sexta-feira, 12 de outubro de 2012

[Brasileirão] Vasco 0 x 2 São Paulo

 

Em primeiro lugar, me desculpem pela demora em escrever este post. Sei que não é a primeira, nem a segunda vez que isso acontece, mas infelizmente não será a última.

A verdade é que todos temos nossas responsabilidades, e o blog não é uma prioridade na minha vida. Faço quando tenho tempo e nestes dias, tempo era algo que não tinha. Aproveito para me desculpar também com o camarada Léo, que me mandou o resumo do jogo a muito tempo e eu não publiquei antes.

Mas vamos lá:

São Paulo, Botafogo e Internacional. Três times que estão na briga com o Vasco pela quarta colocação e vaga na libertadores. Isso se Deus me livre, o São Paulo não vencer a Sul Americana e diminuir a quantidade de vagas.

Em comum, estes três times irão enfrentar o Vasco em nossos domínios, inclusive o Botafogo, que só enche o Engenhão quando o Vasco joga lá.

Bom, podemos dizer que o resultado do primeiro jogo foi uma catástrofe. O Vasco recebeu o São Paulo do Ney Franco, que é uma equipe COMPLETAMENTE diferente daquele São Paulo do primeiro turno, e entramos na roda.

Alguns vão discordar de mim, mas lembrem-se ; o Vasco só passou a assustar o São Paulo quando perdia por 2-0, e a equipe paulista começou a dar campo para o adversário. A partir de então, o Vasco lembrou o que estava fazendo ali, e resolveu jogar.

Então encontrou um Rogério Ceni inspirado, que salvou pelo menos quatro gols.

Em suma, foi uma péssima partida do Vasco até os 2-0, que se transformou numa partida razoável a partir de então. Fosse o ataque vascaíno parcialmente efetivo, teríamos marcado. Mas parece que a comissão de frente do Vasco esqueceu como se joga bola. Ainda assim, se esse jogo terminasse empatado, ou até vencido pelo Vasco, não teria sido um absurdo.

Mas no futebol, embora ele seja um esporte imprevisível, algumas verdades são imutáveis; Pernas de pau não resolvem jogo. E o Vasco está repleto de pernas de pau.

Para piorar, se esses pernas de pau recebessem em dia, parcialmente pelo menos, as coisas não seriam tão complicadas. Mas para entender como a situação do Vasco é patética, o jogo acaba com derrota em casa, e o que se mais fala é do salário atrasado.

Não dá nem vontade de falar de Vasco nestas condições. É uma piada de mal gosto, nos faz ser motivo de chacotas. Eu não consigo ver um clube de futebol diferente de uma empresa, e o Vasco está operando no vermelho, prestes a fechar as portas.

 

FICHA TÉCNICA

VASCO 0 X 2 SÃO PAULO

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Horário: 10/10/2012 - 22h
Árbitro: Elmo Alves Resende da Cunha (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Fabio Pereira (Asp-Fifa/TO)

Cartões Amarelos: Rodolfo (VAS); Rafael Tolói (SPO)

Gols: Luís Fabiano, aos 20'/1ºT (1-0); Osvaldo, aos 3'/2ºT (2-0)

VASCO: Fernando Prass; Jonas (Auremir, no intervalo), Renato Silva (Fabrício, no intervalo), Rodolfo e Thiago Feltri (Felipe, aos 13'/2ºT); Nilton, Wendel, Juninho e Marlone; Eder Luis e Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira

SÂO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Tolói (Edson Silva, aos 40'/2ºT), Rhodolfo e Cortez; Denilson, Wellington, Douglas e Jádson (Cícero, aos 43'/2ºT); Osvaldo (Ademílson, aos 42'/2ºT) e Luis Fabiano. Técnico: Ney Franco

A palavra do Léo:

O Vasco não resistiu ao bom time do São Paulo. Mostrou fragilidade justamente no jogo mais importante do ano. A bem da verdade, vinha sobrevivendo às custas de times de menor porte. Hoje, diante de um adversário bem mais organizado, não suportou a pressão. O que todos nos temíamos, aconteceu.

Mais uma vez, um primeiro tempo irreconhecível para o time carioca, .que viu o bom e velho atacante abrir o placar, justamente o jogador que era dúvida para a partida, e que jogou no sacrifício.

Os velhos problemas voltaram com força. Eder Luis, ex-atacante; laterais que sequer sabem cruzar uma bola, quanto mais vestir nossa camisa; um centro-avante que parece ter esquecido como fazer gols; e um meio de campo que depende muito de um veterano (e craque, é verdade, mas que também não pode carregar o time em todas as partidas). Faltou alguma coisa?

Notem que jogando fora de casa, o São Paulo vinha tendo um aproveitamento pífio. A vaga na Libertadores está seriamente ameaçada, pois, além do São Paulo levar a melhor no jogo de 06 pontos, o Inter bateu o Galo e vem com tudo na reta final.

O Vasco veio para a segunda etapa buscando logo o gol, mas foi o São Paulo quem “ matou o jogo” ao fazer o segundo gol, quando o atacante driblou por 02 vezes o Auremir, e bateu sem chances para o goleiro Prass. Auremir não tem condições de vestir a camisa do Vasco.

Após o segundo gol, o Vasco acordou para a partida, melhorou e criou várias chances. Tropeçou no velho e bom goleiro São Paulino, que fez 04 defesas milagrosas, quando, pelo menos o empate, ainda poderia ter vindo. Rogério Ceni está para o São Paulo, assim como o Juninho para o Vasco. Se aqui nós contamos com o Reizinho, lá o goleiro também faz a diferença.

Permanecemos no tão desejado G-4, dependemos única e exclusivamente de nós. Agora, com este futebol, dificilmente continuaremos no pelotão de cima. A sequência não é nada generosa com o Vasco, que pega o Santos, já na próxima rodada, fora de casa e completo, e depois o Botafogo, no Engenhão. Já o São Paulo, pega os já rebaixados Figueirense e Atlético Goianiense. Ao Vasco, apenas um caminho: Encarar cada rodada como se fosse uma final...

Bater o recorde de partidas no G-4 e sucumbir justamente na reta final será frustrante a todo vascaíno no final do ano. O torcedor, que teve de engolir tantos desmandos da diretoria, quer, na pior das hipóteses, pelo menos uma vaguinha no torneio internacional. A hora da diretoria tentar pelo menos amenizar sua situação é agora. Reúna o elenco, ofereça o famoso bicho, dobre o valor, se preciso, e tente injetar um ânimo a mais para as 09 partidas restantes. Está difícil, não impossível.

Abraços e até a próxima.

9 comentários:

André Brasil disse...

Vasco não vai pra libertadores. Podem escrever aí.

Paulo da Cancela disse...

André tá certo.


O maior perna de pau do time se chama ROBERTO DINAMITE! Até o Juninho, um diplomata, já está perdendo a paciência com essa orgia administrativa. Que falta faz o Rodrigo caetano!

Ruy disse...

Acabou...... agora será queda livre. Sem salário, sem planejamento e sem time. Esperar o quê? Acabou!

Dinamite um irresponsável!

Manfredi disse...

Com esses laterais, sem Dedé, sem Tenório, sem Eder Luis e Alecsandro , vivendo na dependência do Juninho e com as cagadas do Dinamite, já fomos longe demais. já estou conformado e muito puto!

Digo disse...

Foi mais um jogo sem atacantes, bando de incompetentes. G4 acaba nesse final de semana.

Lenon disse...

E lembrar que no 1o turno ganhamos com gol do Fagner!

Liso disse...

A grande sacanagem disso tudo, foi que pegaram o Cristóvão para Cristo!

Vaza Dinamite, pede pra sair para o bem do Vasco da Gama!

Zé Julio disse...

Acabou Libertadores!!A luta é para ficar no G10.

Queria saber se o dinamite está com o salário dele atrasado, será?

Juninho já começou a espanar. Tem o meu apoio.

Murilo disse...

Ficamos nos gabando que estamos 50 e tantas rodadas no G4, mas título que é bom, nada. É triste assistir Alecsandro, Jonas, Auremir, Tiago Feltri, Wendel no cai cai e reclamando o jogo todo e Éder Luiz tropeçando na bola. Quantos chutes a gol Alecasandro chutou? É difícil para qualquer treinador acertar o estrago que a diretoria fez. O Vasco penou e achou a vitória contra o Atlético Goianiense, isso com um jogador a mais desde metade do 1º tempo, tudo muito sofrido.
Sds