terça-feira, 1 de maio de 2012

[Carioca] Vasco 1 x 3 Botafogo

 

Em primeiro lugar desculpem a demora em escrever isto, mas sabem como é, feriadão…

Em segundo lugar, quero começar dando os parabéns ao Botafogo, que venceu de forma limpa e convincente e fica merecidamente com a taça Rio.

Não pensem que não me dói dizer estas palavras, mas é a mais pura verdade. O Vasco podia jogar mais uma semana, que não iria virar aquele jogo.

Agora; o que acontece com o Vasco? Dois turnos positivos, jogando um belo futebol, vencendo e convencendo inclusive o Flamengo, e justo na final, amarela. Sim, amarela, porque tomar dois gols seguidos logo no início de jogo, sem 5 minutos completos no relógio?

Aliás, todos os gols do Botafogo surgiram de falhas coletivas do Vasco, nem tanto taticamente, mas psicologicamente, falhas de atenção, de concentração.

No primeiro gol, apesar da ajuda da gandula ( que não foi determinante) o Vasco tomou porque foi bobo, achando que o Botafogo ia começar a partida atrás e foi justamente ao contrário. Deixou o Márcio Rosário, que é um tremendo perna de pau passar voando pelo Fágner e entrar na área a vontade para rolar para Loco Abreu que estava livre e sozinho na área completar. Todo mundo sabe como o Botafogo joga, com Loco Abreu centralizado na área só completando para o gol, e o Vasco começa a partida largando o uruguaio completamente livre.

No segundo gol, mais uma falha bisonha do Vasco: Em outra jogada exaustivamente manjada do Botafogo, Fábio Ferreira escora de cabeça para Loco Abreu que novamente estava livre na pequena área completar para o gol. Detalhe: isso foi aos 43 minutos.

Intervalo, e o que o Cristóvão Borges, que se acha o pica das galáxias faz? Me tira o maestro que estava jogando bem ( pelo menos bem melhor que Diego Souza ou Felipe Bastos) para a entrada de Juninho e Alecsandro que nem recebeu uma bolinha sequer na área para a entrada de Allan. Detalhe: Deixou em campo o Fellipe Bastos que errou TODOS os passes que deu. Aliás, não fosse o chute na trave que acertou ( ou seria errou?) ele não teria acertado NADA no jogo. Isso tudo foi para tentar povoar o meio campo do Vasco que estava sendo engolido pelo meio do Botafogo com Maicosuel, Fellipe Gabriel, Andrezinho e apenas um volante: Marcelo Mattos.

Com Rômulo mal posicionado, Fellipe Bastos entregando todas as bolas que recebia e Diego Souza sumido, Felipe era sobrecarregado. Além disso, Éder Luís não jogou nada, assim como Fágner. Para falar a verdade na minha modesta opinião o melhor do Vasco naquele momento era Thiago Feltri, pois pouco errava e lutava muito, tabelando com Diego Souza e inclusive criou boas jogadas pela esquerda. Pena que gol de cabeça do Vasco em cruzamento na área, eu nem lembro quando foi o último!

Contudo, não deu certo. O Vasco até jogava melhor que no primeiro tempo, até porque o Botafogo permitia, mas aos 9 minutos, em falta para o Botafogo que Juninho ficou reclamando sobre o cartão amarelo, o time todo ficou desatento e o zagueiro Antônio Carlos deu um balão para frente, que parecia aqueles chutes de futebol americano. Mas não era, a bola viajou o campo todo e encontrou Maicosuel após encobrir Fágner, que invadiu a área pela ponta e chutou cruzado no gol.

Três gols do Botafogo em três falhas BISONHAS do Vasco como um time. Em dois deles Fágner foi sumariamente envolvido, e no outro se nosso goleiro tivesse a capacidade para sair debaixo das traves, cortava a bola, pois o Fábio Ferreira ( do cabelo bonito) escorou ela de dentro da pequena área. Não quero dizer que não fossem esses lances isolados o Botafogo não marcava, porque a bem da verdade o Vasco não jogou NADA. Mas que o Dedé faz uma falta TREMENDA, faz. Sem ele, a zaga do Vasco é péssima. E não é para menos, já que nenhum dos laterais são grandes defensores, Renato Silva é na melhor das hipóteses razoável e o Rodolfo… melhor nem falar dele.

Pense nisso diretoria, antes de querer vender o mito. Pensem também no que o Cristóvão disse hoje, que ainda conta com Carlos Tenório para a libertadores. A final (melhor das hipóteses) será disputada em 4 de Julho, e a previsão de retorno do equatoriano é em Setembro. Sabem o que é isso? desespero.

Com a decepção do carioca para trás, o Vasco volta a campo logo amanhã, contra o Lanús-ARG pela libertadores em São Januário. E tomara que os jogadores esqueçam logo essa final porque já começou a fase eliminatória do torneio, e os gols que não fizerem aqui, terão que ser feitos lá. Passar do Lanús é OBRIGAÇÃO do Vasco. E já vimos que disputar duas competições com o mesmo empenho não dá certo para o Vasco. Simplesmente não temos o plantel para isso. Nossas carências são graves, ao passo que sobram jogadores de meio campo. Por exemplo: Vocês sabiam que o Vasco só tem um lateral esquerdo inscrito na libertadores, que é o Thiago Feltri? Que o Cristóvão teve a chance de efetuar duas alterações nos inscritos e pôs Carlos Alberto ( com toda a justiça) e Diego Rosa, mas não o Dieyson?

E chega, parabéns ao Botafogo que venceu de forma bonita,e na bola, coisa que nem todos os times do Rio fazem. Fica a minha torcida por eles contra o Fluminense. Quem sabe esse Botafogo não ensina uma lição simples para os outros?  De que para montar um time de futebol, em primeiro lugar precisa se colocar quem sabe jogar em campo; Um meio campo com três meias e apenas um volante que nem é lá uma Brastemp engoliu o Vasco, que não acha uma maneira de pôr Juninho e Felipe juntos.

A palavra do convidado: Léo

Ridícula, horrenda, irreconhecível. A apresentação do Vasco hoje foi uma das piores dos últimos tempos. Jogadores apáticos, sem esboçar qualquer reação, desinteressados, sem capacidade de criar, errando simplesmente tudo. Perder faz parte do jogo, verdade. Agora, o mínimo que se pede é o empenho e boa vontade de cada um, dentro de seu limite.

Depois de uma apresentação quase perfeita há apenas 07 dias, a impressão que tínhamos era a de que o Vasco passaria como um rolo compressor pelo Foguinho. O que se viu, porém, foi o oposto. Fomos atropelados, poderíamos perder de mais e o melhor jogador em campo foi o Carlos Alberto, que entrou já no segundo tempo, deu esperanças (bem poucas diga-se de passagem), e ainda deixou o gol de honra.

No primeiro tempo, nossa zaga falhou logo no inicio. Mania tosca esta de nossos jogadores acharem que toda falta ou lateral o time adversário vai ficar esperando uma eternidade para repor a bola. Engano, hoje o Botafogo entrou elétrico em campo, enquanto o Vasco, totalmente desligado.

O gol desestabilizou o Vasco. Sem esquema, tática ou jogadas ensaiadas, o Vasco errava passes de 05 metros. Centralizou o jogo, e nas pouquíssimas chances do primeiro tempo, Eder Luís (que finaliza muito mal), perdeu gols ridículos. No final das contas, nossa torcida era que o primeiro tempo terminasse em 1 x 0. Porém, em mais um vacilo, o Botafogo chegou ao segundo gol antes do intervalo.

Com 02 modificações, mas já entregue, o Vasco veio para o segundo tempo, e sua jogada mais perigosa, além do gol, claro, foi um chute de fora da área pelo Felipe Bastos em que a bola tocou no travessão. Difícil acreditar, mas nem nosso Reizinho foi capaz de mudar o quadro caótico que marcou esta partida.

Diego Souza foi muito mal hoje, nervoso, levou o amarelo e por pouco, muito pouco, não foi expulso. Fagner e Alan, pela direita, e Feltri, pela esquerda, devem ter errado todos os cruzamentos. Coube ao Carlos Alberto, que logo, logo, será titular, marcar nosso único tento.

Diz o bom e velho ditado que águas passadas não movem moinho. Estamos vivos na maior competição do planeta. Quando todos os times brasileiros colocam a Libertadores em primeiríssimo lugar, temos a chance real, aliás, temos a obrigação de passar pelo Lanus.

É o mínimo que este elenco pode nos proporcionar. Não podemos pagar o mico de entrar de férias antecipadamente. Atrevo-me a dizer que seria uma vergonha sem limites nos juntarmos aquele outro clube, numa espécie de inter-temporada forçada.

Eu ainda acredito. Abraços, boa semana, até quarta-feira.

5 comentários:

Léo disse...

Valeu Gabriel

Minha maior birra com nosso técnico é o fato dele negar os que estao jogando melhor e deixar os piores em campo. O cara é teimoso. Pior para ele, que corre o risco de ser um eterno interino, mas, embota nem saiba, tem potencial...

Nem bem deu tempo de engolir a derrota de domingo, e já estamos no jogo mais importante do ano até aqui.

Sao Januário, casa cheia, tudo favorável. A vitória precisa vir.

Maio nao é mes de férias.

Abraços, boa quarta-feira e vitória de preferencia com um caminhao de gols.

Digo disse...

É sempre assim, na final amarelamos. Hj quero ver.

abs

Liso disse...

A séculos que comentamos aqui, sem zaga não dá. Falhas em cima de falhas.

Paulo da Cancela disse...

Duro aturar a zoação aqui no trabalho. Perdemos por puro vacilo e falta de dedicação em campo. Todos os gols falhas nossa. No segundo gol deles, o Louco cantou a jogada, todos viram menos nossa zaga!

Veremos hoje logo mais o que acontecerá!

abs

Manfredi disse...

Agora, só quero saber de hoje a noite, domingo foi uma vergonha.