quinta-feira, 17 de maio de 2012

[Libertadores] Vasco 1 x 0 Corinthians.

 

É isso mesmo,  1 a 0. Pelo menos moralmente.

Não dá para falar sobre o jogo de ontem sem mencionar o gol mal anulado do Vasco, mas vamos deixar mais um pouco para frente;

Vou começar dizendo o óbvio; Choveu para caraaaaaaaaalho no Rio de Janeiro ontem. Assim como no céu não existem “várias” estrelas, e sim, estrelas “para caraaaaalho’, ou, o Jô soares não é “bem” gordo, mas gordo “para caraaaaalho”. Enfim, choveu a beça. E como eu já falei diversas vezes nesse blog, futebol debaixo de chuva forte é uma merda. Um time vai sempre dizer que foi prejudicado e na verdade o prejudicado foi o futebol. A peleja desta quarta não fugiu a regra e foi fraca como todo jogo nestas condições.

O resultado? o resultado não é bom, seria se ganhássemos, mas se calhar, é melhor ficar no 0 a 0 em casa, do que ganhar por 2 a 1. Dessa maneira, o Vasco vai para São Paulo e se classifica com qualquer empate com gols. Se metermos um por exemplo, o Corinthians TEM que fazer dois. Resultado dessa regra bisonha que tomou conta do mundo e é a que vale na Copa do Brasil e na UEFA Champions League por exemplo. Diziam que era com a intenção de forçar os times a jogarem ofensivamente, buscando o gol, mas para mim funciona ao contrário pelo motivo supracitado. Quer uma regra justa? Passa quem vencer mais. No caso de empate, o segundo critério deveria ser saldo de gols e no caso de persistência, gols marcados, e por aí em diante.

Mas como, eu vou exigir um grande futebol do meu time debaixo daquele toró, e num gramado que também não ajudava?

Aliás, cabe aqui uma resposta ao Emerson dos Gambás:

Gramado ruim só se for na puta que o pariu. Pela água que caiu em São Cristóvão ontem, o gramado se comportou muito bem. Pelo menos não haviam poças. Dizer que ele estava em ótimas condições para a prática do futebol seria exagero, mas deu um banho no Engenhão, por exemplo.

E para finalmente falar do gol, vou resumir em poucas estrofes;

O gol foi legal. Por quê?

Em primeiro lugar: Emerson dava condição. E para parafrasear um tricolor famoso; “Se o vídeo tape mostrou o contrário, azar do vídeo tape”.

Ninguém cravou imediatamente que era impedimento, inclusive o juiz, que seguiu a recomendação do bandeirinha. O tape que EU ( e meu amigo Vinícius) vi na Fox Sports pelo menos mostrava que a bola saiu da cabeça do Diego Souza em um momento que os pés do Emerson estavam atrás da linha imaginária que partia do tronco do Alecsandro.

Em segundo lugar: A essa altura você já deve saber, mas quem viu o jogo pela Globo, emissora famosa por nunca ter manipulado nada na sua história, ( Aviso de ironia levantado) viu um “tira-teima” diferente, com alguns décimos de segundos de diferença.

Ora, o tira-teima é uma puta sacada para tirar a dúvida em lances capitais, mas como todo ‘equipamento” tem uma margem de erro. A imagem é manipulada por alguém. Algum jumento fica ali na sala de edição da Globo e aperta um botão na mesa de edição para pausar a imagem em um determinado quadro. Essa porra vai para o ar do jeito que o tal jumento quiser, e fica por isso mesmo. ou alguém achava que existe um software que pausava a imagem no momento correto? Não existe correto em lances como esse, estaremos sempre sujeitos a interpretações ou o auxílio de supostos ‘tira-teimas” que muitas vetes ao invés de tirarem, aumentam a teima.

E aí vem o terceiro lugar:

Não existe uma recomendação da FIFA ( veja bem, recomendação) para que os árbitros apliquem a vantagem para o ataque em lances duvidosos, como o de ontem? E porque esses lances duvidosos sempre são interpretados a favor do adversário? Alguém acredita que aquele bandeira marcou ( e o juiz concordou) com CERTEZA ABSOLUTA aquele impedimento? Não, ele chutou… e ainda é capaz de ver o tira-teima da Globo e pensar: “ufa, acertei…”

Com a palavra: Léo

ASCO 0 X 0 CORINTHIANS

Não foi a partida de nossos sonhos. O placar sem gols é sempre frustrante. Eu, particularmente, esperava um Vasco arriscando mais, tentando, a qualquer custo o gol, ou gols, que poderiam dar aquela tranquilidade no jogo de volta. Está em aberto a decisão, ficou tudo para a próxima semana.

Antes de qualquer análise, cabe ressaltar que as chuvas castigaram o gramado e comprometeram, sim, e muito, a qualidade do jogo. Jogadores como Juninho, Diego Souza, Eder Luís e o próprio Alecsandro tiveram dificuldades em algumas jogadas. É só você observar que a maioria saiu de campo recheada de lama. Mas o jogo não foi ruim, longe disso. As equipes se respeitaram muito, houve equilíbrio. Agora, vão para o tudo ou nada nos próximos 90 minutos. Sofrimento à vista meus Nobres...

O jogo começou com muita pegada, marcação no meio de campo, muitas faltas, cartões e poucas oportunidades de gol. Pressionado pelo titulo inédito, o Corinthians veio com o propósito único de não levar gol, jogar no contra-ataque e, caso saísse com um golzinho, seria um sonho. Confesso a vocês que me surpreendi com o time paulista. Pelo que a imprensa exaltou esta equipe, percebe-se que ela também é limitada, ou seja, não chega nem perto daquela última coca-cola gelada do deserto...

Chutes de longa distancia, bolas paradas, sorte, não restou muita coisa a fazer nos primeiros 45 minutos. Aqueles lances que nos fazem respirar fundo não aconteceram. É bem verdade que o adversário é de uma qualidade um pouquinho melhor que os anteriores que já enfrentamos até aqui, mas, se forçasse um pouquinho mais a barra, poderia o Vasco ter saído já no primeiro tempo com pelo menos um gol de vantagem.

O Segundo tempo do Vasco foi bem superior. Logo aos 04 minutos de jogo, Diego Souza deixou Eder Luís na cara do gol, e este, em sua limitação ou dificuldade, chutou fraquinho nas mãos do goleiro. O lance incendiou São Januário, jogadores sentiram que dava sim para amenizar a próxima missão.

Aos 09 quase que o Eder Luís marca num chutão em cima do goleiro. O gol era questão de tempo. As chances eram sempre do lado direito com Eder Luís. No último passe ele sempre tem dificuldade, ou cruza mal, ou conclui mal. As vezes até quer inventar.

É amigos, mas é Libertadores. Aos 15 minutos, na única grande chance do Corinthians na segunda etapa, Jorge Henrique obrigou Pras a fazer um milagre, se redimindo da bola que ele soltou nos pés do atacante corintiano no primeiro tempo.

A chuva castigava. Na minha opinião, o técnico demorou um pouquinho para mexer. Quando o fez, tirou Juninho que estava muito bem no jogo e o Diego Souza que também tinha entrado definitivamente no jogo. Mas vejam que Felipe e Carlos Alberto também entraram bem, e por pouco, o último, quase deixou sua marca. Outro risco seria tirar o Alecsandro. Mesmo um pouco isolado na frente, num lance, ele poderia definir o jogo.

Pois foi justamente numa cabeçada legal que nosso centroavante colocou a bola para as redes. O canal Fox mostrou que o Emerson dava condições de jogo, já o tira-teima, demorou uma eternidade para dizer que nosso atleta estava irregular. Aliás, houve até uma brincadeira por parte de um comentarista da ESPN ao dizer que se a Globo falar que você é mulher, todos acabam acreditando... Legal ou não, verdade é que até na dúvida o Vasco é prejudicado. Fico imaginando se fosse o contrário...

Se quiser continuar na competição, o Gigante da Colina precisará fazer o que fez em todas as partidas anteriores no ano. Gols. O Pacaembu é neutro, certamente estará lotado, mas a pressão estará totalmente do outro lado. Temos jogado bem fora de casa. Nossa defesa foi um ponto muito forte neste jogo.

Quem liga para a estreia do Campeonato Brasileiro? Quem entrará em campo ?

Abraços.

11 comentários:

Léo disse...

Galera.

Vi o lance novamente. Nao tem lógica, gol LEGAL. Socorro, salvem o Vasco por favor.

Ruy disse...

Muito revoltado, avisei que o Roberto tinha que ter se manifestado antes do jogo. ASSALTO!

Digo disse...

Nunca nenhum time carioca venceu com esse juiz (ladrão). A globo é cumplice

Lair Dias disse...

Que revolta. A Globo (praga), sempre divulga o tira teima em seguida aos lances(segundos), nesse nosso jogo, ela esperou o término para divulgar, ou seja, foi adulterado sim! cabe a nossa diretoria, um pedido de análise pelos órgão competentes, bem como pela associação da classe. Isso não pode ficar impune.
Sds

Carla Lia disse...

Fomos roubados por um juiz que está em situação irregular na CBF. Tudo isso já era previsto, inércia da nossa diretoria.

abs

Liso disse...

Roubados e mais uma vez Cristóvão fez cagada!

Anônimo disse...

1 filho da puta são vc vascaínos vai lamber sapão e chorar com a mamãe na volta vai ser 2 a 0 timão

Zé Julio disse...

O mané anônimo, aqui não é lugar para baixaria! vaza seu safado!

Gabriel Gago disse...

Eu poderia sumir com esse comentário, mas prefiro deixá-lo aqui para mostrar ao mundo a personalidade de um corinthiano.

Lima disse...

Atitude correta, Gabriel. Ela(e) tá feliz, está ganhando um estádio a custas dos brasileiro e é dono da CBF. Deve ser um corno feliz!

Gabriel Gago disse...

Perfeito.
Com esse presidente da CBF, Andrés Sanchez por lá, estádio de graça... o gambá vai ser decacampeao brasileiro em alguns anos. Tudo roubado...
devem estar radiantes.