domingo, 5 de fevereiro de 2012

[Carioca] Vasco 2 x 0 Friburguense

 

Em primeiro lugar, sobre a não-atualização do blog Quarta-Feira após a vitória sobre o Bangu quero dizer que o motivo foi muito simples; Eu não estava com vontade.

É isso mesmo. Eu sempre disse que o blog deve ser uma ferramenta de criatividade, uma diversão, e a partir do momento que virasse uma obrigação perderia a graça. O jogo foi numa Quarta, as 17h debaixo de um sol de rachar. Não sei vocês, mas no meu emprego atual eu nem pude ver o jogo. Chego em casa cansado e entre ficar com o filho e atualizar o blog, nem pensei sobre o caso.

MAS, hoje pude assistir com calma a primeira partida do Vasco em São Januário, e o que provavelmente foi a primeira vez na história, corrijam-me se estiver errado, que o gigante da colina não jogou com suas cores; Preto, branco e vermelho.

E, cabe aqui uma ressalva sobre o uniforme azul: A camisa é linda. Sem dúvida vai vender muito, apesar de que em um primeiro momento a rejeição da torcida foi de quase 90% em enquete do Netvasco. O que eu fico chateado é com duas coisas:

1) Que a justificativa do “mar navegado por Vasco da Gama” é fraca. Se a penalty quisesse homenagear o navegador que o clube recebe o nome e o país dele, que usasse uma cruz azul em fundo branco, cores da monarquia portuguesa desde D. Afonso Henriques abandonadas apenas na instauração da república. E não uma cruz branca em fundo azul. Aliás, os templários nunca usaram azul, então além de tudo aquele bizarro cavaleiro é um erro histórico. Aquela camisa de 2010 sim é ‘templária”

2) Justificar uma terceira camisa porcamente, e dizer que só será usada em amistosos (?) e jogos de menor expressão é igualmente patético. Nós não somos idiotas, todos sabemos da pressão das fornecedoras de material para criar uma terceira camisa para os clubes. O motivo é simples; dinheiro. Mas uma vez que se está na chuva, é para se molhar. Se criaram a camisa e o Vasco aprovou porque também quer levar o seu, que abrace o projeto, jogue o estadual todo com ela.

Mas, chega de falar sobre ouros assuntos, vamos ao jogo:

O Vasco começou muito mal, desligado, aceitando a pressão do friburguense em seu campo.Parecia que o friburguense jogava em casa, não o Vasco, e as chances eram desperdiçadas. A torcida já estava enfurecida quando o Vasco levou perigo pela primeira vez, apenas aos 24’ com Alecsandro. Fosse o friburguense um time melhor, já estaria vencendo por pelo menos dois quando Diego Souza escorou para as redes um escanteio cobrado pelo incansável Juninho, e assim a máxima do “quem não faz leva” fez mais uma vítima.

Na segunda etapa Cristóvão mexeu bem na equipe, pôs Eduardo Costa no lugar de Fellipe Bastos ( continua sem fazer um bom jogo) e Felipe no lugar de Allan, que sofreu o primeiro tempo todo com dores musculares. E o Vasco melhorou assim, na aça de Eduardo que Fellipe não têm, e na qualidade e finesse de Felipe que Allan tampouco.

Mas foi Juninho novamente que achou Diego Souza livre com um passe aéreo maravilhoso, o 10 avançou para o gol olhando para a direita e com classe tocou na esquerda do goleiro. Foi o segundo para o novo papai.Aos 42 ele ainda cabeceou livre na área para fora, e aos 45 Alecsandro recebeu um passe açucarado do próprio Diego Souza de cara para o crime, mas chutou em cima do goleiro.

Fim de papo, e o Vascão 100% fez mais uma vítima. Tudo azul em São Januário.

Considerações:

  1. Feltri fez mais uma boa partida.
  2. Fellipe Bastos, não é de hoje, não merece figurar entre os titulares. Não fosse a contusão de Rômulo, ele não teria vez. É duro ver esse Fellipe Bastos de hoje em campo, enquanto Bernardo e Felipe estão no banco. Para mim, o lugar que ele está jogando é do Juninho, abrindo assim lugar para um dos dois que citei antes. Pode ser que contra adversários de verdade, Juninho e Felipe não possam jogar ao mesmo tempo por questões físicas, mas contra o Friburguense?
  3. Alessandro, quem diria, é bom goleiro. Fora um escanteio que ele saiu e espalmou para trás muito bizarramente, apareceu sempre muito bem.
  4. Alecsandro têm toda a razão quando diz que “concentração” não ganha jogo. O que ganha jogo é aquele coeficiente  “ C x Et”: Comprometimento vezes Equilíbrio, elevado ao talento. Se um desses pilares ruir, a casa cai. Na Europa praticamente inexiste concentração. O Super Barcelona não concentra antes das partidas, nem mesmo clássicos. Agora, o nível de comprometimento e profissionalismo lá nem se compara ao daqui. Mas no Vasco a coisa parece ser mais “europeia”. Vemos um time talentoso, comprometido e mesmo com salários atrasados entra em campo e vence. Quem sabe o Vasco não está lançando moda no Brasil?

 

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 0 FRIBURGUENSE

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 5/2/2012 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Francisco Pereira de Souza (RJ)
Renda e público: R$ 157.570,00 / 6.303 pagantes
Cartões amarelos: Rodolfo, Nilton, Fagner (VAS) / Sérgio Gomes, Ziquinha, Lucas (FRI)
Gols: Diego Souza, 45'/1ºT (1-0), Diego Souza, 14'/2ºT (2-0)

VASCO: Alessandro; Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos (Eduardo Costa, intervalo), Allan (Felipe, intervalo), Juninho Pernambucano (Bernardo, 36'/2ºT) e Diego Souza; Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges.

FRIBURGUENSE: Marcos; Sérgio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Lucas, Bidu, Romulo (Diego Santos, 21/2ºT) e Jorge Luiz (Marquinhos, 27'/2ºT); Marcelo e Ziquinha (Ricardinho, intervalo). Técnico: Gérson Andreotti.

ESTATÍSTICAS

image

A palavra do convidado: Léo

Vasco 2 x 0 Friburguense

O Vasco continua fazendo bonito na temporada. São 04 jogos no carioca e 04 vitórias convincentes. Se no ano anterior a equipe começou assustando, no atual, tudo está caminhando na mais perfeita paz, pelo menos dentro de campo. Seria gratificante se todos recebessem pelo menos parte dos salários atrasados antes da estreia na Libertadores, para que, definitivamente, o time voasse em campo...

A equipe de Friburgo até ameaçou um susto na primeira etapa, criando 02 ou 03 chances de gol, e só. O Vasco praticamente assegurou uma das vagas para a fase seguinte, continua fortíssimo candidato ao titulo e parece-me pronto para fazer bonito na estreia da Libertadores na próxima quarta-feira.

Sobre o jogo, nem precisa dizer muito, até aqui, nos 04 jogos, somente a equipe vascaína jogou, primeiro pela facilidade, depois, pela gritante diferença técnica das outras equipes. Diego Souza foi o grande destaque de hoje, usou e abusou da categoria que lhe é peculiar. Deus passes, belos dribles. Saiu de campo como herói ao marcar os 02 gols do jogo, sendo que o segundo foi muito lindo.

O gramado de São Januário está bonito, mas, quando se bate na bola com mais força, ainda levante-se um pó branco, parecendo areia. Creio eu que este problema será solucionado nos próximos dias. Uma coisa é certa, jogar em São Januário continua sendo um martírio para o adversário. Na maioria das vezes, o Vasco é o favorito disparado.

Um grande Abraço e até a quarta-feira mais aguardada do ano para o torcedor vascaíno.

8 comentários:

Digo disse...

Ta bonito, 100% e LÍDER


Vasscooooooooooo

E o Reizinho....... ta comendo a bola...

Liso disse...

Concentrar pra que? Depois de um 1o tempo péssimo, mostramos nossa cara! Jogar naquele calor, só para heróis.

abs

Zé Julio disse...

Estamos indo muito bem, o que tá duro de aturar é o Felipe Bastos e o Nilton.

Ontem dia de Diego Souza e do Juninho.

Vascão 100%, é mole?

abs

Ruy disse...

Tudo bem, somos 100% e estamos evoluindo. Quarta-feira sim, será o grande teste!

Abraços

Manfredi disse...

Gostei do jogo! Destaco Alecssandro que apesar de não ter feito gols demonstrou vontade, correu e marcou a saída de bola.

Vascão indo muito bem obrigado!

Saudações

Lenon disse...

E isso aí Vascão- 100%!!! Esse carioca é nosso!!!

Agora é esperar pela estréia na Libertadores e torcer pelo nosso Gigante da Colina!!!!

Sds

Carla Lia disse...

olá amigos. Ontem dei início as minhas idas a São Januário, apesar do forte calor eu e Pedrinho curtimos muito mais essa nossa vitória. Agora é pensar no jogo de quarta para continuarmos firmes e fortes.

Ano passado, nessa época, estávamos entrando numa crise. Parabéns Vasco da Gama!

Estou confiante.

abraços

Lair Dias disse...

Belo início de temporada. Verdade Carla, ano passado estávamos na 4a rodada em plena crise.

Amanhã precisamos de uma vitória convincente. Dará mail moral.

Sds