quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vasco 2 x 0 Coritiba, pela 22ª rodada do campeonato brasileiro.

 

47 Passes errados.

Foi assim que o Vasco NÃO mandou na partida. Errando muito.

Para falar a verdade, até sair o gol de falta do Rei, era o visitante que dominava o jogo, com mais velocidade, uma marcação ferrenha nos atacantes obrigando-os a jogar de costas para o gol, e saindo em velocidade. Numa cobrança de falta, Fernando Prass defendeu o que seria um gol desastroso para o Vasco.

O Vasco, que joga em um estilo cadenciado, quando não acerta a pontaria comete muitos erros (lógico), dá a posse de bola com facilidade, e se vê obrigado a correr em dobro para recuperar a bola,daí o número muito alto de quase quarenta desarmes. ou seja, o Vasco passou mais tempo correndo atrás da bola que fazendo ela correr. Até sair gol, a partida dava sono!

Não tivemos lado esquerdo. Jumar, Eduardo Costa e Elton não conseguiam uma sequência de lances que causassem perigo. Aí ficava fácil para o Coritiba marcar o Vasco, logo perceberam que o perigo vinha da direita. Só da direita.

Eu entendo que em uma necessidade, o Jumar está mais do que adaptado para jogar ali. Mas dentro do que sabe fazer, o que não inclui apoiar. Eu não gosto dessa “dependência” que o Vasco está criando pelo Jumar, ele poderia por exemplo, ter jogado na posição do Eduardo Costa que foi muito mal e dado espaço ao Márcio Careca para que o Vasco tentasse um volume maior de jogo por esse lado.

Renato Silva e Dedé afastaram TUDO lá de trás. Foi sem dúvida a melhor partida do primeiro até sair de ambulância, e dar lugar ao inclassificável Victor Ramos. É só esse camarada entrar pra começar o Deus-nos-acuda na zaga.

Eduardo Costa foi patético. Lento, zarolha e burro. Errou diversos passes ( colocava a bola dez metros na frente para o Jumar alcança vejam vocês) segurava mal a bola, perdeu várias e não dava suporte ao ataque que funcionasse. Nem à defesa. Rômulo além de marcar seu primeiro gol no campeonato jogou muito mais concentrado, apesar de ter errado um passe daqueles que quase entrega o jogo.

Juninho só na disposição, corria, brigava, até uma bordoada deu. Um gol de falta, uma cobrança na cabeça do Rômulo, foi o destaque. Aliás, destaque foi o que não teve no jogo do Diego Souza. Não é que ele tenha jogado mal, ele pouco errou. Em compensação não tentou nada que pudesse errar. Discretíssimo. Deu lugar a Bernardo no segundo tempo que não acrescentou nada.

No ataque, Éder Luís pouco produziu. Diversas vezes adiantou demais a bola e perdeu um lance de ataque, em outras se precipitou e chutou mal. Elton não foi muito melhor; foi perigoso em duas oportunidades sendo que no segundo tempo chutou bisonhamente uma bola de frente para o gol, podendo ter avançado mais com ela e até tocado para o companheiro melhor posicionado. Apesar disso, eu tenho que dar o braço a torcer que ele é um atacante MUITO chato, daqueles que o zagueiro odeia, porque está o tempo todo correndo atrás da bola, brigando, dividindo, as vezes até fazendo falta. Ele dá uma canseira danada nos zagueiros.

Eu não gostei da postura do Cristóvão Borges. Se Jumar tinha condição de jogo, o Julinho também deveria ter e devia ter jogado. Se não fosse possível, Márcio Careca deveria, pelo menos, ter começado a partida. Se não tivesse começado, deveria no mínimo ter sido lançado no decorrer do jogo porque era visível que o Vasco não conseguia jogar pela esquerda, rifava todas as bolas com Jumar e Eduardo Costa. Ele falhou ao não ter visto isso, ou ao se omitir. Foi um detalhe que poderia ter mudado o jogo. Eu não quero dizer, que o Jumar tenha jogado mal. Com ele em campo, o Vasco quase não sofre ataques pela lateral dele. Mas se você joga em um esquema de 4-4-2 sem que os laterais avancem, fica difícil. Ou então, se mudasse a colocação do Éder luís para a esquerda.

Na verdade, o Vasco soube vencer devido as circunstâncias da partida; tendo saído na frente. Não correu muitos perigos e após marcar o segundo se fechou para segurar o resultado. Uma vitória é uma vitória, mas é preciso encontrar um volume de jogo condizente com o time do Vasco, que não é esse.

Com o resultado, empatamos com o São Paulo e ficamos com o segundo lugar devido ao saldo de gols. Corinthians e Flamengo jogam nesse instante, e me dói dizer isso, mas o melhor resultado para o Vasco é uma vitória do urubu.

PS: Renato Silva foi levado pela ambulância, mas não chegou a sair do estádio. Até o momento não se cogita nada grave com ele.

PS2: Esse Bill é um palhacinho rapaz.

VASCO 2 X 0 CORITIBA

Local: São Januário, no Rio de Janeiro
Data: 08/09/2011
Horário: 20h30
Árbitro: Jefferson Schmidt (SC)
Auxiliares: Márcia Lopes Caetano (Fifa-RO) e Claudemir Maffessoni (SC)
Cartões amarelos: Juninho Pernambucano, Eduardo Costa (Vasco); Pereira, Willian, Bill, Luccas Claro (Coritiba)
Gols: Juninho Pernambucano 28/1°T (Vasco), Rômulo 9/2°T (Vasco)
Vasco: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho e Diego Souza (Bernardo); Eder Luis e Elton. Técnico: Cristóvão Borges
Coritiba: Vanderlei; Jonas, Demerson, Pereira (Luccas Claro) e Lucas Mendes; Willian, Leandro Donizete, Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill. Técnico: Marcelo Oliveira

 

A Palavra do convidado: Léo

Vasco 2 x 0 Coritiba.

Nada como um dia atrás do outro. Domingo, jogo ruim, hoje, volta da confiança.

Pois é Meus Diletos Amigos. Mais uma vitória e estamos firmes na parte de cima da tabela. Finda a rodada, estamos em terceiro, mas com o mesmo número de pontos do segundo e a apenas 02 do primeiro. Querem saber??, a ponta está mais próxima do que imaginamos.

Hoje, todo o time jogou bem, claro, não houve show, mas destaco pelo menos 03 jogadores. Fernando Prass, Rômulo e o sempre incansável Juninho Pernambucano. Aliás, diga-se de passagem, os 03 mereciam a seleção, apesar da idade do primeiro e do último.

O Coritiba começou com tudo e com apenas 03 minutos de jogo Fernando Prass fez uma defesa de cinema. O Vasco errava muitos passes, talvez, pelo estado do gramado, que, molhado, dificultava muito o toque de bola. Com isso, o Vasco criou muito pouco em todo o primeiro tempo e o gol, só poderia mesmo vir num lance de bola parada. O Juninho já havia tentado 02 vezes, mas a bola insistia em não entrar. Que cobrança... O cara coloca a bola onde quer...

Ainda coube ao Fernando Prass pelo menos mais 01 defesa difícil no primeiro tempo.

O Vasco veio mais tranquilo para o segundo tempo. Ao Coritiba, somente uma alternativa. Buscar o empate e a vitória a qualquer custo.

Fernando Prass fez pelo menos mais 02 defesas incríveis, numa delas, como manda o figurino, o atacante cabeceou a queima roupa, para o chão, mas nosso arqueiro defendeu de joelhos. Inacreditável.

Como nosso ataque não faz gols (entra um ou outro atacante e o quadro não muda), coube ao garoto Rômulo, uma espécie de presente, primeiro, pela convocação a Seleção Brasileira, depois, pelo seu aniversário de 21 anos. Além disso, ele teve uma ótima atuação. Parabéns.

Próximo compromisso será em Florianópolis contra o perigoso Figueirense. Lá, é sempre uma parada dura. Daqui pra frente, porém, cada jogo, uma decisão. Tomara que tenhamos o Vasco da Copa do Brasil, Aquele que jogava melhor fora de casa.

Enquanto isso, lá na Gávea todos só falavam no título, ontem, cabisbaixos, técnico e jogadores já ensaiavam discurso com uma vaga na Libertadores. É Amigos, a vida nos ensina muito, é uma escola, como diz o Bom e Velho Poeta. A Globo deve estar maluca...

- Ganhamos moral para o jogo de domingo.

Abraços e até domingo.

Ps. Melhoras para o Renato Silva.

12 comentários:

Telmo disse...

Joguinho feio, mas fizemos o dever de casa. Importante vitória!

abs

Digo disse...

show do Reizinho! eu estava lá!

sds

Vasconcellos disse...

Nosso Vasco não jogou nada. Se não fossem os lances de bola parada e a noite inspirada do Juninho, estaríamos amargando um empate ou coisa pior em casa. Se jogar assim com o Figueirense (em SC), estamos arriscados a tomar outra goleada.

sds

Lima disse...

Fizemos nossa parte, mas o Corinthians fez a dele dessa vez! Não podemos sair desse bolo.


Vasccoooooooooooo

Ruy disse...

Juninho é simplesmente o máximo, ganhou o jogo! E o Elton, só aparece quando é reserva!

Abs

Lair Dias disse...

Do jeito que esse campeonato está, acredito que a decisão tem uma grande chance de ser decidida no saldo de gols. Portanto, é importante mantermos um saldo positivo sem nos afastarmos dos outros times que estão na ponta, perder de quatro, nunca mais!É risco.

abs

Lenon disse...

PUTZ!

47 Passes errados em 90 minutos!

Salve Juninho.....

Breno disse...

Gabriel, não sei o motivo, mas o Márcio Careca não foi relacionado para o jogo. Por isso não apareceu.

Gabriel Gago disse...

Bem lembrado Breno!

O banco foi formado por Alessandro, Victor Ramos, Allan, Diogo Rosa, Bernardo, Leandro e Kim.

Continuo protestando pela ausência do Marcio Careca, no mínimo no banco. Dois atacantes com a mesma característica, Leandro e Kim, mas nenhum lateral esquerdo.

Vocês podem achar estranho logo eu, que sou um NÃO admirador confesso do futebol dele, mas pelo menos contra o Ceará ele fez grande partida, então logo agora que ele está "embalado" nem no banco fica?

Fez falta, fez falta. Eu acho que se é para improvisar um volante na lateral esquerda de maneira ininterrupta, é melhor alterar o esquema de jogo para 3-5-2.

4-4-4 é para ter apoio das duas laterais.

Leo disse...

Olá Amigos.

Como voces bem colocaram aqui, nossa amior carencia hoje é na lateral esquerda. Se o reserva joga bem, volta para o próximo jogo, senao, fica de molho.

Sem Juninho e Felipe, vamos depender muito de um meia para criar nossas principais jogadas. O Diego Souza deve jogar um pouco recuado, ou talvez o Bernardo. O primeiro alterna boas e más apresentaçoes, o segundo, quando entra no início do jogo, costuma nao render tanto. Aguardemos.

Nosso ataque é sempre uma incognita. Se o Eder Luis estiver inspirado, é sinal de gol. Quanto ao Elton, nem preciso falar. Mas estaremos na torcida sempre.

Um bom domingo para todos.

Voltamos mais tarde.

Zé Julio disse...

Esse é o nosso vasco - campeão brasileiro de Showbol, Campeão mundial de futebol de areia, campeão da copa do brasil!

vasssscooooooooooooooooo

Liso disse...

Definitivamente não queremos a liderança.