perdeu uma oportunidade de ouro de encostar definitivamente no bloco de cima e engrenar de vez no campeonato.

Não sei quem inventou esta maldita cultura de time que faz um gol, começa a recuar, dando campo ao adversário, principalmente quando joga longe de seus domínios. Para fazer isso, seria preciso um jogador de excelente precisão nos passes, tal como o Juninho.

O castigo do Vasco foi merecido, pois, ao fazer o gol, logo aos 15 minutos do primeiro tempo com Pedro Ken (UFA), poderia ter liquidado a fatura, ainda na primeira etapa, ou, em 02 oportunidades claras de gol, na segunda, quando Eder Luis e Cia ainda tinham fôlego.

O que mais frustra a gente é o fato de um jogador adversário veterano e mais barrigudo do que qualquer um de nós (rs) deitar e rolar em cima de nossa defesa, composta por jogadores magrinhos. Pois é Amigos, o tal do Valter só faltou fazer chover. Por fim, foi premiado com o gol de pênalti.

Outra curiosidade também foi o fato do time não ter demonstrado aquela velha malandragem, ou seja, tomar o gol já no apagar das luzes, demonstra total imaturidade do nosso time.

Após o gol, o Vasco recuou tanto que, até as bolas repostas pelo nosso goleiro eram feitas de maneira precipitada, a rigor, quase todas, paravam nos pés dos jogadores adversários. Outra coisa, nossa defesa, andou recuando bolas fáceis, colocando assim o time sempre em perigo.

Se notarem o lance que originou o gol do Goiás, perceberão que o Eder Luis estava com a bola dominada na entrada da área adversária, ele tinha 02 opções: Partir pra cima da defesa ou tentar o cruzamento. Esgotado, preferiu recuar a bola para o meio de campo, ofereceu o contra-ataque e obrigou nosso arqueiro a cometer o penal. Para mim, o Eder Luis deveria ter sido substituído, não que ele não estivesse jogando bem, pelo contrario, porém, estava totalmente “morto” em campo.

Resumindo, na próxima rodada teremos o clássico contra o líder, uma derrota pode ser considerada normal, com isso, em 02 jogos, poderemos somar apenas 01 ponto, o que convenhamos, farão muita falta no somatório geral.

Abraços e um excelente final de semana.

ps. . Obrigado Cristovão Borges, mesmo longe de SJ você continua nos dando alegria.

. Desta feita, nao vi o presidente rubro-negro dancando.

. E o Autuori? estou com pena...

5 comentários:

Digo disse...

Entregamos os pontos, que 2o tempo horrível.

Manfredi disse...

Gostto muito do trabalho do Dorival, sempre gostei. Ontem ele entregou, as substituições foram ridículas. Vamos em frente!

Nildeval Stein disse...

Digo:

Concordo plenamente. Assistimos o Goiás jogando. Vamos agora encarar o Botafogo que vive um momento bem melhor. Se a velha máxima prevalecer (clássico eh clássico)e o Vasco vencer, ninguém segura (rs).

Gabriel Gago disse...

Domingo o jogo é OUTRO. Juninho vai jogar e Guiñazú está liberado.

Agora:e preciso jogar com a faca nos dentes. Se ficar de covardia na retranca fudeu...

Zé Julio disse...

Hoje teremos que colocar o coração na chuteira..... Vascoooooo