quinta-feira, 3 de maio de 2012

[Libertadores] Vasco 2 x 1 Lanús-ARG

 

Eu costumo dizer sempre; Quer aprender sobre futebol? Escute o Juninho Pernambucano.

Após a partida de ontem, o repórter Eric faria da Globo procurou o reizinho para uma entrevista na saída do gramado, aonde ele falou tudo que eu penso sobre a partida de ontem. Procurei essa entrevista completa na internet mas só encontrei uma versão curta de 50 segundos ( de uma entrevista de pelo menos três minutos!) aonde não continha a parte que eu mais queria mostrar:

Perguntado se as vaias eram justas ao técnico Cristóvão Borges, o pernambucano respondeu ( pelo que me lembro foi assim, desculpem se não recordo alguns trechos) :

Não sei se são justas, mas são normais. Treinador de time grande tem que saber que isso acontece, da mesma forma que incentiva, a torcida do Vasco cobra. Eu sei porque foram cinco anos aqui na minha primeira passagem e quando cheguei do Sport foi assim também. Isso se deve principalmente ao fato de termos perdido a final da Taça Rio semana passada, então os jogadores precisam entender e por um pouquinho os pés no chão e admitir a parcela de culpa de cada um.

Para mim, ele resumiu muito bem a situação. Quem acompanha este blog sabe que eu sou um defensor do direito do torcedor que pagou ingresso vaiar e cobrar o time da mesma maneira que ele incentiva e apoia. Não suporta a pressão, então vá ser segurança de museu.

O fato é que o Vasco perdeu a Taça Guanabara, a Taça Rio, e após fazer um primeiro tempo digno de Barcelona ontem, no segundo fez de tudo para entregar o jogo. Os jogadores reagiram muito mal ao gol argentino, mas o treinador teve uma grande parcela de culpa, ao tirar Felipe que vinha sendo um dos principais jogadores do time e colocar o Fellipe Bastos, que jogou tão mal quanto no Domingo. A desculpa era de que precisava proteger a zaga, mas eu pergunto: Adiantou? que proteção o Fellipe Bastos, que é segundo volante e não cabeça de área oferece? A mesma do Willians ex-Flamengo, que rouba uma bola e entrega ela em seguida.

Para piorar o Vasco tinha acabado de sofrer o gol, e colocar um volante em campo no lugar do armador, mandou a mensagem para o Lanús que ele estava se borrando de medo, e o time argentino passou a assustar o Vasco de uma maneira que não tinha feito no restante do jogo.

Então quando ele diz que não se pode mexer com Felipe e Juninho que a torcida reclama, está assinando a carta admitindo que realmente é um burro, aquele animal teimoso, porque a torcida nunca reclama de uma substituição bem feita. Duvido que se Felipe estivesse jogando mal, a reação seria a mesma. Mas parece que o Cristóvão não liga para o futebol bem jogado, e sim para “proteger a zaga”. Engraçado como é tão difícil achar uma maneira de colocar Juninho e Felipe juntos, mas para por o Fellipe Bastos é sempre moleza.

Para ‘proteger’ essa zaga do Vasco com Renato Silva e Rodolfo ( e Fágner falhando uma vez atrás da outra) se precisa bem mais do que o Fellipe Bastos. Então porque insistir em jogar feio? será que não aprendemos nada com o Botafogo semana passada?

E por falar em Fágner; com a ausência do Dedé, fica evidente a fraqueza dele defensivamente. Atacando é um baita lateral, mas defendendo é uma mãe. E qual a principal função de um lateral? Talvez essas partidas bisonhas dele tenham algo a ver com uma suposta insatisfação dele. Coitado, recebe muito pouco para jogar futebol.

Não dá para resumir a partida de ontem além de “frustrante”, apesar de o Vasco ser o único brasileiro que venceu ontem na libertadores. Sendo que foi o único que jogou em casa também.

Não sou de pedir a cabeça de treinador, pelo contrário, defendo que o clube o apoie, mas o problema do Cristóvão Borges é a teimosia. Volto a dizer: Se acha o pica. Erra e não aprende, e ainda vem reclamar da torcida? Pé no chão Cristóvão.Um dia você pode vir a ser um grande treinador, mas hoje não passa de um grande interino. O seu trunfo é contar com o apoio de um belo grupo de jogadores e dar continuidade a um trabalho que vinha sendo muito bem feito pelo seu antecessor, não se engane.

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 1 LANÚS (ARG)

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 02/05/2012 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Auxiliares: Mauricio Espinosa (URU) e Carlos Pastorino (URU)
Cartões amarelos: Fagner, Diego Souza, Juninho (VAS); Valeri, Velázquez, Pizarro, Fritzler (LAN)
Gols: Alecsandro 25'/1ºT (1-0); Diego Souza 42'/1ºT (2-0); Regueiro 17'/2ºT (2-1)
VASCO: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Rômulo (Eduardo Costa - 41'/2ºT), Juninho, Felipe (Fellipe Bastos - 18'/2ºT) e Diego Souza (Carlos Alberto - 25'/2ºT); Eder Luis e Alecsandro. Técnico: Cristovão Borges
LANÚS (ARG): Marchesín; Araújo, Goltz, Braghieri, Velázquez; Camoranesi (González - 40'/2ºT), Fritzler, Pizarro, Valeri (Romero - 18'/2ºT); Regueiro e Pavone (Gutiérrez - 26'/2ºT). Técnico: Gabriel Schurrer.

 

A palavra do convidado: Léo

VASCO 2 X 1 LANUS

Primeiramente, vale a pena ressaltar que o Vasco deu um grande passo rumo a classificação. Não foi a partida dos sonhos, longe disso, aliás, o Vasco pode ter se complicado num jogo que se mostrava fácil, fácil, até tomar o gol. Portanto o empate seria catastrófico.

Confesso que continuo querendo entender nosso técnico, porém, tirar o Felipe que estava jogando um bolão e colocar o Felipe Bastos chega a doer os tímpanos. A não ser por contusão, esquema tático ou cansaço, não tem justificativa para tirar um dos melhores do elenco quando este quer jogar, e bem...

Surge um outro problema aqui. A atitude gerou revolta da torcida, não que eu seja a favor de vaiar ou mesmo xingar quem quer seja de burro, agora, tem até sentido a atitude da torcida. Como disse anteriormente, o Cristóvão está correndo sérios riscos de continuar como interino...

A proposta do Lanus em jogar no contra-ataque mostrou-se eficaz logo no inicio. O Vasco não se precipitou e soube trabalhar muito bem a bola, com paciência e sem aqueles chutões para qualquer lado. Eder Luis, com a velha deficiência em concluir e Juninho que continua errando todas as cobranças de bola parada, eram os que mais se movimentavam.

O Lanus, além da retranca, ainda mostrava um certo desinteresse na partida, e o gol vascaíno era questão de tempo, por sorte, o bandeirinha mandou bem um lance difícil do Alecsandro (em posição legal), escorar para as redes uma bola do Eder Luís.

O segundo gol vascaíno foi uma pintura. Diego Souza deu um lençol sensacional no zagueiro e colocou no cantinho do goleiro. Lógico, nos fez lembrar do GOL MAIS LINDO da historia do maracanã até aqui, justamente do nosso atual presidente. A diferença é que naquele, a bola não tocou no chão.

Dois a zero para o jogo da volta já estaria de bom tamanho, porém, o Vasco tinha tudo para marcar o terceiro e liquidar logo a fatura. Mas aí, mesmo desinteressado, o Lanus marcou seu golzinho, numa falha bisonha do Fagner.

Dizem que o Fagner está com o mesmo problema do Bernardo, ou seja, falta de depósitos de seu FGTS, daí, dá a impressão de que Ele está um pouco desinteressado ultimamente. Verdade ou não, coincidência ou não, não jogou nada no domingo e muito menos ontem, aliás, mostrou-se nervoso e fez falta até para vermelho... Contudo, quem perde é o Vasco, pois, além da falta de lateral no futebol brasileiro, pra variar, quem está de olho Nele é justamente o Fluzinho...

Com o gol do Lanus e a saída do Felipe, simplesmente o jogo virou uma tremenda pelada, nem a entrada do Carlos Alberto foi capaz de mudar alguma coisa, a rigor, numa das poucas bolas que o Chico Bento acertou o gol, o goleiro deles fez um milagre, mesmo a bola tendo desviado no zagueiro.

O empate é bom para o Vasco no jogo da volta. O Lanus não é lá essa coisa, basta lembrar que ele tomou de 03 do menguinho...

Teremos uma semana inteira para descansar, treinar, acertar posicionamentos, corrigir possíveis erros, etc. Como ressaltamos quase que semanalmente aqui. Para conseguir ir mais longe nesta Libertadores basta ao Vasco não inventar. Um golzinho fora pode fazer a diferença a nosso favor.

Vamos acreditar.

Abraços e até a próxima.

7 comentários:

Liso disse...

Foi uma substituição desastrosa, perdemos o meio de campo. Era um jogo mole.

Digo disse...

Estava lá, vi tudo de perto. A vaia matou todo o time.
abs

Manfredi disse...

Também estava lá e sofri pacas. A boa da noite foi o golaço do D. Souza, vai entrar para a galeria da colina. Concordo com as vais, só que deu o maior prejuízo ao time que visivelmente se bateu e perdeu todo o gás.

Lair Dias disse...

A paciência da torcida acabou de vez, o Cristóvão já está ficando sem espaço para trabalhar em paz. A hora é de apoiar, nada poderá ser mudado em curto espaço de tempo.

Que golaço......

Sds

Zé Julio disse...

Saudades da dupla Dede e Anderson Martins. Agora até Fagner tá mal. eta fase!

L.Augusto disse...

Essa nossa torcida só apoia o time, quando ele está ganhando por um placar bom. A substituição do Felipe pelo F. Bastos foi horrível? Foi péssima. Agora, de que adianta vaiar o cara que está em campo toda vez que ele pega na bola??? Só leva o time ao abismo. Não podemos fraquejar.

Lima disse...

Temos que esperar os próximos jogos, se formos desclassificados jogando mal, aí sim teremos o direito de pedir a cabeça do Cristovão. Ele está indo, aonde muitos técnicos de nome já ficaram pelo caminho.