domingo, 20 de maio de 2012

[Brasileirão, rodada 1] Vasco 2 x 1 Grêmio

 

É sempre bom começar o brasileiro ganhando, e na era dos pontos corridos esta é apenas a terceira vez que o Vasco faz isso.

Ano passado nós merecíamos ter vencido essa bagaça, fizemos por onde, e se não fosse os erros de arbitragens seríamos penta a essa altura. Mas eu quero lembrar-lhes do outro lado da moeda:

Quantas vezes o Vasco perdeu jogos que deveria vencer? quantos empates cedemos de bobeira? quantos pontos perdemos em casa? Não fosse um empate com o Figueirense na terceira rodada em São Januário, a estória seria outra, e em muitas ocasiões eu vim neste mesmo blog e disse: O Vasco está jogando o campeonato fora, o Vasco está implorando para perder um campeonato em que todos os times favoritos ou estavam focados em outros campeonatos, ou estavam em má fase.

E o jogo de hoje teve todos os ingredientes para seguir o mesmo caminho. O Vasco jogou MUITO mal. O Vasco fez tudo para perder este jogo em casa; Deixou o Grêmio impor seu jogo, errou mais passes do que acertou, não venceu um rebote, e de quebra sofreu um gol que foi mal anulado pela arbitragem.

De fato, só vencemos por causa da estrela ( e capacidade) de Juninho e Alecsandro, que mudaram o futebol do Vasco no segundo tempo… e por causa de um gol cagado do Fellipe Bastos… e por um milagre divino:

Fernando Prass defendeu um pênalti!

Deus deve ter colocado a mão na cabeça dele e dito:

PEGA FILHO DUMA PUTA!

Ou seja, foi sorte. Sorte porque, de fato, o gol do Grêmio foi legal e a arbitragem cagou no pau. Porém, como sempre acontece com o Vasco, mesmo quando a arbitragem erra a FAVOR do Vasco, dá um jeito de nos fuder; Logo após, Renato Silva ( que já havia errado um corte bisonhamente na área aonde quase sai gol do Grêmio) pula para afastar a bola aérea, cabeceia mal e a bola bate ocasionalmente em sua mão. O árbitro, para diminuir a cagada que fez no lance do gol anulado, aponta o pênalti. Bom, o resto a gente sabe, Moreno telegrafa o canto, Prass adivinha o canto, e garante o resultado. O engraçado foi ver o Luxemburgo reclamar tanto da arbitragem, já que o pênalti foi claramente  mal marcado.

Espero que este jogo tenha aberto o olho da diretoria para a necessidade de reforçar o elenco; No primeiro tempo o Vasco jogou com dois atacantes (ruins) de beira de campo e não colocou UMA bola na área. O melhor lance foi pelos pés de Barbio que chutou mal por cima do gol, e como poderia, se dentro da área não tinha um vascaíno para atrair a marcação? Na lateral direita Allan não comprometia, mas não era o mesmo Allan, agora na esquerda Dieyson não fazia nada. Não driblava, não cruzava, não marcava. O lateral é uma boa aposta para o futuro, mas não está no nível que se espera de um jogador do Vasco ainda. Prova disso é que nem inscrito na libertadores foi, mesmo que no elenco não haja outro lateral esquerdo. Ainda bem que esse Feltri não se lesionou ainda, mas quando acontecer…e quando o Allan sair?… anotem aí um lateral esquerdo, um direito e um atacante.

E na zaga? Renato e Rodolfo são tão ruins, que quando não entregam um gol, a mídia diz que eles “foram bem”. Bem é o escambau!

E o Eduardo Costa, responsável por 80% dos passes do Grêmio? Aliás, com três volantes o Vasco conseguia perder TODOS OS REBOTES defensivos. O Grêmio ocupava a intermediária do Vasco como queria, tanto que no lance do gol a bola passa pelos pés de quatro gremistas entre a área e a meia lua da área do Vasco.

Porém, contudo,entretanto e todavia, a vitória veio. E todos os pontos são preciosos nesse campeonato, como já sabemos.

Primeira rodada do brasileiro e já tem árbitro fazendo cagada…

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 1 GRÊMIO

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 20/05/2012 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Celio Amorim (SC)
Auxiliares: Adine Scram Camara Bastos (SC) e Kleber Lucio Gil (SC)
Renda/público: R$ 106.440,00 / 5.826 pagantes
Cartões amarelos: Renato Silva e Juninho (VAS) e Naldo, André Lima e Marco Antônio (GRE)
GOLS: Fellipe Bastos 22'/1ºT (1-0), Fernando 25'/1ºT (1-1) e Alecsandro 23'/2ºT (2-1)
VASCO: Fernado Prass, Allan, Renato Silva, Rodolfo (Rômulo 19'/2ºT) e Dieyson; Eduardo Costa, Nilton, Fellipe Bastos e Carlos Alberto; Wiliam Barbio (Juninho intervalo) e Kim (Alecsandro intervalo). Técnico: Cristóvão Borges.
GRÊMIO: Victor, Edilson, Saimon, Naldo (Leandro 28'/2ºT) e Pará; Vilson, Fernando, Marco Antônio e Marquinhos (Rondinelly 22'/1ºT); André Lima (Marcelo Moreno 20'/2ºT) e Miralles. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

18 comentários:

Digo disse...

Aleluia ...... Prass pulou pro canto certo e pegou o pênalti. 3 pontinhos pra conta, beleza. Agora é pensar na guerra de quarta-feira.

Paulo da Cancela disse...

O André Lima, fez realmente a falta. O problema, foi o juiz custar a soprar a droga do apito, quase complica tudo!

Carlos Alberto, está voltando a boa forma, e com outro comportamento em campo, muito bom isso.

sds

Zé Julio disse...

Já estava perdendo a paciência com esse Kim e com o Dieyson. Ontem erramos muitos passes, uma vergonha! 3 pontos e o milagre do Prass, começamos bem.

abs

Ruy disse...

Como era de se esperar, entramos muito desentrosados, normal. A entrada do Juninho deu outro ritmo. Também estou gostando do novo CA, espero que permaneça assim. Parabéns Prass.

Sbs

Manfredi disse...

Estava lá, muito bom esse início com os 3 pontos no crédito, moral para quarta-feira. A torcida gritou muito "Fica Allan".

sds

Liso disse...

Moral para quarta-feira.

Vascooooooooooooooo

Léo disse...

O jogo foi ruim, mas como dito acima, no final, o que vale mesmo são os 03 pontos. Lógico, deu para perceber que precisamos de algumas peças de reposição, mesmo porque, com um campeonato longo como o Brasileirão, dificilmente teremos todos os titulares em campo, que seja por contusão, ou mesmo por disputa por outro campeonato.

Nosso lado esquerdo continua fraco, o ataque é pior ainda. Cadê o matador???

Nosso maior vacilo no campeonato passado (sem contar o roubo, ou roubos) foi aquele 1 x 4 diante do rebaixado América Mineiro. Até hoje ainda não engoli.

Abraços e até quarta-feira.

Manfredi disse...

Tá decidido, vou pra Sampa torcer pelo vascão!

vassscooooooooooo

Lima disse...

Blz Manfredi. Se eu pudesse também iria! torça por nós!

Vassssssssssscooooooooooooo.

Lenon disse...

E então Dedé, volta logo!

Começamos bem!

abs

Carla Lia disse...

Coração pulsando forte! Contra tudo e contra todos....

Vasccooooooooooooooo

Liso disse...

Contagem regressiva. Faltam 8 horas!

Bom jogo amigos.

sds

Liso disse...

Por favor, quebrem a perna desse marginal J.Luiz!

Liso disse...

em tempo J. Henrique, safadooooooooo

Liso disse...

parabéns vascão, gostei do 1o tempo. vamos lá.

Liso disse...

Porra Prass, chutão, para com essa porra!

Liso disse...

2o tempo, não colocamos a bola no chão. Diego Souza, vc está devendo!

Liso disse...

Parei! Obrigado D.Souza! Fui