segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ricardo Gomes, base, etc

 

Conforme prometido, vamos dizer algo sobre a volta de RG;

Em primeiro lugar; é uma alegria para qualquer vascaíno voltar a ver o professor em nossas cores. Principalmente depois de tudo que ele passou, constatar que não há praticamente sequelas em sua saúde.

Em primeiro lugar o lado humano.

Em segundo lugar, o lado esportivo; É estranho que justamente no pior momento do Vasco neste ano, no mais conturbado, com torcida pedindo a cabeça de alguns jogadores e principalmente a do presidente, a diretoria aponte a volta de Ricardo Gomes.

Eu espero estar errado quando dig que Dinamite buscou o RG para ser uma espécie de Pára-raios. Porque técnico, sabemos que será o Gaúcho.

SE, o Ricardo  atuar por trás do Gaúcho (ui!) buscando alternativas para a equipe com uma vista mais ampla, fora das quatro linhas, devido ao seu grande conhecimento tático, e SE o Gaúcho acatar essas idéias, pode funcionar.

E também, SE ele atuar como dirigente, fazendo o trabalho que era de Rodrigo Caetano, por ser um camarada querido por todos, educado, que se comunica bem e de uma história muito grande no futebol, também pode funcionar.

O problema é esse: SE isso, SE aquilo. A gente não sabe com clareza o que ele vai fazer, e eu penso que nem mesmo ele sabe.

Não me entendam mal: Eu acredito que apenas a presença de Ricardo Gomes já é extremamente benéfica ao Vasco. O que não pode aconter é colocar o RG, voltando de uma recuperação de um AVE, para servir de testa de ferro para Gaúcho e Dinamite. Porque foi isso que ele disse na entrevista, que pode colocar a cobrança por resultados nas costas dele.

Eu pensei que o que ia acontecer, era que o RG ia voltar ao Vasco como técnico mesmo. E os trabalhos de campo ficariam a cargo de outros preparadores. O que não é nenhum absurdo; Alex Ferguson treina o Manchester United a quase 20 anos desta maneira, quem manda é ele, quem define os trabalhos é ele, mas em campo ele tem uma equipe para cuidar de trabalhos específicos.

Aliás, vale a pena notar; No Brasil, tratamos o futebol de maneira tão amadora, que esperamos que o treinador prepare uma equipe de trinta e poucos atletas para qualquer situação. Ou seja, o treinador tem que saber treinar os atacantes, os zagueiros, os meias,  os laterais, os volantes…apenas os goleiros tem treinadores especificamente para eles.

Isso está errado!

Atacante tem que fazer trabalhos específicos pa atacantes, serem treinados por quem entende o ofício de um atacante, a mesma coisa vale para um meia, um zagueiro e etc. Apenas as situações de jogo, bola parada e jogadas ensaidas deveriam ser treinadas pelo treinador.

Não acredita? Então visite o site do próprio Manchester United e veja você mesmo: Em “Coaching Staff” você encontra o perfil de cada menbro do “corpo técnico”.

http://www.manutd.com/en/Players-And-Staff/Coaching-Staff/Mike-Phelan.aspx

Agora compare com o site do Vasco:

http://www.vasco.com.br/site/index.php/

Abra a aba futebol. Você vai encontrar uma página com o elenco, e na aba comissão, você provavelmente pensará que se trata da comissão técnica ( ou corpo técnico), e é. Só que da BASE! Cadê o corpo técnico profissional?? Afinal de contas, quem trabalha no Vasco??

Ou seja, em 2004 quando Mauro Galvão assumiu um posto de “treinador de zagueiros” no Vasco, colocamos as “aspas” na frase porque somos amadores mesmo. Na europa, aonde o futebol é tratado como devia, tem treinadores de zagueiros, meias, atacantes e goleiros. Sem aspas.

E por falar em base:

Bastou um bom jogo ( ótimo jogo!) da garotada vascaína contra o Coritiba para a impensa ligar uma coisa a outra: “ garotos + clube sem dinheiro= matéria óbvia.”

http://www.netvasco.com.br/n/119255/vasco-vai-aumentar-aposta-em-jogadores-da-base-em-2013

Marlone, John Cley e Romário realmente jogaram muito bem. os dois primeiros vem assumindo a camisa descobridora cruzmaltina com muito orgulho, mais dos que os medalhões, que não jogam bem porque o carnê da Tucson está em atraso. Aparentemente receber 200 mil reais por mês e ficar dois meses sem receber é desculpa para jogar de sacanagem.

Mas por favor, vamos dar espaços aos garotos porque eles merecem, não porque precisamos. O Romário mesmo já jogou em outras duas oportuidades, e não foi bem. Marlone jogou muito bem contra o Coritiba, mas John Cley não. Estamos falando de jovens na casa dos 20 anos, que não podem receber a responsabilidade de carregar o Vasco nas costas.

Temos que lembrar da geração 84, que conquistou tudo que podia nas categorias de base, e NINGUÉM vingou no futebol. Morais é o maior exemplo. Claro que ele é pipoqueiro, claro que é mascarado, mas  se talvez o Vasco fosse um clube estruturado à época, e não precisasse depositar as esperanças da terceira maior torcida do país no lombro de um moleque de 20 anos cercado por um time patético, e ERA UM TIME PATÉTICO, a história poderia ser outra.

Eu acredito nestes jovens, eu tenho certeza de que eles serão úteis, se bem trabalhados, mas não vamos cometer os mesmos erros. Tem muito medalhão no Vasco que recebe uma fortuna por mês ( sendo que o mês do Vasco tem 60 dias) e não joga nada, ou quase nada. Alecsandro, Éder Luís, Eduardo Costa, Carlos Alberto,Rodolfo,Jonas e por aí vai.

Pombas, com três ou quatro jogadores dessa lista dispensados ou negociados, já abre um espaço grande na folha salarial para buscar outros jogadores que recebam menos e produzam mais. Três jogadores já são o suficiente para mudar a cara de um time, se bem contratados.

A diferença do Vasco é essa; Nos outros times, os maiores salários são ttitulares e resolvem, no Vasco tem muito jogador na reserva que ganha muito e não joga nada.

11 comentários:

Kiko disse...

Muito receio que essa nossa torcida faça com o Gaúcho o mesmo que fizeram com o Cristóvão, injustiça!

Saravasco

André Brasil disse...

Vamos fazer uma continha básica?

Alesandro: 200 mil
Carlos Alberto: 120 mil
Eduardo Costa: 200 mil
Total: 520,000 mil com três jogadores reservas.

Alecsandro em condições normais é banco pro Tenório. Carlos Alberto foi banco pro Diego SOuza, pro Felipe e até pro Marlone,e Eduardo Costa, quando não está lesionado, é banco pro Nilton, assim como foi pro Rômulo.

meio milhão de reais com três jogadores que não fazem falta, e de quebra ainda se vende por alguma coisa.

Ainda dá para colocar Éder Luís nessa lista.

Ruy disse...

Barca neles, André!

Paulo da Cancela disse...

A volta de Ricardo Gomes, foi excelente, muito bom para o vasco. Roberto Dinamite foi esperto, acalmou um pouco a torcida que queria sua cabeça.

sds

Lima disse...

Que esse incompetente Dinamite observe bem o que aconteceu com o Palmeiras.

Zé Julio disse...

Segundo o repórter Andre Marques, já reservaram seus lugares na barca: Eduardo Costa, Rodolfo, Chaparro, Pipico e Diego Rosa. Boa viagem ...

Gabriel Gago disse...

Cravei todos esses aí!!

Agora: Éder Luís e Alecsandro não fazem falta.
Faz muito tempo que nenhum dos dois joga nada,

E digo mais:
Andei lendo que Juan do São Paulo pode vir, e Elton pode voltar. Seriam dois bons reforços.

Liso disse...

Elton, uma boa!

Carla Lia disse...

E esse Elsinho que foi contratado do Figueirense, foi uma boa aquisição?

Abs

lenon disse...

O navegador chrome está bloqueando o blog - Aviso de Malware atrave´s da inclusão ox-d.traffiquexchange.com que está incluído no blog. Essa mesnagem aparece numa tela vermelha avisando do risco.

abs

Lima disse...

Só no Vasco do Dinamite.... Liberou Diego Souza e agora tá na luta para contrata-lo novamente e dividindo com outros pretendentes... isso vai sair caro. Como diria meu pai "aí Jesus, depois vão sacaneaire a gente"